30 de maio de 2022

Entenda por que um bom clima organizacional é essencial para o sucesso da sua empresa

Por Patricia Barreto

Como ter um bom clima organizacional
Um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer empresa é manter um bom clima organizacional. Isso porque ele tem relação direta com a satisfação e o desempenho dos colaboradores, o que também pode afetar o atendimento e as entregas aos clientes. Portanto, é necessário compreender esse conceito, os benefícios que ele proporciona e, principalmente, saber como construir um clima organizacional positivo na empresa. Quer aprender mais sobre o tema? Então continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional se refere aos sentimentos, às percepções e opinião dos colaboradores da empresa em relação ao ambiente de trabalho e as funções exercidas. Assim, ele é um indicador bastante importante sobre a gestão de pessoas. Na prática, ele reflete a experiência do colaborador, tendo impactos diretos no seu desempenho e motivação. Desse modo, é possível perceber a importância da cultura organizacional e do desenvolvimento de estratégias que ajudem a criar um clima positivo.

Quais são os benefícios de um bom clima organizacional?

Após entender o conceito de clima organizacional, é hora de entender quais são as vantagens que ele proporciona. Veja as principais:
  • motivação dos colaboradores: em um ambiente agradável, a equipe fica mais motivada para o trabalho, otimizando a performance;
  • engajamento do time: com um bom clima, a equipe pode trabalhar com maior propósito, engajando em relação ao cumprimento das diferentes metas da empresa;
  • redução do absenteísmo no trabalho: se a equipe tem motivação e engajamento, os colaboradores tendem a faltar menos e a cumprir suas funções com maior diligência;
  • aumento da produtividade: como consequência dos benefícios anteriores, a equipe tende a entregar mais e com maior qualidade, otimizando os índices de produtividade
  • redução da rotatividade na empresa: se o clima é atrativo, a tendência é que o trabalho funcione de forma alinhada, reduzindo a necessidade de demissões para busca de outros colaboradores;
  • retenção de talentos: do mesmo modo, há menores chances de que bons colaboradores decidam encerrar o contrato para aceitar outras oportunidades no mercado de trabalho;
  • consolidação da marca no mercado: tudo isso ajuda a construir uma imagem mais positiva da empresa, que refletirá em seu posicionamento perante a concorrência.
Ou seja, o clima organizacional influencia na satisfação de colaboradores e clientes. Tudo isso otimiza os fluxos de trabalho e promove um atendimento mais alinhado aos clientes e parceiros. Logo, a empresa tem chances de buscar resultados mais positivos ao melhorar a cultura de trabalho.

Como construir um bom clima organizacional na empresa?

O clima organizacional positivo faz parte das práticas que ajudam a construir mais benefícios para os colaboradores, entregando o chamado salário emocional. Para ajudar, veja as principais dicas!

Promoção de um ambiente saudável

A primeira dica é cuidar do bem-estar no trabalho, com espaços adequados, lideranças positivas e boas práticas de gestão de pessoas. É preciso ter atenção, por exemplo, para que as cobranças feitas em relação à equipe não sejam excessivas e garantir que todos tenham acesso a ferramentas adequadas para o trabalho. Capacitar os líderes e as práticas adotadas também ajuda a evitar problemas de saúde física ou mental, como a Síndrome de Burnout. Portanto, avalie o ambiente e busque pontos de melhoria. Algumas dicas que podem ajudar, são:

Implantação de uma política de feedbacks

Os feedbacks ajudam no desenvolvimento profissional, mas devem focar nos pontos positivos também, não apenas nos erros cometidos. Logo, vale a pena estabelecer feedbacks para promover o reconhecimento profissional do colaborador. Em relação aos pontos de melhoria, não se limite a apontá-los. Mostre como fazer isso e ofereça suporte. Isso é importante para evitar funcionários desmotivados, que sentem que não recebem suporte da empresa.

Promoção do desenvolvimento profissional dos colaboradores

Seguindo a lógica do tópico anterior, invista em treinamentos e capacitações. Elas ajudam a motivar funcionários e a diminuir a rotatividade. Isso acontece porque eles percebem o interesse da empresa em ajudar no seu desenvolvimento, em vez de se limitar a cobrar evoluções e mais conhecimentos. Na prática, isso também estimula o sentimento de pertencimento.

Práticas que mostrem a valorização dos colaboradores

Também é preciso adotar uma postura que mostre a valorização dos colaboradores pela empresa. Uma das principais formas de fazer isso é com campanhas de incentivo e premiações em datas especiais. Isso ajuda a trazer maior reconhecimento para a equipe e ajuda a construir um clima melhor. Quer mais dicas sobre como estimular e manter um bom clima organizacional? Então aprenda 6 práticas para melhorar o clima organizacional na sua empresa!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603