14 de março de 2022

Saiba como programas de incentivo ao colaborador podem aumentar a produtividade da sua equipe

Por Patricia Barreto

A imagem mostra várias setas indicando uma subida rumo a um alvo.
Ao pesquisar sobre estratégias para aumentar a produtividade da equipe e buscar melhores resultados para a companhia, é comum ver dicas sobre a adoção de programas de incentivo ao colaborador. Eles têm como premissa aumentar a motivação e o engajamento do time — itens fundamentais para uma empresa de sucesso. Assim, é possível adotar diferentes práticas de reconhecimento, como o cartão presente para premiação e outras bonificações. No entanto, para que o programa tenha sucesso, é importante entender mais sobre ele. Neste conteúdo, você aprenderá o que são programas de incentivo, seus benefícios e como criá-los. Acompanhe!

O que são programas de incentivo?

O programa de incentivo é uma estratégia desenvolvida com o objetivo de motivar os colaboradores, visando a melhoria na produtividade e nos resultados obtidos pela empresa. Por meio do reconhecimento e recompensa, é possível fazer com que a equipe apresente um melhor desempenho. Para tanto, o programa costuma ser estruturado a partir de metas alcançáveis e premiações específicas. Desse modo, os colaboradores perceberão os benefícios de cumprir as propostas do programa, gerando mais resultados para a empresa.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

A adoção dessa estratégia na empresa pode trazer uma série de benefícios, especialmente devido ao aumento da motivação da equipe. Porém, existem outras vantagens associadas à adoção de programas de incentivo. Veja as principais:
  • melhora no clima organizacional;
  • atração e retenção de talentos;
  • fortalece o compromisso da equipe com a empresa;
  • aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • reduz custos gerados por absenteísmo, ociosidade, turnover, etc.;
  • aumenta o faturamento do negócio.

Como criar um programa de incentivo na empresa?

Para aproveitar todos os benefícios de um programa de incentivo e ver a melhora na produtividade da empresa, é preciso saber como criar um programa eficaz. Veja os principais passos:

Estabeleça os objetivos e um plano de ação

Para começar, defina os objetivos da proposta para guiar o plano de ação. É necessário entender o que a empresa deseja conquistar para identificar o caminho ideal para atingir essas metas. Nesse momento, avalie os pontos fortes e fracos da companhia, observando o que pode ser trabalhado com a equipe para obter melhorias. A partir disso, será mais fácil fazer um planejamento incluindo ações e metas para o programa de incentivo.

Entenda o que faz sentido para os colaboradores

Ao aplicar esse tipo de estratégia, é essencial que ela faça sentido para os colaboradores. Caso contrário, há riscos de ter baixa adesão, impedindo o alcance dos resultados desejados. Por isso, é importante fazer pesquisas para entender o perfil dos funcionários e as ideias deles a respeito dos processos. Assim, será mais fácil estabelecer um programa alinhado ao que eles esperam.

Acompanhe as metas com feedbacks

Após definir as metas alinhadas às necessidades da empresa e dos colaboradores, é preciso divulgar o programa e fazer um acompanhamento constante. Para tanto, a empresa deve implementar uma postura de feedbacks — tanto positivos quanto negativos. No primeiro caso, o colaborador perceberá o reconhecimento e entenderá as ações que deve continuar adotando para se desenvolver na empresa. Já nos feedbacks negativos, o funcionário terá a oportunidade de aplicar melhorias, aumentando as chances de conquistar as metas e premiações definidas.

Defina a premiação dos programas de incentivo

Por fim, não se esqueça de determinar as premiações do programa de incentivo. Elas podem envolver diferentes estratégias, como promoções, bonificações salariais ou recompensas personalizadas — os Gift Cards são ótimas alternativas para isso. Existem diferentes valores e marcas, para todos os tipos de público, ampliando as possibilidades para o seu programa. Assim, a sua empresa contará com praticidade e flexibilidade na adoção da estratégia. Por fim, não se esqueça de que um bom programa de incentivo deve ser pautado em motivação, reconhecimento e recompensa. Esse é o tripé que garantirá o maior alinhamento da estratégia para que seja possível alcançar os resultados desejados. Agora que você já entendeu o que são os programas de incentivo na empresa e como elas ajudam a aumentar a produtividade da equipe, planeje a aplicação dessa estratégia no negócio. Para tanto, não se esqueça de ter premiações atrativas, como os Gift Cards. Quer saber mais sobre as possibilidades para premiar a sua equipe? Acesse a loja Giftty e conheça as opções de vales!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603