8 de novembro de 2021

Melhores dicas práticas de como diminuir a rotatividade na empresa

Por Patricia Barreto

A imagem mostra uma pessoa demonstrando em algum documento. dicas de como diminuir a rotatividade
A sua empresa sabe como diminuir a rotatividade dos colaboradores? Esse conceito, também conhecido como turnover, trata da taxa de demissões que acontecem em uma organização. Se ele é elevado, significa que o negócio tem dificuldades em reter os talentos, com mudanças recorrentes na equipe.  Ela pode acontecer por iniciativa do trabalhador (voluntária) ou por iniciativa da empresa (involuntária). Ainda, pode ser considerada funcional, quando o profissional tem um baixo desempenho, ou disfuncional, quando o trabalhador é excelente, mas ele decide se desligar. Os motivos podem ser diversos, como baixo salário, problemas na contratação, liderança inadequada, entre outros.  Em todos os casos, é importante aprender como diminuir a rotatividade, buscando trazer vantagens para o negócio. Se você quer saber como fazer isso, confira as nossas dicas!

Invista no processo seletivo

A alta rotatividade pode ser resultado da falta de alinhamento na contratação. Escolha de profissionais que não se alinhem aos valores da empresa ou que não encaixem nas funções contratadas podem resultar no turnover. Assim, vale a pena estruturar um processo seletivo que foque também nas aspirações profissionais do candidato e identifique se ele se alinha à cultura corporativa.

Faça pesquisas de clima

O clima organizacional se refere ao modo como a equipe enxerga a empresa, considerando a qualidade do ambiente de trabalho. Entender qual é a percepção dos funcionários, então, se torna relevante para identificar pontos fortes e perceber questões que exigem melhorias. Para tanto, é possível solicitar feedbacks e enviar pesquisas específicas, por meio de formulários estruturados. Nesse caso, eles podem ser encaminhados internamente, por e-mail e outros canais de comunicação disponíveis. 

Ofereça um plano de carreira

Os planos de carreira trazem critérios específicos para promoções e demonstram para os colaboradores quais são as oportunidades de desenvolvimento da empresa. Isso ajuda a trazer perspectivas para o futuro, além de mostrar o caminho que precisa ser trilhado para conseguir evoluir profissionalmente. Inclusive, esse pode ser um fator de motivação para o trabalho. 

Adote práticas de reconhecimento e premiação

As práticas de reconhecimento e premiação trazem benefícios aos colaboradores em situações específicas, demonstrando que a empresa valoriza o seu trabalho e a sua participação na equipe. Isso pode acontecer de diversas formas, como: 
  • diante de conquistas pessoais ou profissionais;
  • no cumprimento de metas;
  • em datas especiais para o colaborador.

Ofereça benefícios diferenciados

A remuneração e os benefícios empresariais influenciam diretamente na motivação e no engajamento. Nesse sentido, é interessante buscar vantagens diferenciadas, além daquelas já praticadas pelo mercado, para complementar as práticas corporativas. Convênios com outras empresas para conceder descontos em diferentes produtos ou serviços, por exemplo, pode auxiliar na estratégia. Parcerias para cursos e treinamentos ou questões relacionadas ao lazer também são válidas. Então, vale pesquisar as alternativas para encontrar as mais alinhadas ao negócio. 

Implemente o feedback horizontal

Os feedbacks são comuns quando os líderes e gestores precisam dar um retorno ao trabalhador sobre determinada ação, podendo ser positivo ou negativo. Porém, ele também pode acontecer de maneira horizontal, sem envolver necessariamente líderes e subordinados. Ainda, é importante que o canal de comunicação esteja aberto para que os colaboradores também possam dar seus feedbacks: isso pode trazer uma visão interessante sobre o clima e os pontos de melhoria.  Seguindo essas dicas sobre como diminuir a rotatividade da empresa, é possível conquistar esse objetivo. Isso permite combater os malefícios do turnover elevado, como baixa produtividade e custos elevados com rescisões. Ao mesmo tempo, há chance de aproveitar diversos benefícios, como melhora nos resultados e no ambiente organizacional.  Que tal complementar a leitura e se aprofundar sobre o assunto? Aprenda 5 sinais que indicam que os funcionários estão desmotivados!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603