8 de março de 2021

Entenda a importância da cultura organizacional e saiba como fortalecê-la

Por Patricia Barreto

Cultura organizacional: equipe de trabalho se cumprimentando com toque de punho
A cultura organizacional trata do conjunto de crenças, valores e hábitos que são compartilhados na empresa, refletindo no comportamento dos colaboradores, líderes e gestores. No entanto, ainda é comum encontrar empreendimentos que não desenvolveram essa estratégia. Isso acontece por diversos motivos, como a falta de conhecimento sobre a importância que a cultura tem em relação ao negócio ou de que maneira é possível fortalecê-la. Como consequência, a empresa deixa de aproveitar os benefícios que isso traz. Se você tem interesse no assunto, continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a importância da cultura organizacional na empresa!

Qual a relação entre cultura organizacional e liderança?

As lideranças da empresa têm um papel importante na cultura organizacional. Como ela é criada a partir de comportamentos, hábitos e valores do negócio, a atuação dos líderes influenciam na criação, no desenvolvimento e na aplicação dessa estratégia.  Eles devem ser exemplos de atuação para os colaboradores, demonstrando as ações esperadas e refletindo a missão e o propósito da empresa. Por causa disso, uma cultura organizacional forte exige que os líderes estejam alinhados com ela. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio das capacitações. Sem dúvidas, elas devem envolver toda a equipe, mas os líderes precisam de treinamentos específicos, que também ajudem a desenvolver as habilidades de liderança relacionando-as com a cultura da empresa. 

Qual a importância para a empresa?

A cultura organizacional consegue proporcionar uma série de vantagens para o negócio, que influenciam na produtividade, nos resultados, nos custos e na imagem da empresa. Isso porque ela influencia na satisfação dos colaboradores. Logo, quando ela é bem desenvolvida consegue trazer vantagens como:
  • maior engajamento e motivação da equipe;
  • melhoria do fit cultural nos processos seletivos;
  • atração e retenção de talentos na empresa;
  • aumento da produtividade e da qualidade das entregas;
  • melhoria dos resultados e da lucratividade;
  • criação de uma marca forte no mercado.

Como fortalecer a cultura organizacional?

Uma das principais dificuldades das empresas é identificar maneiras de fortalecer a cultura organizacional. Já falamos sobre o papel dos líderes e dos treinamentos sobre o assunto. Porém, existem outras práticas importantes que podem ajudar. Conheça as principais!

Facilite a comunicação interna

A cultura empresarial é formada a partir do que acontece na empresa, então é importante ter uma boa comunicação para que seja possível construir e fortalecer a estratégia. É por meio disso que é possível repassar aos colaboradores os valores e hábitos desejados. Isso também significa ter canais abertos para que os colaboradores fiquem à vontade para conversar, a fim de dar ideias e feedbacks. A prática pode fazer com que surjam ótimos insights, além de permitir a rápida identificação de problemas e demonstrar que a empresa valoriza as suas sugestões e experiências. 

Promova o sentimento de equipe

Faça com que os colaboradores sintam que fazem realmente parte da equipe, com um papel relevante para o negócio. O primeiro ponto trata da necessidade de que ele entenda que o seu trabalho está relacionado com as tarefas do restante do time.  Logo, vale a pena interagir com a equipe para adquirir conhecimento e trocar experiências. Além disso, a percepção ajuda a entender como a união é importante na conquista de metas, focando o esforço coletivo. Já a ideia de relevância reforça a valorização do colaborador, aumentando o seu interesse em dar sempre o melhor de si.  

Reconheça os colaboradores

O reconhecimento dos colaboradores é outro ponto importante. Nesse caso, existem diversas medidas que podem ser adotadas. A primeira é o feedback positivo: muitas vezes, o foco dos líderes é repassar apenas as críticas, sugerindo melhorias e pontos que devem ser trabalhados. Porém, o retorno nas ações positivas é fundamental para reforçar a atenção da empresa com as pessoas e o reconhecimento pelo trabalho prestado. Depois, existem outras práticas que podem ser usadas para complementar a estratégia, como as premiações. Conceder dias de folga remunerada, dar Gift Cards, viagens, experiências e outros mimos são opções que podem ser adotadas para mostrar que a empresa percebe o trabalho positivo e realmente deseja recompensar o empregado. Isso também dará mais incentivos para que eles tentem melhorar o desempenho em suas funções.  Como foi possível perceber, a cultura organizacional tem um papel importante na motivação e engajamento de colaboradores, além de auxiliar na atração e retenção de talentos. Portanto, siga as nossas dicas para fortalecer essa estratégia no seu negócio.  Então, curtiu este post? Para acompanhar mais dicas para a sua empresa, assine nossa newsletter. Assim, você recebe outros conteúdos incríveis do nosso blog diretamente na sua caixa de entrada!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603