18 de janeiro de 2021

Como motivar funcionários? Confira estratégias eficazes

Por Patricia Barreto

Motivar funcionários: jovem recebendo segurando troféu no trabalho
Saber como motivar funcionários é uma das principais estratégias para melhorar os resultados obtidos pela empresa. Como os colaboradores são os responsáveis pelo cumprimento de diversas tarefas necessárias para o bom andamento do negócio, a motivação se torna um fator importante para que eles se empenhem cada vez mais. Assim, os gestores e profissionais do RH precisam conhecer formas de motivar funcionários para conseguir um bom desempenho para o negócio. Quer saber como fazer isso? Neste conteúdo, separamos algumas dicas importantes, confira!

Estabeleça metas

Uma das principais dicas para estimular o trabalho dos colaboradores e aumentar o engajamento é definir metas, com premiações e reconhecimentos aos profissionais que conseguirem conquistá-las. Elas podem envolver diversos fatores, como: 
  • volume de vendas;
  • número de atendimentos realizados;
  • valor captado para a empresa;
  • ações realizadas.
Aqui, o ponto de atenção é garantir que elas sejam realistas e adequadas ao perfil dos colaboradores. Caso contrário, isso terá o efeito inverso, aumentando o estresse entre os trabalhadores e fazendo com que eles fiquem desmotivados pelo excesso de dificuldade imposta.

Invista em treinamento

Treinamentos e capacitações são ferramentas importantes para a qualidade do trabalho prestado, mas também podem ser usados como parte da estratégia sobre como motivar funcionários. Isso demonstra o interesse da empresa no seu desenvolvimento e ajuda a conquistar diferenciais importantes para a carreira. Desse modo, eles sentem que são valorizados e que o empregador tem interesse em uma relação longa e próspera. Para complementar, vale a pena investir em cursos de desenvolvimento pessoal, que ajudam o profissional a lidar com a rotina e planejar o crescimento na carreira.

Promova remuneração e benefícios competitivos

A remuneração e os benefícios recebidos têm grandes impactos na motivação dos funcionários, já que isso influencia na qualidade e no padrão de vida que ele terá. Por isso, a empresa precisa ter estratégias competitivas. Avalie quais são os valores pagos pelas empresas e quanto os colaboradores de cada cargo desejam receber. Com base nisso, fica mais fácil elaborar estratégias acertadas na definição de salário. Além disso, pesquise quais são os benefícios mais procurados, como plano de saúde e vale-alimentação, e tente fornecê-los aos trabalhadores.

Crie um ambiente de trabalho saudável

O ambiente de trabalho traz impactos diretos no engajamento da equipe, então quem busca motivar funcionários precisa avaliar como é o clima na empresa. É necessário estimular um bom relacionamento entre todos, o que exige preparo dos líderes para lidar com eventuais conflitos e criar práticas que ajudem na aproximação do time. Além do clima organizacional, a empresa também deve se preocupar com as condições de trabalho, garantindo equipamentos adequados e com medidas de segurança para preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Flexibilize a jornada de trabalho

Se as atividades da empresa permitirem uma jornada flexível, por que não adotar esse modelo? Nesses casos, os trabalhadores precisam cumprir a carga horária determinada, mas contam com maior flexibilidade, em relação aos horários de entrada e saída do trabalho. Outra prática comum é permitir que parte dela seja cumprida em home office. Isso ajuda o colaborador a conciliar o trabalho com a vida pessoal e outras atividades necessárias — marcar consultas, comparecer a cursos, entre outros. Como consequência, ele ficará mais motivado em continuar trabalhando na empresa e em busca de melhores resultados.

Reconheça os profissionais

As práticas de reconhecimento profissional devem ser constantes na empresa. Muitas vezes, os líderes fazem isso somente diante de grandes conquistas ou quando é necessário conceder promoções. No entanto, é importante elogiar e conhecer os colaboradores diante de acertos. Para complementar, vale a pena criar algumas políticas de prêmios, concedendo benefícios como: 
  • folgas remuneradas;
  • bônus financeiros;
  • viagens ou passeios;
  • gift cards, que podem oferecer produtos ou serviços de diversas empresas.
Existem diversas dicas sobre como motivar funcionários, então é importante que a empresa avalie quais estratégias podem ser encaixadas no negócio, considerando o perfil dos colaboradores, a atividade exercida e o orçamento disponível. Assim, será possível tomar decisões conscientes para engajar os trabalhadores. Se você quer acompanhar outras dicas com essa, siga nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — para conferir as nossas atualizações!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603