12 de abril de 2021

6 dicas de como melhorar o clima organizacional

Por Patricia Barreto

Como melhorar o clima organizacional: colegas de trabalho sorrindo sentados à mesa
Um dos principais desafios da empresa é saber como melhorar o clima organizacional, que funciona como um indicador de como está a satisfação dos colaboradores. Assim, essa prática pode aprimorar a motivação dos funcionários e a retenção de talentos, com impactos na produtividade e no lucro do negócio Contudo, existem diversos fatores que podem influenciar no clima da empresa, o que exige atenção para conseguir alinhar medidas que proporcionem uma melhor experiência para os colaboradores.  Neste conteúdo, listamos 6 dicas fundamentais sobre como melhorar o clima organizacional da sua empresa. Confira!

1. Crie um ambiente de confiança

Um dos alicerces de um bom clima organizacional é a confiança. Deve existir a reciprocidade entre os líderes, gestores e colaboradores, demonstrando a abertura para a transparência no relacionamento. Isso deixa os funcionários mais à vontade para se abrirem e desenvolverem um relacionamento mais próximo com a empresa. Aqui, é fundamental ter atenção à postura da empresa, adotando ações que sejam alinhadas aos valores e discursos do dia a dia. De nada adianta desenvolver uma imagem e, na prática, agir de outra maneira. Isso quebra a confiança, pois o colaborador perceberá que as atitudes não são condizentes. 

2. Invista na saúde da equipe

Você já pensou em práticas que colaboram com a saúde dos seus colaboradores? Como plano de saúde, ginástica laboral, programas relacionados à alimentação e outras ações que ajudam a manter uma equipe saudável. A Organização Mundial da Saúde aponta, saúde, bem-estar e segurança no trabalho como aspectos fundamentais para a produtividade, competitividade e sustentabilidade das empresas. O que reduz os afastamentos em geral, acidentes de trabalho e outros problemas que trazem impactos negativos para o trabalhador.  O período de ausência do colaborador, por problemas de saúde mental e física é chamado de Absenteísmo, que é alvo das preocupações nas organizações. Já que seus altos índices estão relacionados ao desgaste e às más-condições de trabalho.   Assim, a prática de cuidar dos funcionários aumenta a motivação e demonstra a importância que a empresa dá aos seus parceiros. Mesmo exigindo investimentos, eles irão retribuir com motivação, utilizando 100% de sua capacidade produtiva e maior qualidade no trabalho desempenhado. 

3. Tenha programas de benefícios

Que tal criar programas de benefícios? Eles incentivam o bom trabalho e oferecem um retorno real para o trabalhador. Existem diversas alternativas para isso, como a concessão de folgas remuneradas, redução de expediente e outros meios de reconhecimento pelo trabalho prestado. Uma dica de ouro, é apostar nos cartões presente. Com eles, você oferece um vale de determinado estabelecimento ou serviço, permitindo que o colaborador aproveite a experiência da forma que desejar. Assim, é possível premiar quem cumpre metas, realiza um trabalho diferenciado ou qualquer ação que mereça destaque. Inclusive, mesmo que as conquistas sejam pequenas, devem ser valorizadas para estimular a motivação.

4. Cuide do espaço físico

Um dos principais problemas identificados nas empresas, é relacionado ao local físico do trabalho. Em alguns casos, as limitações de orçamento ou a falta de conhecimento sobre seus impactos nas atividades realizadas, faz com que o ambiente de trabalho permaneça esquecido nessas discussões. No entanto, podemos citar como exemplo a Vale que investiu em algumas ações como móveis e equipamentos ergonômicos, decoração atrativa, climatização e limpeza consciente, conseguindo proporcionar maior conforto aos funcionários.  Desse modo,  a própria estrutura do estabelecimento deve receber atenção. A exemplo disso, os estoques de documentos que quando ficam mal organizados, atrapalham a rotina e aumentam as chances de erros e prejuízos ao longo da rotina.  Logo, afetam o temperamento da organização.  

5. Incentive o desenvolvimento

Os programas de benefícios costumam incentivar o desenvolvimento dos colaboradores, mas só isso não basta! Em alguns casos, eles nem conhecem os caminhos que podem ser adotados para isso ou não dispõe dos meios necessários para colocar isso em prática, falhando na missão de se desenvolver dentro da empresa.  Nesse caso, a própria empresa pode ter iniciativa, oferecendo treinamentos e capacitações que auxiliam na atualização e no desenvolvimento de habilidades. Workshops, palestras, dinâmicas de grupos e outros eventos empresariais, são ferramentas bem interessantes que podem ser utilizadas. 

6. Colete feedbacks com os colaboradores

Se a ideia é entender como melhorar o clima organizacional, uma dica fundamental é coletar feedback dos colaboradores. Afinal, nenhuma fonte de informação será tão rica quanto os retornos obtidos da própria empresa. Portanto, vale a pena implementar estratégias para saber o que os funcionários estão achando, como reuniões periódicas, pesquisas de satisfação e canais para envio de reclamações ou sugestões que permitam avaliar o cenário.  Viu só? Com essas dicas sobre como melhorar o clima organizacional da sua empresa, será possível aumentar a satisfação dos colaboradores e implementar as melhores estratégias na sua empresa. Gostou do conteúdo? Não se esqueça de seguir as nossas redes sociais, Facebook e LinkedIn, para conferir outras dicas incríveis para o seu negócio!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603