22 de fevereiro de 2021

5 formas de cuidar do bem-estar no trabalho e valorizar sua equipe

Por Patricia Barreto

Bem-estar no trabalho: mulher jovem com xícara de café em frente ao notebook
O bem-estar no trabalho e a valorização da equipe deve ser uma das preocupações da empresa ao definir as estratégias. Isso é importante para a saúde física e mental dos colaboradores, trazendo benefícios para todas partes. Entre os principais podemos citar a redução de afastamentos por motivos de saúde, o aumento da produtividade e a retenção de talentos na empresa. Tudo isso favorece o negócio, aumentando o potencial de resultados. Quer saber como promover o bem-estar dos seus colaboradores? Descubra 5 formas de fazer isso!

1. Adote a flexibilidade

Sabemos que as empresas precisam seguir planejamentos e se manter organizada para o bom funcionamento, mas vale a pena reavaliar os processos para entender quais pontos permitem a flexibilidade.  O mais comum trata da jornada de trabalho: algumas empresas contratam carga horária diária, mas permitem que o trabalhador cumpra da maneira que achar melhor, dentro do período de funcionamento do negócio. Outra prática é a adoção do home office em conjunto com o trabalho presencial e a criação dos bancos de horas para facilitar a concessão de folgas. Tudo isso facilita a organização da rotina do trabalhador, que terá mais tranquilidade no dia a dia e, como consequência, conseguirá melhorar os resultados nos períodos de trabalho. 

2. Incentive hábitos saudáveis

Alimentação, exercícios físicos e sono de qualidade são alguns exemplos de hábitos necessários para se manter saudável. Porém, nem todo mundo presta atenção nisso e acaba por adotar uma rotina prejudicial.  Assim, uma medida importante é adotar práticas que incentivem os hábitos saudáveis, como programas de alimentação, realização de pausas no trabalho e campanhas de conscientização podem ajudar. Isso pode ser feito com cartazes, comunicações online ou eventos, com palestras, workshops, entre outros

3. Promova melhorias no ambiente

Como é o ambiente físico e o clima na empresa? Os dois fatores são fundamentais para o bem-estar no trabalho. Primeiro, é preciso ter equipamentos ergonômicos e seguros, assim como bons materiais para o desenvolvimento das tarefas, a fim de facilitar o dia a dia da equipe e prevenir lesões ou doenças. Faça uma avaliação dessas características e invista em melhorias para atender a legislação. Além disso, treine os líderes, gestores e colaboradores sobre boas práticas de convivência, a fim de evitar assédio moral e outras ocorrências que prejudicam o clima organizacional.

4. Invista em benefícios para saúde

Além de incentivar os bons hábitos, você já pensou em investir na saúde física e mental dos empregados? Fazer pausas com ginástica laboral profissional, criar parcerias com academias e clínicas médicas ou conceder o plano de saúde são práticas interessantes para isso. Mesmo nos casos em que a empresa precisa arcar com gastos, na verdade, é um investimento. Afinal, trabalhadores mais saudáveis e que percebem a preocupação da empresa com o seu bem-estar terão menos afastamentos e maior produtividade. Ou seja, você terá o retorno sobre o valor pago. 

5. Celebre conquistas e datas comemorativas

Como a empresa age diante das datas especiais e conquistas dos colaboradores? Elas trazem ótimas oportunidades para investir no bem-estar e na valorização dos trabalhadores. Para isso, saia das práticas comuns de mandar mensagens padronizadas.  Crie opções personalizadas, mostrando que a empresa desenvolveu o prêmio ou presente para cada colaborador.  E uma dica interessante para agradar os diferentes perfis de trabalhadores é apostar os gift cards, que funcionam como vale-presente. Assim, eles podem utilizar os valores para comprar produtos ou serviços específicos. Deu para perceber que existem diversas opções para investir no bem-estar no trabalho, não é? Portanto, avalie as alternativas para encontrar as mais adequadas para o seu negócio. Fazendo isso, é possível conquistar uma equipe mais engajada e saudável. Para acompanhar mais dicas para melhorar o ambiente na sua empresa, siga nossas páginas no LinkedIn e no Facebook!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603