29 de julho de 2021

Produtividade no home office: veja 4 dicas que podem ajudar

Por Patricia Barreto

Funcionário trabalhando na modalidade home office
Trabalhar em casa consegue trazer algumas vantagens, como maior praticidade e flexibilidade, além de auxiliar na rotina, já que evita o deslocamento até a empresa. Porém, conseguir apresentar uma boa produtividade no home office nem sempre é fácil. Encaixar as tarefas do trabalho no dia a dia em casa, conciliando com a família e outros compromissos, trazem algumas particularidades. Enquanto na empresa existe um ambiente específico para o trabalho, no home office será necessário que os colaboradores se adaptem à novidade. Quer aprender como fazer isso? Neste conteúdo, listamos 4 dicas para ajudar a melhorar a produtividade no home office. Confira!

1. Planeje a rotina

O primeiro passo é planejar a rotina. Embora a maior flexibilidade seja interessante, isso não significa que você não deva ter horários organizados. Ao trabalhar em casa, é preciso condicionar o seu cérebro para que ele compreenda o novo ambiente de trabalho e permita apresentar bons resultados. Ainda, é importante ter disciplina para conseguir realizar todas as atividades em dia, sem se distrair com tarefas da casa ou, até mesmo, trabalhar de maneira excessiva. Portanto, estabeleça horários e tenha uma agenda organizada com todas as atividades que devem ser feitas a cada dia. Isso ajudará a manter o foco, a motivação e a acompanhar o seu desempenho.

2. Tenha um espaço de trabalho

Também é importante ter um espaço adequado para trabalhar em casa e que seja sempre utilizado com essa finalidade. Mudar o local utilizado diariamente pode dificultar a adaptação, além de exigir mais tempo para se organizar a cada dia. Vale a pena ter uma mesa e uma cadeira confortável, com todos os materiais de trabalho à disposição, organizados de maneira acessível para que não seja preciso deixar o posto para procurar itens frequentemente. Se possível, escolha um espaço que não tenha interferência externa e permita o isolamento para evitar barulhos em excesso ou interações frequentes com outros moradores, que podem atrapalhar a concentração.

3. Utilize ferramentas de suporte

A produtividade no home office pode ser otimizada utilizando as ferramentas certas. O computador deve ter os programas necessários para interagir com a empresa e entregar as tarefas. Uma boa conexão com a internet também se faz necessária para não ter problemas com as atividades. Também existem softwares de reuniões que podem ser fundamentais para os momentos em que é preciso ter um contato mais próximo com outras pessoas da equipe ou líderes. Parte disso, sem dúvidas, deve ser iniciativa da empresa, indicando o que deve ser utilizado. Porém, vale a pena pesquisar ferramentas adicionais que possam facilitar a rotina, como aplicativos organizadores de tarefas. 

4. Saiba a hora de descansar

Um problema comum no home office é a dificuldade em organizar o tempo. Em alguns casos, as distrações atrapalham a manutenção de uma rotina focada no trabalho, reduzindo a produtividade. Porém, também pode acontecer o contrário. Ao trabalhar em casa, muitas vezes as horas extras começam a fazer parte da rotina, sem que isso seja realmente necessário. De início, há um aumento de produtividade, mas depois é possível que surjam situações de estresse e outros problemas. Portanto, é preciso ter horários definidos para descanso e, acima de tudo, respeitá-los. Determine a jornada de trabalho e, ao final, organize o espaço para o dia seguinte e vá se dedicar a outras tarefas da sua rotina, ficar com a família ou descansar. Isso é essencial para a saúde mental e, consequentemente, para conseguir apresentar bons resultados ao longo do tempo. Seguindo essas dicas, é possível organizar o seu dia a dia para manter a produtividade no home office e entregar bons resultados. Além disso, vale a pena compartilhar as práticas com o restante da equipe, para que todos consigam otimizar a rotina e melhorar o desempenho na empresa. Gostou deste conteúdo? Então siga as nossas redes sociais para acompanhar outras dicas incríveis! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603