3 de maio de 2021

Funcionários desmotivados: 5 sinais que revelam essa condição

Por Patricia Barreto

Funcionários desmotivados: mulher executiva apontando dedo para funcionário homem
Sua empresa está com funcionários desmotivados? Esse é um problema recorrente que deve ser identificado para encontrar soluções. Já que a desmotivação pode trazer consequências graves para a empresa. As mais comuns são as quedas no desempenho e na lucratividade, mas também, podem surgir outros como problemas de relacionamento com clientes, aumento do turnover, entre outros prejuízos. Por isso, preparamos este post explicando os principais sinais de que  funcionários desmotivados e dicas para aumentar o engajamento da sua equipe! Confira!

5 sinais de que os funcionários estão desmotivados

Nem sempre a empresa consegue identificar que há funcionários desmotivados ou, mesmo enxergando os sinais, não compreende que essa é a causa do problema.  Por isso, listamos 5 fatores que indicam a falta de motivação na equipe, veja só!

1. Baixa produtividade

Um dos principais sinais da desmotivação é a queda na produtividade. Quando o funcionário não está engajado, não se sente incentivado para o trabalho, é comum que ele passe a apresentar resultados inferiores. Inclusive, isso pode acontecer sem que ele tenha controle, já que os problemas que o deixam desmotivado atrapalham sua concentração. Ainda, a baixa motivação torna as atividades mais penosas e difíceis, exigindo mais tempo para que elas sejam concluídas. Assim, é fundamental acompanhar os indicadores de produtividade para identificar possíveis problemas.

2. Conflitos internos constantes

Se a empresa passa por conflitos internos constantes, como discussões e reclamações, isso pode ser tanto a causa, quanto a consequência de existir funcionários desmotivados dentro da empresa.  Em alguns casos, aqueles que não estão envolvidos nessas ações, também sofrem os impactos. Conviver com um ambiente hostil, presenciando provocações, mau comportamento e outras práticas inadequadas, tiram parte da empolgação com o trabalho.

3. Queda na qualidade das entregas

Outro sinal de que um funcionário está desmotivado é a queda na qualidade do trabalho. Se ele não está satisfeito com o ambiente, o trabalho se torna uma obrigação ainda maior, no sentido de ter que fazer algo que não gostaria. Nesse caso, a tendência é empregar o mínimo de esforço e se limitar a cumprir o que foi solicitado ou faz parte de suas obrigações como empregado. Assim, ao longo do tempo é possível perceber que o serviço não tem a mesma qualidade, apresenta erros, defeitos e outros problemas.

4. Atrasos e faltas frequentes

Se um colaborador começa a atrasar e faltar com frequência, sem justificativa, provavelmente ele não está motivado com a empresa. Isso reflete uma falta de compromisso e de preocupação com o seu papel no negócio, demonstrando a falta de engajamento. Basta pensar o seguinte: se você está animado com as suas funções e o ambiente, provavelmente fará mais esforços para comparecer no horário, não faltar e ter um bom desempenho.  Quando o colaborador não tem essa preocupação, a desmotivação costuma ser a principal causa.

5. Indiferença em relação ao trabalho

A indiferença no trabalho é um grande sinal de desmotivação. Normalmente, se manifesta pela apatia, falta de interesse e de preocupação do trabalhador diante das diferentes ações da empresa. Por exemplo, ao receber um feedback negativo, o colaborador provavelmente não tentaria melhorar. Também é comum haver menos participação em conversas, confraternizações e outras práticas da empresa.

Como aumentar a motivação dos colaboradores

É importante encontrar maneiras de aumentar a motivação dos colaboradores para melhorar o clima da empresa e aumentar a produtividade. O primeiro passo é identificar os motivos do problema. Entre eles podem estar o excesso de cobranças, metas não alcançáveis e o descumprimento de normas trabalhistas. A partir disso, a empresa deve pensar em soluções e desenvolver estratégias que permitam resolver o problema. A revisão de metas, a oferta de treinamentos e a implementação de sistemas de reconhecimento ou premiações podem colaborar. Para auxiliar, colha feedback para entender melhor quais são as dificuldades enfrentadas e ter insights sobre possíveis soluções. Os próprios colaboradores podem trazer ideias do que pode ser feito para criar um clima organizacional mais agradável e engajar a equipe. Agora que você já conhece os principais sinais de que a empresa está com funcionários desmotivados, faça uma avaliação para entender a situação do negócio. A partir disso, é possível desenvolver estratégias para aumentar o engajamento e proporcionar um ambiente mais agradável aos colaboradores. Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de dicas e atualizações do blog!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603