5 de abril de 2021

O que fazer para gerar o sentimento de pertencimento nos funcionários? Confira!

Por Patricia Barreto

Você sabe o que é o sentimento de pertencimento? Em uma empresa, ele trata da maneira como os colaboradores se sentem em relação à organização.  Isso acontece quando eles percebem que são aceitos e que o empregador se preocupa com suas necessidades. Assim, sentem que estão realmente incluídos dentro da empresa. Dessa forma, os colaboradores trabalham com maior motivação e engajamento, o que gera um melhor desempenho e aumenta os lucros da empresa.  Por outro lado, quando eles sentem que estão excluídos, há mais afastamentos e uma piora nos resultados da empresa. Diante disso, é importante saber como gerar o sentimento de pertencimento nos funcionários. Quer aprender como? Confira as nossas dicas!

Melhore a comunicação corporativa

Como é a comunicação na empresa? É bastante comum que os processos sejam engessados, com excesso de formalidade e pouca liberdade para que os colaboradores acessem seus líderes para dar sugestões, fazer reclamações ou solicitar ajuda. Assim, é preciso ter abertura para o diálogo, sabendo como recepcionar os colaboradores e mostrar que os feedbacks são valorizados. Ainda, é preciso que a comunicação seja clara e sem ruídos, demonstrando sempre os objetivos da empresa, os próximos desafios do colaborador e suas oportunidades de crescimento. Com isso você vai evitar mal entendidos, aumentar a inclusão dos colaboradores nos processos e ainda, gerar mais lucro para sua empresa por meio de pessoas motivadas

Desenvolva uma cultura de inclusão

Já que citamos a inclusão, vale falar sobre isso como cultura. É bastante comum que colaboradores sintam que são pessoas estranhas no trabalho, sem achar que realmente fazem parte da empresa ou têm a percepção que são isolados das relações com outros colegas. Com o tempo, isso pode gerar sensações negativas que prejudicam o trabalho e afetam a saúde mental do funcionário. Por isso, é importante que a empresa desenvolva uma cultura de inclusão, por meio de medidas que incentivem maior interação entre a equipe. A conscientização e participação de todos para acolher os novos talentos e desenvolver relações mais próximas, ajuda a gerar o sentimento de pertencimento.

Tenha momentos de descontração

Você já pensou em incentivar momentos de descontração dentro da empresa? O foco no trabalho é importante para ter bons resultados, mas um ambiente saudável exige alguns momentos para relaxar. Faça atividades de integração da equipe, aproveite datas para organizar confraternizações como aniversários, incentive o happy hour e crie intervalos voltados para interações, como a hora do café. Oferecer momentos para que os funcionários possam conversar livremente e se ajudarem durante suas atividades, é essencial para estreitar relações. O que pode aproximar tanto os líderes de equipes quanto os funcionários.  Também é possível estimular as práticas criando parcerias com outras empresas, com descontos e benefícios para que a equipe interaja fora do local de trabalho, como por exemplo a Giftty.

Promova ações de reconhecimento

Outra dica é promover ações de reconhecimento e valorização dos colaboradores. Isso demonstra que a empresa percebe as ações dentro do negócio e a sua relevância para a companhia. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas:
  • reconhecimento por desempenhar bem as funções, em um determinado período (semanal, quinzenal, mensal, entre outros);
  • prêmios pelo tempo trabalhado na empresa;
  • presentes em datas especiais, como aniversários, dia da profissão, entre outros;
  • reconhecimento de cumprimento de metas, ter ideias inovadoras, entre outros destaques.
Para beneficiar os colaboradores, é possível conceder folgas remuneradas, proporcionar experiências como viagens e restaurantes, conceder prêmios em dinheiro ou dar presentes específicos. Uma dica para ter ações de sucesso para reconhecer os colaboradores, é investir em cartões presente que trazem mais flexibilidade e autonomia para que o funcionário decida a melhor maneira de usar o prêmio recebido. Agora que você sabe como criar o sentimento de pertencimento dentro da sua empresa e qual a importância disso, reavalie os processos e defina os próximos passos. Assim, você terá uma equipe motivada e alinhada com seus objetivos, trazendo mais lucro e produtividade para sua organização.  Quer mais dicas para melhorar o clima na sua empresa? Assine nossa newsletter e receba as atualizações do nosso blog em seu e-mail!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603