5 de julho de 2021

Como diminuir a rotatividade de funcionários? Confira 5 dicas

Por Patricia Barreto

Equipe trabalhando estratégias para saber como diminuir a rotatividade de funcionários
Você já pensou em como diminuir a rotatividade de funcionários? Também conhecida como turnover, ela se refere à frequência em que colaboradores iniciam e encerram os seus contratos na empresa. Quando ela é muito elevada, significa que a empresa tem problemas com a retenção de talentos. Além disso, ela traz prejuízos para o negócio, que terá mais custos em processos de contratação e demissão, podendo também enfrentar desafios relacionados ao treinamento e andamento de processos. Diante disso, é importante saber como diminuir essa taxa. Para ajudar o desenvolvimento do seu negócio, preparamos este conteúdo com 5 dicas sobre como diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa!

1. Invista em um bom processo seletivo

As medidas para evitar o turnover devem ter início no processo seletivo. Primeiro, a vaga e as funções exigidas devem estar alinhadas e contar com um salário compatível. Também é preciso entender quais são as qualificações e habilidades realmente necessárias. Muitas vezes, a empresa faz exigências que não são tão importantes e, com isso, limitam a contratação, perdendo diversos talentos. Outro cuidado importante é verificar se os valores do candidato estão alinhados à cultura da empresa. Esse fit colabora com a construção de relacionamentos mais longos. Para completar, vale oferecer treinamentos e um onboarding completo para ajudar na integração dos novos funcionários à equipe.

2. Promova o espírito de equipe

Seguindo a dica anterior, é fundamental que a empresa estimule o trabalho conjunto. Mesmo que cada um tenha sua função, todos colaboram com os resultados da empresa, então é importante que eles tenham uma visão de parceria, não de concorrentes entre si. Vale investir em práticas que ajudem na interação e integração da equipe, mesmo que nem sempre elas tenham relação direta com o trabalho. As confraternizações, por exemplo, permitem que eles se aproximem e interajam além do ambiente empresarial. Inclusive, em empresas maiores isso é importante para promover maior conhecimento entre os colaboradores. Afinal, em alguns casos, funcionários de diferentes setores não chegam a se conhecer, de fato, na rotina de trabalho. Com isso, nem sempre é fácil enxergar o papel dos demais no desenvolvimento da empresa.

3. Desenvolva um plano de carreira

Um dos motivos da rotatividade ser alta, é a falta de oportunidades na empresa ou, ao menos, a falta de clareza sobre as chances de se desenvolver, conquistando cargos e remunerações melhores. Por isso, é importante ter um bom plano de carreira, que seja objetivo e detalhado para que todos os colaboradores compreendam as regras. Isso permitirá que eles visualizem até onde podem chegar trabalhando na empresa e, principalmente, o que é necessário para essa conquista.

4. Construa uma relação com a equipe

Já falamos sobre a importância do espírito de equipe entre todos os colaboradores, porém, a empresa também deve se posicionar de maneira próxima, visando a construção de um relacionamento com os funcionários, buscando contratos de longo prazo. São vários caminhos para isso, mas todos eles exigem uma boa comunicação, com lideranças desenvolvidas e uma cultura de feedback recíproca. A prática faz com que a equipe tenha abertura para dar sugestões, esclarecer dúvidas e ter uma postura mais proativa na empresa.

5. Reconheça os funcionários 

Outra dica fundamental sobre como diminuir a rotatividade de funcionários é ter ações de reconhecimento, tanto por produtividade quanto pelo seu papel na empresa. Isso ajuda a engajar os colaboradores, além de demonstrar que a empresa percebe a sua participação nos resultados. Existem diferentes práticas para isso, como concessão de bônus, folgas remuneradas e outras premiações. Os Gift Cards, por exemplo, dão um retorno monetário importante e são totalmente personalizados, permitindo que a empresa alinhe a experiência entre cada colaborador. Ao perceber o empenho da empresa em reconhecer, é comum que eles se sintam mais motivados, colaborando também com a sua permanência na equipe. Pronto! Agora que você já sabe como diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa, vale a pena reavaliar os processos e a cultura organizacional para identificar as melhores práticas para a retenção de talentos. Quer mais dicas para criar um ambiente de trabalho adequado e que seja atrativo para os colaboradores? Acompanhe nosso conteúdo sobre como criar o sentimento de pertencimento na equipe!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603