29 de março de 2021

Engajar colaboradores: veja ações de como colocar em prática

Por Patricia Barreto

Engajar colaboradores: equipe de negócios feliz ao se cumprimentar
Como é a experiência da equipe de trabalho da sua empresa? Eles estão felizes com o ambiente e motivados com as suas atividades? Um dos erros mais comuns nos negócios é não saber como engajar colaboradores ou, até mesmo, não compreender a importância da prática. Quando a equipe está engajada, ela consegue apresentar maior produtividade, além de ajudar no desenvolvimento de um ambiente mais saudável na empresa. Sem dúvidas, isso traz impactos para o desempenho do negócio, proporcionando uma melhora nos resultados. Porém, se você tem dúvidas sobre como engajar os colaboradores, continue lendo para conferir algumas ações práticas que vão ajudar!

Dê um significado para a empresa e as atividades 

Para começar, reflita sobre o significado do seu negócio. Muitas empresas trabalham sem ter valores definidos e uma cultura organizacional. Contudo, para conseguir engajamento, é preciso que os colaboradores se sintam parte do negócio e, para tanto, o alinhamento da equipe com essas questões é fundamental. O objetivo é mostrar que trabalhar na empresa tem diferenciais que não se limitam à parte financeira. Portanto, desenvolva ou revise a cultura da empresa e os valores propostos para que eles deixem claro o que significa empreender para a sua organização e qual o papel dos trabalhadores nisso. 

Seja um líder inspirador para a equipe

Um líder consegue impactar o trabalho prestado pela equipe de várias maneiras, tanto positivamente quanto negativamente. Para ter colaboradores engajados, é preciso fazer com que eles se inspirem, então se deve desenvolver uma boa liderança.  Isso significa trabalhar com exemplos, para que os funcionários se inspirem na atuação do líder em seu dia a dia. Também exige preparação do profissional responsável, para conseguir manter um diálogo próximo, entender as necessidades do funcionário, como está a experiência no local de trabalho e identificar pontos de melhoria.  Esse posicionamento demonstra uma liderança que vai muito além de dar ordens e avaliar desempenho. Ela se torna uma parceria, em que todos crescem juntos para obter os melhores resultados em um ambiente de trabalho saudável, onde o bem-estar seja valorizado.

Proporcione autonomia aos colaboradores

Como é feito o controle das atividades dos colaboradores na sua empresa? Algumas companhias trabalham com o modelo de microgerenciamento, acompanhando de perto com bastante rigidez todas as ações da equipe.  Entretanto, ela costuma criar um ambiente tóxico, com excesso de cobranças que podem levar a situações de estresse e insegurança no trabalho. Por outro lado, quando o funcionário tem mais autonomia, eles conseguem trabalhar com mais motivação e ânimo.  Nesse caso, o papel dos líderes é aconselhar, delegar tarefas e manter a equipe motivada. Depois, após a finalização das atividades, dê os feedbacks necessários para elogiar o que foi entregue ou indicar pontos de melhoria, com dicas para que o colaborador consiga evoluir. 

Ofereça uma boa estrutura de trabalho

A estrutura de trabalho engloba fatores como móveis, equipamentos, materiais disponíveis, climatização e condições do ambiente (como limpeza e conservação). O conforto do funcionário é essencial para que ele consiga um melhor desempenho no trabalho. Ainda, vale a pena criar ambientes estimulantes, que colaborem com o pensamento criativo e o relacionamento. Uma dica interessante é ter espaços de convivência: uma copa para que eles possam aproveitar o horário do café e interagir pode ajudar na construção de um clima mais agradável. Caso adote o modelo home office, vale investir em bons equipamentos para os funcionários, afinal, dificilmente eles terão tudo o que é necessário para a melhor estrutura de trabalho em suas casas.

Valorize os esforços da equipe

A valorização da equipe é uma das chaves para engajar colaboradores. Basicamente, isso consiste em reconhecimento, valorizando o papel de cada um nos resultados obtidos, recompensando a conquista de metas, boas performances, ideias inovadoras e outras práticas valiosas para o negócio.  Para auxiliar, vale implementar premiações como parte da cultura de reconhecimento, que podem envolver bônus salariais, folgas remuneradas, progressão de carreira, cartões-presente e outras estratégias que façam sentido para o seu negócio.  Gostou dessas dicas sobre como engajar colaboradores? Se você quer se aprofundar sobre o assunto, aprenda como criar uma campanha de incentivo para motivar a equipe!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603