28 de setembro de 2021

4 formas de trabalhar a motivação dos colaboradores na pandemia

Por Patricia Barreto

A imagem mostra uma funcionária em home office participando de um treinamento sobre motivação durante a pandemia.
A pandemia trouxe diversos impactos para as pessoas. As perdas de pessoas queridas, a necessidade de distanciamento social e os impactos econômicos que isso trouxe afetou a saúde mental de muitos. Assim, é importante que a empresa encontre meios de trabalhar a motivação dos colaboradores. O cenário exige um posicionamento de empatia e maior cuidado por parte do empregador, visando criar um ambiente que seja agradável e consolador. Ainda, implementar medidas que facilitem a manutenção do trabalho, como o home office, pode ser crucial para o bem-estar de todos. Se você quer saber como fazer isso, continue lendo este conteúdo e confira 4 formas de aumentar a motivação dos colaboradores!

1. Oferecer suporte aos colaboradores

A primeira dica é oferecer suporte e trabalhar o acolhimento. O momento é bastante delicado para todos, então a empresa deve se posicionar como uma parceira, tentando entender as diferentes demandas que surgem devido aos impactos da pandemia.  Mesmo em home office, se posicione de maneira humana, avaliando as demandas enviadas e exigências para não gerar sobrecargas e outros problemas. Caso precise de trabalhadores alocados, garanta que o ambiente é adequado e possibilita o distanciamento. Além disso, a higienização constante, exigência de máscara, disponibilização de álcool em gel e a conscientização é essencial em relação a todos os colaboradores. 

2. Garantir uma boa comunicação

Especialmente quando parte ou toda a equipe está trabalhando em home office, a comunicação pode ser comprometida. Nesse cenário, o empregador deve atuar de maneira preventiva, garantindo a disponibilização de canais que ajudem a manter um contato fácil e com transparência.  Isso é essencial para que os trabalhos funcionem de maneira alinhada, evitando erros e garantindo suporte para solucionar dúvidas e dificuldades que podem surgir durante as demandas. Em relação à transparência, também é interessante adotar uma postura que demonstra ao colaborador as medidas adotadas diante das crises, assim como os riscos existentes. 

3. Reforçar os valores da empresa

O alinhamento da equipe com os valores da empresa é um ponto importante para a motivação e o engajamento. Nesse momento, vale a pena reforçar esses valores e fazer com que eles sejam demonstrados nas ações do dia a dia. Ou seja, não basta tê-los definidos e divulgados: mais do que nunca, é essencial que todos os colaboradores possam perceber e vivenciar o que a empresa defende, enquanto também se sentem parte disso. Isso ajudará a fazer com que eles entendam qual é o seu papel na empresa e pode dar um norte para o trabalho, trazendo significado e sentimento de pertencimento durante a sua atuação. 

4. Conceder o reconhecimento de forma personalizada

O reconhecimento profissional é uma ferramenta importante para a motivação dos colaboradores e pode auxiliar no cenário de pandemia. Aqui, vale premiar diferentes questões, como metas, atitudes, postura, superações, entre outros. A vantagem é que isso pode acontecer mesmo em regime home office. Com a necessidade de ficar em casa, é possível fazer isso por meio de Vales Presente Virtuais, enviados por e-mail para o colaborador. Para auxiliar nessa estratégia, você pode contar com a Giftty. Contamos com inúmeras marcas para ampliar a sua estratégia e o vale virtual instantâneo, que proporciona acesso imediato ao benefício. Agora que você conhece essas 4 formas de trabalhar a motivação dos colaboradores durante a pandemia, vale a pena implementá-las. E lembre-se de que esse é um cuidado importante para todos os momentos, trazendo maior produtividade e ajudando na construção de um ambiente de trabalho mais agradável.  Que tal saber mais sobre as soluções de gift cards? Acesse o nosso site e conheça os diferenciais da Giftty!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603