17 de janeiro de 2022

Liderança transformacional: entenda como inovar na sua gestão de pessoas

Por Patricia Barreto

A imagem mostra uma mulher em um papel de liderança exercendo a liderança transformacional.
A liderança transformacional traz um modelo que foca no incentivo da equipe. Por isso, é importante que a empresa conheça essa maneira de lidar para atualizar a gestão de pessoas e aproveitar os benefícios que o conceito proporciona. Porém, se você ainda não conhece essa possibilidade ou como ela pode beneficiar a empresa, não se preocupe. Neste conteúdo, explicamos o que é liderança transformacional e como aplicar esse conceito. Confira!

O que significa liderança transformacional?

A liderança transformacional tem foco na inovação, com líderes que buscam incentivar, motivar e inspirar a equipe para que eles evoluam, beneficiando os profissionais e a empresa. Nesse caso, a microgestão é deixada de lado para dar espaço à autonomia dos colaboradores. Como consequência, ela tende a estimular o desempenho dos colaboradores, ajudando a buscar resultados mais positivos para o negócio.

Qual a diferença em relação à liderança transacional?

Ao tratar de liderança transformacional, é comum que surjam dúvidas em relação ao que muda em relação ao modelo transacional, que é considerado mais tradicional. Na prática, ele tem um foco maior nos processos de controle, com maior supervisão e monitoramento de desempenho. Aqui, o líder fica mais próximo ao papel de chefe, com metas definidas e regras mais rígidas sendo aplicadas. Também é comum que o ambiente tenha maior pressão na busca por resultados, seguindo os mesmos padrões e métodos. Com isso, a tendência é que as lideranças passem a ser mais transformacionais, colaborando com a construção de uma cultura organizacional voltada ao desenvolvimento da equipe e a retenção de talentos.

Quais as principais competências de um líder transformacional?

Para conseguir aplicar o modelo de liderança transformacional na empresa, é importante que os líderes apresentem algumas características específicas. Na prática, é importante que o profissional:
  • incentive e motive a equipe;
  • auxilie no desenvolvimento dos colaboradores;
  • atue como um exemplo, encorajando boas práticas;
  • preocupe-se com as necessidades e sentimentos do time;
  • promova um ambiente positivo para o trabalho;
  • valorize a comunicação e a cooperação entre a equipe;
  • disponibilize-se para orientar e auxiliar os funcionários;
  • saiba dar autonomia para que os colaboradores tomem decisões e realizem suas tarefas.

Quais os benefícios desse modelo de liderança?

Após conhecer o conceito e as características de um líder transformacional, é hora de entender por que esse modelo pode ser vantajoso para a empresa. Confira os benefícios que ele proporciona:
  • melhora a produtividade e o desempenho dos colaboradores;
  • ajuda a aumentar o comprometimento da equipe;
  • constrói um ambiente de trabalho mais agradável;
  • mantém o time mais motivado;
  • ajuda no desenvolvimento de novos líderes;
  • promove maior capacidade de adaptação e mudanças na empresa.

Como aplicar essa estratégia na empresa?

Se você acredita que a liderança transformacional pode beneficiar o seu negócio, vale a pena aprender como aplicá-la. Primeiro, é preciso que os líderes tenham foco em desenvolver as competências necessárias para conseguir incentivar a equipe. Ao mesmo tempo, a empresa precisa rever os seus valores e missão, para criar uma visão mais inspiradora para os funcionários. Outro cuidado importante é encontrar formas de aumentar a motivação, como por meio de reconhecimento e premiações. Ter políticas de incentivo que tragam recompensas para os colaboradores por suas conquistas e que reconheçam o seu papel no negócio, por exemplo, é uma ótima estratégia para adotar o modelo transformacional. Ademais, vale a pena se aproximar do time, conhecendo mais sobre cada um, as suas necessidades e formas de ajudar no seu desenvolvimento. Como você viu, a liderança transformacional pode trazer diversos benefícios para a gestão de pessoas. Portanto, vale a pena desenvolver esse modelo na empresa, inclusive por meio do desenvolvimento de políticas de incentivo aos colaboradores. Afinal, essa é uma ferramenta importante para a motivação da equipe. Quer mais dicas de gestão de pessoas? Confira como melhorar o clima organizacional na empresa!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603