22 de março de 2021

Premiação corporativa: 5 momentos ideias para o incentivo

Por Patricia Barreto

Premiação corporativa: colaboradores comemorando sucesso
A premiação corporativa é uma das práticas que podem ser adotadas para reconhecer os colaboradores e promover a motivação. Isso é essencial para que eles se mantenham mais engajados e consigam apresentar melhores resultados em seu trabalho.  No entanto, para que a estratégia faça sentido, é essencial entender em quais momentos isso pode ser feito e como premiar os colaboradores de modo que eles fiquem motivados. Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conhecer 5 momentos ideais para a premiação corporativa e a melhor maneira de fazer isso. Acompanhe!

5 momentos ideais para a premiação corporativa

Nem sempre a empresa consegue definir quais situações merecem reconhecimento e podem ajudar a engajar a equipe. Por isso, listamos 5 sugestões que podem ajudar a definir as estratégias de premiação. Confira!

1. Atividades inovadoras

Um dos segredos para que as empresas se mantenham relevantes no mercado é saber como inovar. Porém, essa inovação pode vir da própria equipe, incluindo as pessoas que não estão em cargos voltados ao desenvolvimento do negócio. Assim, é possível ter programas para premiar quem tiver ideias ou criar atividades inovadoras no negócio. Também vale criar ações específicas para premiar a equipe saindo da rotina comum. A criação de gincanas e outras dinâmicas que, ao final, tragam prêmios conforme o desempenho é uma maneira diferente de implementar a premiação corporativa. 

2. Dias especiais

As campanhas de incentivo podem ser usadas para celebrar as datas especiais. Existem várias oportunidades ao longo do ano, então vale refletir quais fazem mais sentido para implementar a estratégia. Algumas opções são:
  • aniversário do colaborador;
  • dia do profissional, conforme o cargo de cada um;
  • natal, páscoa e outras datas conhecidas.
O ponto de atenção, nesse caso, é ter um controle para garantir que todos os colaboradores recebam as premiações nas datas específicas. Caso escolha presentear pelo aniversário ou profissão, por exemplo, uma ficha cadastral completa é essencial para não deixar passar em branco. 

3. Tempo de empresa

A retenção de talentos é um objetivo comum nos negócios. Se a equipe é alinhada, tem habilidades e presta um bom serviço, o ideal é mantê-la e desenvolver um relacionamento de longo prazo. Aqui, a premiação por tempo de casa pode ser interessante. O primeiro ano de contrato costuma ser celebrado pelos colaboradores, por exemplo, então você pode tornar o momento ainda mais especial. A ideia é dar presentes conforme a duração do contrato, seguindo períodos estabelecidos pela empresa.

4. Superação de metas

As metas são recorrentes nos contratos de trabalho e a premiação corporativa é uma ótima estratégia para aumentar o incentivo. O funcionamento é simples: a empresa determina prêmios para quem cumprir os objetivos. Uma dica é criar metas nos diversos setores da empresa e, se for o caso, reconhecer os grandes esforços.

5. Destaque no trabalho

Você já ouviu falar sobre as premiações de funcionário do mês, não é? Ela é comum em diversos estabelecimentos e pode ser utilizada na sua empresa. O foco é dar reconhecimento e destaque para o colaborador que teve um melhor desempenho e é alinhado com a cultura da empresa. Essa escolha, muitas vezes, considera a opinião do restante da equipe, dando uma visão mais ampla para os líderes responsáveis pela decisão. Ademais, a frequência da premiação pode ser definida de outras formas, como semanal, quinzenal, etc. 

Como escolher a premiação ideal

Outra dificuldade comum é definir os prêmios, afinal, eles devem agradar o colaborador e ser relevantes. Uma dica para acertar na decisão é apostar nos gift cards ou vales-presente. Basicamente, eles são créditos que o funcionário poderá usar em determinados estabelecimentos.  Assim, a empresa consegue definir um tipo de prêmio, que pode envolver viagens, uso de serviços específicos ou a possibilidade de comprar produtos variados, enquanto oferece mais alternativas para o premiado. Na Giffty, por exemplo, você encontra um portfólio completo com diversos tipos de vales. Conheça algumas alternativas disponíveis:
  • serviços de streaming de filmes, séries e músicas;
  • vales-compra em estabelecimentos de diversos segmentos (casa, decoração, construção, roupas, entre outros);
  • experiências gastronômicas com vales para restaurantes;
  • viagens, com opções para compra de pacotes, passagens e passeios;
  • serviços de saúde, estética e beleza;
  • serviços de delivery.
Conhecendo os momentos certos para aplicar a premiação corporativa e como escolher os incentivos ideais, as estratégias de reconhecimento da equipe conseguirão trazer melhores resultados, beneficiando o negócio.  Gostou dessa solução? Acesse o site da Giffty e conheça as marcas disponíveis em nossos gifts cards!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603