14 de junho de 2021

Absenteísmo no trabalho: quais são as causas e como solucionar esse problema?

Por Patricia Barreto

Absenteísmo no trabalho: funcionário dormindo no escritório
O absenteísmo no trabalho trata das ausências do colaborador, que pode acontecer por diversos motivos: atrasos, saídas antecipadas, entre outras. Existem várias situações que levam à falta, muitas vezes isso tem relação com problemas internos. Logo, mesmo que seja normal ter algumas ausências durante o mês, quando as taxas ficam elevadas a empresa precisa ficar atenta. Isso pode afetar a produtividade e significar que o ambiente empresarial apresenta problemas. Neste conteúdo, você aprenderá como calcular a taxa de absenteísmo no trabalho, quais são as principais causas e como solucionar esse problema. Acompanhe!

Como calcular o absenteísmo no trabalho?

Muitas vezes, a empresa percebe que existe o absenteísmo no trabalho, mas não consegue identificar uma taxa para interpretar se o indicador está elevado ou não. Para isso, existe uma fórmula. Veja o passo a passo para o cálculo:
  • multiplique o número de colaboradores pelo número de horas trabalhadas;
  • some os dias de atraso e saídas antecipadas, mesmo justificadas (em horas);
  • divida o total das horas não trabalhadas, pelo total de horas que deveriam ser trabalhadas;
  • multiplique o resultado por 100 para encontrar o percentual. 
Segundo a Associação Brasileira de Controle de Qualidade (ABCQ), o ideal é que essa taxa não ultrapasse 1,5%. Assim, caso verifique que ela está superando esse patamar, é preciso adotar medidas para solucionar o problema.

Quais são as principais causas do absenteísmo?

Para saber como resolver, é preciso identificar as causas, que podem ser justificadas legalmente ou não. Para facilitar, preparamos uma lista com as mais comuns, confira:
  • problemas de saúde: doenças e lesões são causas comuns de afastamento. Isso pode ter relação com fatores externos ou falta de medidas de segurança do trabalho. Nesse caso, a causa não é voluntária, mesmo que possa ter origem na empresa;
  • problemas pessoais: existem situações particulares que levam às faltas, como necessidade de resolver questões que só podem ser solucionadas durante o período de trabalho;
  • volume de trabalho: a falta de atividades pode fazer com que o empregado opte por deixar de comparecer à empresa em determinados dias por acreditar que isso não será relevante; 
  • clima organizacional: um clima ruim pode incentivar faltas, já que questões de saúde ou pessoais que não seriam suficientes para justificar a ausência em situações comuns, passam a ser a causa do problema;
  • falta de motivação: se o colaborador não se sente motivado no trabalho, diversos fatores externos passam a servir de justificativa para deixar de comparecer. Desse modo, ele deixa de se esforçar para manter presença em todos os dias.

Como solucionar esse problema nas empresas?

Depois de identificar as causas, a empresa deve aplicar medidas que permitam corrigir os problemas. Por exemplo, se os problemas de saúde são frequentes, talvez o investimento em ergonomia, medidas de segurança e benefícios relacionados à saúde e à alimentação podem ajudar.  Se for o clima organizacional ou o volume de trabalho, é importante rever os processos internos e a postura empresarial para criar um ambiente mais favorável. Já na falta de motivação, você deve procurar formas de incentivar os colaboradores. Para isso, os programas de reconhecimento e premiações são ótimas práticas. Eles ultrapassam o benefício financeiro, demonstrando que a empresa enxerga o colaborador como um verdadeiro parceiro, valorizando o seu papel no negócio.  Assim, conhecendo as principais causas do absenteísmo no trabalho, fica mais fácil identificar quais são os problemas presentes na empresa e desenvolver boas soluções.  Por essa razão, não se esqueça de investir na criação de um ambiente agradável e no reconhecimento profissional, dando destaque à participação dos colaboradores no desenvolvimento da organização.  Gostou desse conteúdo? Para receber outras dicas essenciais para sua empresa, assine nossa newsletter e receba materiais completos e exclusivos!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603