19 de julho de 2021

Endomarketing: saiba como usá-lo para engajar os colaboradores

Por Patricia Barreto

Equipe de trabalho unida e motivada graças a estratégia de endomarketing que foi aplicada pela empresa
Quando se pensa em marketing, muitas empresas associam apenas a medidas voltadas ao público externo e possíveis clientes. Porém, ele também pode ser utilizado de maneira interna — é aqui que surge o endomarketing. Os objetivos são semelhantes quando comparados às estratégias tradicionais, com a diferença de que o público-alvo são os colaboradores. Então, se a sua empresa ainda não aplica essa prática, vale a pena aprender mais sobre ela e como utilizá-la. Continue a leitura deste post para entender o que é endomarketing e as principais dicas para aplicá-lo!

O que é endomarketing?

O termo endomarketing pode ser entendido como o marketing voltado para a parte interna da empresa. Portanto, o foco é trabalhar a imagem da organização perante os colaboradores, visando a construção de relacionamentos mais próximos. Por meio das estratégias de marketing interno, é possível encontrar formas de motivar os trabalhadores e fazer com que eles se sintam, realmente, parte da empresa. O aumento da satisfação dos trabalhadores é outro objetivo, visando conquistar uma percepção mais positiva sobre a função de cada um no negócio.

Por que ele é importante para a organização?

A estratégia é uma ferramenta de combate ao turnover e viabiliza a melhoria de processos internos. Quando bem aplicada, ela consegue engajar colaboradores e criar um sentimento de pertencimento e identificação com o negócio. Assim, eles tendem a apresentar maior produtividade e melhores resultados. Isso reduz os afastamentos e o volume de demissões, tanto por iniciativa da empresa quanto do trabalhador. Isso porque o endomarketing permite fidelizar o público interno, criando uma marca forte para a organização enquanto empregadora.

Como aplicar o endomarketing para engajar a equipe?

Para que a estratégia te traga os benefícios esperados, é preciso entender como ela pode ser aplicada no dia a dia do seu negócio. Para isso, existem algumas dicas importantes, veja só:

Faça pesquisas de satisfação

Para começar, vale a pena implementar pesquisas de satisfação na empresa. Monte questionários que podem ser respondidos pelos colaboradores para demonstrar como eles se sentem em relação ao trabalho e à própria empresa. Também vale solicitar sugestões de mudanças. Esse é um bom ponto de partida para identificar os pontos fortes e fracos e ter insights sobre o que pode ser feito para melhorar as condições ofertadas aos trabalhadores.

Invista em comunicação interna

A comunicação é um ponto fundamental em qualquer estratégia de marketing. Portanto, reavalie os processos aplicados para estruturar uma comunicação recíproca, em que os funcionários também são valorizados e têm voz. A ideia é que eles sejam informados sobre todas as questões relevantes por meio de canais adequados, enquanto podem usufruir desses meios para dar opiniões, sugerir melhorias e procurar suporte, caso necessário. Isso traz um acolhimento e faz com que os colaboradores sintam que são úteis para o desenvolvimento do negócio.

Tenha iniciativas para integração da equipe

Uma equipe integrada entre si e com a própria empresa também são relevantes, então as estratégias de endomarketing podem focar em eventos e práticas de integração. Treinamentos, confraternizações, comemorações e criação de grupos de tarefas, por exemplo, podem ajudar. Mostre que a empresa incentiva essa aproximação entre os colaboradores — ter espaços que podem ser compartilhados por eles durante os intervalos com conforto para conversar é uma medida simples que consegue auxiliar no objetivo.

Reconheça e premie os funcionários

Outra dica fundamental é dar benefícios aos colaboradores. Porém, eles não precisam se limitar aos salariais — que também são importantes. A empresa pode adotar práticas de reconhecimento dos funcionários e conceder premiações. O reconhecimento de uma meta cumprida, um desafio superado, de conquistas pessoais (como uma formatura) ou, até mesmo, comemoração de datas especiais, como aniversário, dia do profissional, entre outros, trazem diversas oportunidades para premiar a equipe. Aqui, você pode encontrar inúmeras possibilidades: concessão de folgas remuneradas, cursos específicos ou Vales-Presente são algumas alternativas. Portanto, vale a pena avaliar quais estratégias se alinham melhor à empresa e ao perfil dos funcionários para obter melhores resultados. Dessa forma, o endomarketing permite melhorar a comunicação interna e integrar o time a ideia e a cultura da empresa. Como resultado, é possível aumentar a retenção de talentos e construir ambientes de trabalho mais atrativos para os colaboradores. Quer mais dicas para otimizar o desempenho da sua empresa? Descubra agora as principais ações para engajar os colaboradores!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603