24 de maio de 2021

Passo a passo para aplicar o marketing de incentivo em sua empresa

Por Patricia Barreto

Marketing de incentivo: mão organizando empilhamento de blocos de madeira com ícones de negócio
O marketing de incentivo trata de estratégias aplicadas internamente, visando engajar colaboradores e reter talentos na empresa. A ideia é que as ações os incentivem a apresentar um ótimo desempenho no trabalho, melhorando os resultados da empresa. Para isso, é preciso ter uma visão mais ampla sobre como lidar com os funcionários. Assim, deixando de focar apenas em questões salariais para pensar no ambiente organizacional, no reconhecimento dos colaboradores e outras ações de engajamento. Neste conteúdo, você conhecerá o passo a passo para criar ações de marketing de incentivo e aplicá-las em seu negócio. Confira!

Defina os objetivos do marketing de incentivo

O primeiro passo é entender qual é o objetivo das campanhas de incentivo que a empresa deseja desenvolver. Quer reduzir a rotatividade? Aumentar a produtividade? Ou melhorar o clima na empresa? Mesmo que algumas ações surtam efeito para mais de um objetivo, entender exatamente o que a companhia pretende é essencial para o planejamento. Para entender o motivo desse passo, você deve pensar que antes de desenvolver uma solução, é preciso entender qual problema deve ser resolvido. Depois, você precisa considerá-lo para entender qual é a ação mais adequada. Caso o desejo seja reter talentos, contar com planos de carreira bem desenvolvidos e oportunidades de crescimento, com reconhecimento profissional, são práticas que podem ser aplicadas.

Crie metas, regulamentos e formas de avaliação

Ao apresentar as ações de marketing de incentivo, os colaboradores precisam entender quais são as regras aplicadas e as metas que devem ser conquistadas para receber a recompensa. A clareza nesse processo é essencial para evitar problemas no decorrer da campanha. Além disso, é necessário estabelecer quais métricas serão observadas na avaliação da performance e dos resultados de cada participante das ações. Por exemplo, se o objetivo é recompensar aumento de vendas, vale estipular metas mensais para os vendedores. Porém, é preciso esclarecer como será feito o cálculo, a frequência e outros fatores que podem ser considerados para medir o desempenho.

Determine prazos para as ações de marketing de incentivo

É normal desejar resultados rápidos para os investimentos feitos, mas é importante lembrar de que eles podem levar um certo tempo para aparecer. Assim, é importante fazer estudos para entender quais são os prazos viáveis para retorno. A partir disso, as metas poderão contar com prazos específicos para cumprimento. O ponto de atenção nesse momento, é não determinar prazos e metas impossíveis. Se forem muito difíceis, fora da rotina normal esperada na empresa, a ação pode ter o efeito contrário. Como a desmotivação da equipe e piorando o clima empresarial.

Tenha boas premiações para engajar os colaboradores

Essas campanhas visam engajar os colaboradores, não é? Então é preciso ter premiações que estimulem o cumprimento de metas determinadas, trazendo os resultados esperados pela empresa. Portanto, escolha itens que sejam realmente atrativos e desejáveis, considerando o perfil da equipe. Concessão de folgas remuneradas ou experiências específicas, como cursos ou passeios, podem ser interessantes. Ainda, vale contar com os vales-presentes ou gift cards. Eles são cartões vinculados a determinadas empresas que concedem um crédito para que o premiado adquira os produtos ou serviços de sua preferência. Com eles, é possível dar opções mais personalizadas e padronizar os custos.

Colete feedbacks e analise os resultados

Os objetivos dessa estratégia de marketing é atingir os colaboradores, então ninguém melhor do que eles para dar feedbacks e ajudar a obter insights sobre os próximos passos. Portanto, peça para que eles opinem e ofereçam sugestões sobre as ações adotadas pela empresa. Avalie também os resultados analisando as métricas da empresa, a fim de determinar se os resultados foram conquistados. A partir dessas informações, você pode fazer alterações e melhorias para que as campanhas se tornem mais eficazes. Sem dúvidas, isso ajudará a criar um ambiente com uma equipe motivada. Agora que você já sabe o que é o marketing de incentivo e o passo a passo para desenvolver as melhores ações na sua empresa, comece a se organizar. Estude o ambiente interno, colete dados para desenvolver campanhas e atingir os resultados desejados. Quer acompanhar mais dicas para o desenvolvimento do seu negócio? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis diretamente na sua caixa de entrada!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603