11 de abril de 2022

Reconhecimento de funcionários: entenda a importância e confira 5 ideias para colocar em prática!

Por Patricia Barreto

2 colaboradores de uma empresa sendo aplaudidos e tendo reconhecimento de funcionários
O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, como uma boa gestão de pessoas. E a equipe que trabalha na realização dos diferentes processos é essencial para o desenvolvimento do negócio. Por isso, é importante valorizar o time e adotar o reconhecimento de funcionários na rotina. Isso ajuda a manter os colaboradores engajados e é uma estratégia indispensável para o crescimento da organização. Dessa maneira, é possível aumentar a retenção de talentos, reduzir o turnover e impulsionar a produtividade, colaborando com o melhor desenvolvimento do negócio. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira 5 ideias para reconhecimento de funcionários que a sua empresa pode colocar em prática!

1. Ter uma estratégia de reconhecimento nas redes sociais

É bastante comum que as empresas tenham estratégias de marketing nas redes sociais para atrair o público. Porém, esses canais também podem ser usados para ampliar o reconhecimento da equipe, divulgando os destaques. Na prática, isso demonstra a cultura da empresa para o público, mostra o orgulho de ter o profissional no time e ainda beneficia o colaborador. Nas comunicações, vale destacar as funções do funcionário, o que ele conquistou e os resultados disso para a empresa.

2. Implantar uma cultura de feedback e fazer elogios

Os feedbacks ajudam a alinhar as entregas, avaliando os resultados do colaborador e trazendo uma avaliação sobre o que foi realizado. Entretanto, um erro comum da empresa é dar feedbacks apenas para corrigir erros ou de maneira espaçada, após vários meses. No entanto, é preciso adotar uma cultura de feedbacks recorrentes, que ajudem no maior alinhamento e tenham foco também nos pontos positivos. Elogie os acertos, reconheça os esforços e demonstre que a empresa está acompanhando a evolução e as entregas positivas do colaborador. Isso aumentará a motivação e o engajamento.

3. Montar um programa de incentivo

Uma boa prática para garantir os benefícios do reconhecimento de funcionários é fazer com que isso seja uma constante na empresa. Nesse cenário, considere estruturar um programa de incentivo de maneira detalhada. Além de ações específicas de reconhecimento, é possível criar metas que, quando cumpridas, geram premiações. Isso permite que os funcionários visualizem as oportunidades de ter benefícios e trabalhem mais engajados.

4. Comemorar datas especiais

Outra ideia interessante para adotar a estratégia é garantir o reconhecimento de funcionários também em datas especiais: dia de aniversário ou comemoração de mais um ano na empresa. Isso demonstra o reconhecimento pela parceria e pelo tempo que o colaborador dedica à empresa. Enviar mimos, fazer comemorações na empresa e adotar outras ações de reconhecimento costuma ser um planejamento simples. Basta ter um controle sobre essas datas e organizar o calendário para ter tempo de adotar a estratégia com todos da equipe.

5. Dê presentes personalizados

Em diversas oportunidades de reconhecimento, como cumprimento de metas e datas especiais, a empresa pode investir em presentes personalizados, que considerem o perfil do colaborador. Para ajudar, você pode recorrer ao uso de Vales-Presente. Eles concedem um crédito para que o colaborador adquira produtos ou serviços de determinada marca, ou loja. Com os Gift Cards, a empresa tem acesso a uma variedade de opções, envolvendo:
  • itens para a casa;
  • passeios e viagens;
  • experiências gastronômicas;
  • roupas, sapatos e acessórios;
  • cultura e lazer;
  • entre outros.
Gostou dessas ideias para reconhecimento de funcionários? Ao implementar, não se esqueça de que a valorização dos colaboradores não deve acontecer em apenas um dia ou de maneira esporádica. Ela deve fazer parte da cultura da sua empresa, proporcionando benefícios para a equipe e para a organização. Para garantir maior alinhamento nas práticas de reconhecimento, é preciso conhecer o perfil do colaborador. Entenda agora a relevância dessa prática para elaborar campanhas de incentivo!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603