13 de dezembro de 2021

A importância de conhecer o perfil do colaborador para as campanhas de incentivo

Por Patricia Barreto

Um homem, possivelmente o gestor, analisando o perfil dos colaboradores da empresa.
Uma prática importante na gestão empresarial é conhecer o perfil do colaborador — muitas vezes, o foco é dado aos processos, sem dar a devida atenção ao fator humano. No entanto, conhecer os funcionários é importante para definir estratégias relacionadas ao clima organizacional e garantir o bem-estar dos colaboradores. Com isso, também é possível desenvolver campanhas de incentivo mais eficazes, já que elas podem se alinhar melhor a cada pessoa da equipe. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e entenda por que conhecer o perfil do colaborador e como criar estratégias de premiação com base nisso!

Por que conhecer o perfil do colaborador para campanhas de incentivo?

Quando se fala em perfil do colaborador, existem dois fatores relevantes. O primeiro trata de um critério geral, que costuma ser utilizado como parte das estratégias de atração de talentos e dos processos de recrutamento e seleção. Porém, o conceito também pode ter um caráter individual, que considera cada funcionário e as suas características ao definir estratégias empresariais. Quando se trata de campanhas de incentivo, esse pode ser um diferencial importante. O motivo é simples: as premiações concedidas devem ser atrativas para engajar o colaborador e conseguir conquistar os resultados esperados. Assim, a personalização se torna bastante relevante para conseguir alinhar a estratégia. Afinal, cada funcionário pode ter características específicas, fazendo com que determinada estratégia não seja tão atrativa quanto é para outro. O conhecimento do perfil de cada pessoa da equipe é que permitirá identificar esses casos para aprimorar as estratégias.

Como a jornada do colaborador pode ajudar na tarefa?

Para entender o perfil do colaborador também é relevante conhecer a sua jornada. Ela engloba todas as experiências que ele tem com a empresa, desde o primeiro contato relacionado ao recrutamento até o encerramento do contrato de trabalho. Por meio dela, é possível avaliar diferentes fatores, como:
  • necessidades do colaborador;
  • principais dores do funcionários;
  • medidas que podem auxiliá-los na jornada;
  • meios de ter um relacionamento mais próximo.
Ou seja, ele permite trazer uma análise ampla sobre a rotina do trabalhador, as experiências vivenciadas e outros pontos que podem refletir o seu perfil e os fatores que podem ser trabalhados na cultura corporativa. Do mesmo modo, pode trazer insights interessantes sobre as questões que podem incentivá-lo.

Como desenvolver estratégias de premiação baseadas em cada perfil?

Não basta saber como identificar o perfil do colaborador: é preciso compreender como ele pode ser utilizado para embasar campanhas de incentivo para que elas atinjam os resultados pretendidos.  Nesse sentido, uma dica essencial é buscar alternativas versáteis, que possam ser adaptadas para diferentes perfis ou etapas da jornada do funcionário. Vale a pena realizar pesquisas de mercado e fazer parcerias que possam atender a diferentes necessidades. Afinal, também é preciso contar com praticidade e ter custos atrativos para viabilizar a estratégia, não é? Porém, existe uma dica que pode trazer toda a versatilidade e personalização necessária: utilizar cartões-presente. Eles funcionam como um vale-compras, vinculado a diferentes empresas. Assim, o colaborador pode escolher os produtos ou serviços que mais se alinhem aos seus desejos. Além disso, com boas parceiras, é possível ter acesso a uma variedade de cartões com diferentes marcas e valores, centralizando a estratégia. Viu como o perfil do colaborador é importante para as campanhas de incentivo? Então não se esqueça de mapear a jornada dos funcionários para entender mais sobre as dores e necessidades de cada um. Isso permitirá a criação de premiações atrativas e que oferecem resultados ainda mais positivos. Se você quer aprender mais sobre estratégias relacionadas aos colaboradores, temos outro artigo importante: descubra o que é a retenção de talentos e como aplicá-la na empresa!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603