16 de maio de 2022

Como fazer ações personalizadas para fidelizar seus clientes

Por Patricia Barreto

Empresa promovendo ações personalizadas para fidelizar clientes
Você sabia que uma das formas de aumentar as vendas é por meio de ações personalizadas para os clientes? Isso porque elas podem ajudar a atrair e fidelizar consumidores em sua empresa ao criar formas de estreitar o relacionamento e entregar diferenciais ao público. Afinal, a estratégia ajuda a oferecer experiências de compra positiva para os consumidores — um dos pontos essenciais para conquistar a fidelização do público. Logo, é essencial aprender mais sobre o tema para desenvolver ações eficazes na empresa. Se você quer aprender mais sobre o tema, continue lendo e aprenda como criar ações personalizadas e fidelizar clientes!

O que são ações personalizadas para fidelizar clientes?

As ações personalizadas são práticas adotadas pela empresa de maneira específica, considerando determinado consumidor ou um grupo de clientes. Assim, ela não é desenvolvida de maneira generalista. Na prática, a medida precisa compreender o perfil de consumo da pessoa para apresentar ações que sejam interessantes para ela. Por isso, as ações personalizadas tendem a engajar os consumidores, aumentar a satisfação e gerar identificação com a empresa. Como consequência, é possível criar um relacionamento mais próximo e aumentar o poder de fidelização da marca.

Como fazer ações personalizadas na empresa?

Conhecendo o que são as ações personalizadas, é preciso saber como adotá-las para cada um de seus clientes. Veja as principais dicas!

Trace um plano com o objetivo da ação

O ponto de partida é ter um planejamento com objetivos definidos. Se o foco é fidelizar clientes, a empresa precisa adotar práticas que desenvolvam o relacionamento com o consumidor e tornem os seus produtos e serviços ainda mais atrativos. Nesse momento, vale definir questões como orçamento disponível e prazos para iniciar o projeto.

Defina a ação que será realizada

Ao pensar em fidelizar clientes, tenha em mente que existem diferentes formas de fazer isso. Logo, a empresa deve determinar quais serão os tipos de ações que deseja adotar. Veja algumas possibilidades:
  • uso de canais de contato para se aproximar;
  • criação de ofertas específicas para o cliente;
  • concessão de brindes e outros benefícios.

Obtenha e segmente os dados dos clientes

Para que as ações sejam eficazes, elas precisam estar alinhadas ao perfil do cliente — afinal, a ideia é garantir a personalização. Portanto, você deve obter e segmentar os dados dos consumidores para que seja possível identificar os seus interesses. A partir disso, é possível criar ações mais alinhadas para cada pessoa ou grupo.

Monte um cronograma detalhado

Também é interessante ter um cronograma detalhado, com todas as tarefas que devem ser cumpridas para implementar as ações personalizadas. Isso ajudará a guiar a equipe no processo, evitando atrasos e outros problemas. Também vale definir datas para checar os resultados, com revisões periódicas do plano para realizar eventuais adequações.

Conte com boas ferramentas

Por fim, conte com boas ferramentas para conseguir aplicar as ações definidas. Por exemplo, se a empresa quer ter um contato próximo, precisa ter canais adequados para isso, conforme o perfil do cliente. Além disso, a depender da estratégia, é necessário ter boas parcerias para conseguir adotá-la. Nesse sentido, uma dica é recorrer aos gift cards. Eles funcionam como um vale-compra, garantindo ao cliente o direito de adquirir produtos ou serviços até o valor determinado. Isso atrai ele para novas compras, ao mesmo tempo em que permite uma experiência personalizada, já que ele poderá escolher cada item desejado. Pronto! Agora que você já sabe como criar ações personalizadas para fidelizar clientes na empresa, é hora de iniciar o seu planejamento. E não se esqueça de procurar as melhores alternativas para implementar as ações — como ao adotar os gift cards em parceria com a Giftty! Tem interesse nessa estratégia? Então descubra 5 razões que fazem da Giftty a melhor opção de Gift Card corporativo!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603