11 de janeiro de 2021

5 dicas essenciais para a fidelização de clientes

Por Patricia Barreto

Fidelização de clientes: mulher de negócios e cliente se cumprimentando
A fidelização de clientes é uma prática em que a empresa torna os seus consumidores fiéis à marca. Isso faz com que em novas oportunidades de negócio, ele procure o seu estabelecimento novamente, além de indicá-lo para amigos e conhecidos que precisem dos produtos ou serviços ofertados. Assim, é possível aumentar o valor das vendas para um mesmo cliente, a recorrência de compras e o período em que o relacionamento será mantido, garantindo diversos benefícios para quem adota a estratégia. Quer saber como fidelizar clientes na sua loja? Então continue a leitura e aprenda 5 dicas essenciais!

1. Conheça o público-alvo

Para começar a definir estratégias de fidelização de clientes, primeiro é importante compreender quem é o público-alvo da loja e o perfil dos consumidores. O objetivo é entender quais são os objetivos que eles têm nas compras, quais são os desejos e diferenciais que eles consideram mais atrativos. É com base nesse conhecimento que você poderá direcionar estratégias importantes para o negócio, como definição das ferramentas de marketing, canais de comunicação, condições de venda, entre outras.

2. Invista no atendimento

Um dos fatores que influenciam diretamente na venda é o atendimento ofertado. O cliente gosta de se sentir acolhido e respeitado, então é fundamental saber dosar as estratégias escolhidas e treinar a equipe. Por exemplo, se a sua loja disponibiliza vendedores para acompanhar os consumidores e ajudar nas compras, eles também devem saber o momento de se afastar para proporcionar privacidade ao comprador. Muitas pessoas preferem fazer as compras sozinhas, procurando atendimento apenas no momento de tirar dúvidas ou concluir a compra. Assim, é importante sempre se mostrar à disposição, utilizar um tom amigável e tentar entender as necessidades do cliente para personalizar o atendimento, sem que isso se torne invasivo.

3. Fortaleça o relacionamento

O relacionamento com o cliente não precisa (e não deve) se limitar às interações que acontecem durante as vendas. Com a transformação digital e o uso cada vez maior das redes sociais como fonte de pesquisa e comunicação, a loja pode utilizar essas ferramentas para se aproximar. Manter um perfil nos aplicativos mais utilizados para compartilhar novidades ou promoções, fazer enquetes e postar dicas, ajudam a engajar o público e manter uma relação mais próxima. Aqui, também vale investir em cadastros de clientes para mandar felicitações em datas comemorativas, conforme o perfil de cada um.

4. Ofereça condições personalizadas

Se você quer fidelizar clientes, investir em condições personalizadas é uma prática essencial. Os descontos para uma nova compra, com vouchers e condições especiais, por exemplo, auxiliam na hora de convencê-lo a adquirir novos produtos do seu estabelecimento. Outra opção são os gift cards, que podem ser utilizados em campanhas de fidelidade, premiando os clientes após um certo volume de compras, e como uma alternativa para presentes. A dúvida sobre o que comprar para outras pessoas é comum, então os cartões podem garantir a venda e, ainda, atrair novos consumidores.

5. Tenha um pós-venda de qualidade

O principal erro quando se fala em fidelização de clientes é acreditar que a qualidade do atendimento se limita às interações, que acontecem até a conclusão da compra pelo consumidor. No entanto, mesmo é preciso ter uma equipe preparada para o pós-venda. Existem diversas situações que podem fazer o cliente retornar à loja devido a uma compra já concluída, por exemplo a tentativa de troca, apresentação de defeitos, dúvidas sobre o uso ou renegociações, afinal, podem existir casos de inadimplência. Os problemas nessa etapa podem fazer com que o consumidor não retorne ao estabelecimento, procurando a concorrência em outras oportunidades. Por isso, capacite pessoas para atenderem os clientes no pós-venda, a fim de oferecer um suporte de qualidade para tentar solucionar os problemas da melhor forma. Aplicar essas dicas sobre fidelização de clientes ajudará o seu estabelecimento a construir uma imagem sólida e conquistar cada vez mais consumidores. Mas lembre-se de que todas as práticas devem ser revisadas com frequência, para manter o nível de qualidade e continuar com os bons resultados. Quer mais dicas para revolucionar o seu negócio? Siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para acompanhar outras dicas e novidades!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603