11 de julho de 2022

Engajamento de clientes: confira 5 dicas para fortalecer o relacionamento dos clientes com a sua marca

Por Patricia Barreto

Saiba como aumentar o engajamento de clientes
Você investe no engajamento de clientes na sua empresa? Melhorar o relacionamento entre o negócio e seus consumidores é uma estratégia essencial para ter sucesso. Nesse cenário, é preciso ter táticas específicas que ajudem a engajar o público. Assim, aumentam as chances de atrair e conquistar a fidelização de clientes. Continue a leitura deste conteúdo e confira 5 dicas para engajar clientes na sua empresa!

O que é engajamento de clientes?

O engajamento de clientes se refere à prática de adotar estratégias que visam criar um relacionamento próximo aos consumidores, gerando interações. De modo geral, isso é feito com uso do marketing em diferentes canais que permitam o contato com os clientes. Isso ajuda na construção de uma imagem positiva no mercado, podendo levar a indicações da sua empresa por parte dos consumidores.

Como melhorar o engajamento dos clientes com 5 dicas?

Se sua intenção é aumentar o engajamento dos clientes, vale a pena conhecer algumas dicas fundamentais para a empresa. Veja as 5 principais!

1. Tenha presença nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais se tornaram um canal necessário para:
  • se distrair;
  • esclarecer dúvidas;
  • interagir com diferentes pessoas.
Portanto, ter uma presença on-line ajudará sua empresa a se aproximar do público e encontrar oportunidades para engajar os clientes. Para tanto, faça um planejamento para compartilhar conteúdos diversos, conforme o perfil do seu público. Além disso, não se esqueça de estar presente para responder comentários e mensagens privadas, garantindo retorno aos clientes.

2. Aposte em vários canais de atendimento

Você já reparou na variedade de meios de contato disponíveis hoje:
  • e-mail;
  • telefone;
  • encontros presenciais;
  • aplicativos de mensagens.
Com isso, as preferências dos consumidores também variam: alguns gostam de interagir via WhatsApp, por exemplo, enquanto outro pode ficar mais confortável em uma ligação. Por isso, sua empresa precisa ter diversos canais de atendimento se deseja ter sucesso no engajamento de clientes. Isso permite que cada consumidor escolha o mais adequado, o que reflete positivamente na experiência. Como resultado, existe mais chances de desenvolver um bom relacionamento.

3. Estimule a interação do cliente com a marca

Independentemente do canal usado, é preciso estimular a interação dos clientes. Ao fazer publicações nas redes sociais, por exemplo, use chamadas para ações específicas, como comentários, incentivando a participação deles. Abrir espaços para perguntas nos diferentes canais ou utilizar conteúdos interativos também são estratégias interessantes. O foco é encontrar formas de estimular as interações, ampliando as chances de se aproximar do cliente.

4. Pense na experiência do cliente

Sempre tenha como objetivo proporcionar a melhor experiência ao consumidor:
  • tenha um atendimento de qualidade;
  • adote práticas que entreguem valor ao cliente;
  • pense como as ações realizadas podem impactar o público para garantir decisões acertadas.

5. Pense em ações específicas de engajamento

Ainda, é possível investir em ações específicas de engajamento de clientes. Promoções que exigem uma participação ativa, como compartilhamento de posts ou indicações, costumam fazer com que os consumidores se aproximem da marca. A criação de programas de recompensas, que exijam o cumprimento de tarefas e metas, pode ajudar. Outra possibilidade é o uso de uma estratégia de gifting. Ela consiste em presentear os clientes, como uma forma de reconhecê-los e trazer uma experiência positiva. Para tanto, você pode recorrer a diferentes possibilidades, como os Gift Cards. Nesse caso, a vantagem é a maior amplitude para a estratégia.

Quais são as vantagens de ter clientes engajados?

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir em práticas para engajar clientes? Então é fundamental entender as suas vantagens. Na prática, existe uma série de benefícios que a empresa aproveita com o engajamento. Veja as principais:
  • oportunidades de recuperar clientes inativos;
  • aumento no volume de vendas e na lucratividade;
  • melhora na retenção, atração e fidelização de clientes;
  • economia em marketing, considerando que os clientes podem se tornar defensores da marca.
Como vimos, o engajamento de clientes pode gerar melhores resultados para seu negócio. Portanto, vale a pena estudar mais sobre a estratégia e procurar as melhores práticas de modo a incentivar as interações do público, fortalecendo o relacionamento entre marca e consumidor. Quer conferir mais dicas para seu negócio? Se inscreva na newsletter da Giftty e receba conteúdos relevantes em primeira mão!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603