18 de abril de 2022

Marketing de experiência: entenda como essa estratégia pode aumentar suas vendas!

Por Patricia Barreto

homem branco com camisa azul, em sala bege em frente ao espelho com usando óculos de realidade virtual em uma ação de marketing de experiência
Você já conhece o marketing de experiência? Ao buscar meios de ampliar as vendas e otimizar os resultados da empresa, é importante entender formas de atrair os clientes e fidelizar a carteira. Na prática, isso ajuda a se destacar entre os concorrentes e melhora a imagem no mercado. Assim, além das estratégias de marketing tradicionais, vale a pena investir na melhora da experiência dos consumidores. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, esse pode ser o diferencial que a sua empresa precisa. Que tal aprender mais sobre o marketing de experiência? Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é o marketing de experiência?

O marketing de experiência tem o objetivo de investir em práticas positivas para as emoções dos clientes, aplicando estímulos que otimizem a experiência de compra e ajudem a conquistar, engajar e fidelizar o consumidor. Para tanto, é preciso entender sobre o comportamento e necessidades do público e investir em diferentes tipos de experiências. São elas:
  • Sensorial: tem relação com os 5 sentidos — audição, olfato, paladar, tato e visão;
  • Emocional: se conecta com os sentimentos dos clientes;
  • Cognitiva: incentiva a criatividade dos consumidores;
  • Comportamental: incentiva a adoção de determinadas ações pelo público;
  • Identificação: visa aumentar a conexão com o consumidor por meio da identificação dele com a marca.
A ideia é investir no ponto de venda ou no canal de vendas online para despertar, pelo menos, um tipo de experiência. Além disso, é preciso trazer estratégias que se aplicam a toda a jornada de compra — não apenas no momento da aquisição. Desse modo, ele busca aprimorar a vivência do cliente enquanto ele lida com a empresa.

Quais as vantagens do marketing de experiência?

A principal vantagem do marketing de experiência é a possibilidade de aumentar as vendas e otimizar os resultados alcançados pelo negócio. Porém, isso é resultado de outros benefícios que essa prática proporciona. Veja só:
  • Aumenta a identificação com a marca, proporcionando maior conexão entre o público e a empresa;
  • Atrai mais clientes por meio de experiências positivas, o que pode gerar indicações e melhorar a imagem no mercado;
  • Fortalece a marca e aumenta as vendas, com práticas para melhorar a imagem da empresa e fortalecê-la no mercado.

Como adotar essa estratégia na empresa?

Quer aproveitar os benefícios do marketing de experiência? Então é preciso saber como adotar essa estratégia na prática. A seguir, veja as principais dicas:
  • Entenda o seu cliente e as suas necessidades: saiba o que o público procura, quais são as suas dores e o que eles procuram. Isso ajudará a otimizar os processos visando atender as expectativas e aprimorar a experiência do consumidor;
  • Busque formas de inovar: entregue soluções que diferenciam a experiência vivenciada na sua empresa daquela proporcionada pelos concorrentes;
  • Invista no engajamento fora e dentro do PDV: o ponto de venda é essencial para a empresa, mas vale adotar práticas visando uma experiência positiva fora dele. Considere os diferentes canais que o negócio utiliza (e-mail, redes sociais, site, e-mail, suporte ao cliente, etc.);
  • Adote ferramentas e ações de relacionamento com o cliente: utilize a tecnologia para manter um contato próximo e trazer mais qualidade ao atendimento, ao mesmo tempo, em que cria ações personalizadas que promovam a aproximação.
Nesse sentido, é possível recorrer aos Gifts Cards, que funcionam como um Vale Compras em que o cliente poderá utilizar para comprar os itens desejados. Essa é uma forma de entregar uma experiência mais personalizada e mais valor ao consumidor, ajudando na construção de um bom relacionamento que leva à fidelização. Como você viu, o marketing de experiência pode auxiliar na construção do relacionamento com o cliente e no engajamento dentro e fora do PDV. Para ajudar, utilize estratégias como Gift Cards — com a Giftty, você tem acesso a diversas possibilidades para beneficiar os consumidores.Quer saber como adotar os Gift Cards e impulsionar sua marca? Acesse nosso site e confira o portfólio completo da Giftty!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603