15 de março de 2021

O que é marketing de relacionamento? Conheça os benefícios dessa estratégia

Por Patricia Barreto

Marketing de relacionamento: amigos sentado lado a lado batendo os punhos como um trabalho em equipe
O marketing de relacionamento é uma das estratégias que ganham espaço entre as empresas que buscam conquistar o mercado e se firmar como um negócio de sucesso. Você já está familiarizado com esse conceito? Apesar de todos os benefícios que ele proporciona, ainda existem organizações que não conhecem ou não sabem como aplicar a estratégia. Como consequência, deixam de aproveitar oportunidades para crescer. Neste conteúdo, vamos esclarecer o assunto. Continue a leitura para aprender o que é marketing de relacionamento, os benefícios e como aplicar!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia que tem como foco construir relações com os consumidores. A ideia é adotar ações para conquistar e fidelizar clientes, transformando-os em defensores da marca.  Assim, o objetivo não é apenas vender um produto ou divulgar serviços. É fazer com que os clientes se tornem verdadeiros fãs, defendendo a marca e criando uma relação mais estreita. Para tanto, existem várias práticas que podem ser adotadas. Geralmente, elas são focadas em mostrar o interesse da empresa e como ela valoriza os consumidores. Isso pode ser feito por meio de contatos frequentes e concessão de vantagens para o cliente. 

Quais são os benefícios que ela proporciona?

Se você tem dúvidas sobre a viabilidade dessa estratégia, vale conhecer os benefícios que ela traz. Listamos os principais, veja só!

Fidelização de clientes

Para começar, a estratégia ajuda na fidelização de clientes. Como o foco é criar um relacionamento próximo do consumidor, isso faz com que ele crie uma imagem mais positiva do negócio. O público se torna defensor, posicionando-se a favor do negócio em diversas situações, inclusive fazendo propagandas. Ademais, em novas oportunidades de compras, é mais provável que os clientes escolham o seu estabelecimento. 

Aumento das vendas

A fidelização é uma estratégia conhecida por permitir o aumento das vendas. Isso acontece pelo retorno do cliente devido a satisfação. Inclusive, vale destacar que esse é um fator que faz com que eles comprem mais.  Outro motivo é pelo número de consumidores que recebem a indicação de comprar em sua loja, como resultado do marketing de relacionamento. A empresa consegue um marketing gratuito “boca a boca”, que pode trazer novas oportunidades de vendas. 

Posicionamento no mercado

O relacionamento personalizado e o objetivo de satisfazer o cliente fazem com que a empresa consiga construir uma marca cada vez mais forte.  Geralmente, essa prática de marketing também traz personalização e qualidade para o atendimento, o que se torna um diferencial competitivo. Com o tempo, é natural que o estabelecimento crie mais autoridade e conquiste um bom posicionamento em relação ao mercado. 

Baixo custo

Essa é uma estratégia de baixo custo quando comparada a outras práticas, além de trazer um bom retorno. Primeiramente, porque o custo de aquisição de clientes é maior que o de fidelização. Ainda, como as novas vendas são incentivadas por defensores da marca, é possível diminuir despesas em outras campanhas de marketing. 

Como aplicar a estratégia?

Se você se interessou pelos benefícios do marketing de relacionamento, que tal aprender como aplicá-lo em sua empresa? Para começar, é preciso entender o cliente, traçando um perfil para compreender seus interesses e dores. A partir disso, é possível traçar as campanhas específicas que serão aplicadas, sempre visando gerar valor para o cliente. Outra dica é fazer a segmentação: é comum ter compradores com diferentes perfis, então é importante criar estratégias específicas para cada grupo.  Por fim, é preciso contar com ferramentas que incentivem as compras e o retorno do cliente, como descontos e programas de incentivo ou fidelidade por meio de Gift Cards Esses Gifts cartões podem ser usados como brindes em programas de fidelidade e servem como incentivo às vendas, podendo ser usados como presentes e premiações. Ou seja, você aumenta as oportunidades de venda ao oferecer essa alternativa. Pronto! Agora que você já sabe como funciona o marketing de relacionamento, que tal começar a se planejar para colocar a estratégia em prática? Assim, a sua empresa pode aproveitar os benefícios e obter melhores resultados.  Quer mais dicas? Siga nossas redes sociais e confira nossas atualizações! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Fale com a Giftty

Entre em contato conosco preenchendo o formulário ao lado.

Para dúvidas sobre seu Vale Presente: contato@giftty.com.br

Para solicitar um orçamento: (11) 2135-5603

Precisa de auxílio agora mesmo?
Ligue para o número (11) 2135-5603