29 de agosto de 2023

É obrigatório a empresa pagar ajuda de custo para home office?

Por Juliana Villa

Confira as ajudas de custo para home offuce
Existem diversos benefícios que a empresa pode adotar para garantir um bom clima organizacional. Por exemplo, pagar a ajuda de custo para home office é uma medida interessante para ajudar os colaboradores em teletrabalho. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho agradável e adequado — tanto no escritório quanto em casa. Mas será que ele é obrigatório? A seguir, entenda mais sobre esse pagamento e as regras aplicadas!

O que é a ajuda de custo para home office?

A ajuda de custo para home office é um benefício pago pelo empregador para ajudar o colaborador a cobrir as despesas geradas pelo trabalho remoto. Afinal, ao trabalhar em casa, ele terá um aumento de custos com energia elétrica e outros serviços. Ainda, é comum que ele precise adequar um espaço para realizar as atividades corretamente, tudo isso gera gastos.  Por outro lado, a empresa consegue reduzir os próprios custos com o modelo home office. Afinal, há menos despesas relacionadas à sede, já que menos pessoas estarão lá consumindo recursos durante a jornada de trabalho.

Esse pagamento é obrigatório?

O home office, ou teletrabalho, foi regulamentado pela Reforma Trabalhista em 2017, por meio da Lei n.º 13.467. Nela, ficou definido que o empregador pode pagar ajuda de custo. Entretanto, não há uma obrigação legal nesse sentido. Portanto, cabe à empresa determinar se fará o pagamento e, em caso positivo, qual será o valor. Ademais, os valores pagos como ajuda de custo não integram a remuneração do empregado. Assim, eles não se incorporam ao contrato de trabalho e não serão usados para calcular outras verbas, como contribuição previdenciária, FGTS, etc.

Como definir um valor para o auxílio?

Embora não seja obrigatório, pode ser interessante pagar esse auxílio aos colaboradores. Isso porque eles terão custos para realizar as atividades em casa — e mesmo com esse pagamento, a empresa tende a reduzir custos em relação ao trabalho presencial. Nesse caso, é preciso saber como definir o valor ideal. Para isso, vale pensar nas despesas que podem ser assumidas pelo empregador. Por exemplo:

Cálculo da energia elétrica

Esse cálculo busca identificar o impacto do home office na conta de energia elétrica do colaborador. Para isso, é preciso considerar os equipamentos e luzes que ficarão ligados durante a jornada. É preciso identificar a potência deles, multiplicar pelo tempo estimado de uso (ex: 220 horas mensais) e dividir por mil. O resultado mostrará o consumo em quilowatts-hora (kWh). Por fim, multiplique ele pelos custos de energia na localidade do empregado: esse será o valor gasto por ele, em média, devido ao trabalho. As concessionárias de energia costumam divulgar os valores em seus sites.

Cálculo de telefone

Caso o trabalhador precise utilizar o telefone no dia a dia, o ideal é que a empresa reembolse o custo das chamadas ou do plano contratado com essa finalidade. Para facilitar, a dica é liberar um chip de celular ou linha telefônica para uso exclusivo da empresa. Assim, você pode encontrar aquela com custo mais atrativo.

Cálculo de internet

A questão da internet pode ser calculada de modo semelhante ao telefone. Uma dica é dividir a conta total pelas horas do mês e, depois, multiplicar o montante pelo tempo de trabalho no mês. Assim, é possível encontrar um valor proporcional para pagamento com base no total da conta.

Cálculo de infraestrutura

Por fim, vale considerar a infraestrutura usada pelo colaborador. Isso envolve móveis e equipamentos para o trabalho. Em alguns casos, a empresa pode enviar um kit home office com notebook e outros itens que serão usados. Outra possibilidade é conceder um vale compras ou ajuda para a aquisição de mobílias.

Como os Gift Cards podem ser usados para pagar esse auxílio home office?

Ao conceder o auxílio home office, a sua empresa também pode recorrer a meios diferentes de fazer esse pagamento. Por exemplo, os Gift Cards podem ser usados para permitir compras de produtos ou serviços em determinadas marcas. A empresa pode liberar a compra de softwares, equipamentos, móveis e outros itens com esse pagamento. Para tanto, vale a pena contar com a Giftty. Temos um portfólio completo para auxiliar na implementação da ajuda de custo para home office! Quer garantir esse benefício para a sua equipe? Então, acesse o nosso portfólio e veja as soluções disponíveis!
banner com fundo azul escuro e os dizeres "Encontre o mix de Gift Cards ideal para a sua necessidade. Tenha à disposição o mais completo portfólio virtual de Vales Presente do mercado!" Botão de CTA em azul claro com o seguinte texto em preto"

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603