8 de dezembro de 2021

Integração de novos colaboradores no formato home office: 6 boas práticas

Por Patricia Barreto

Profissional de RH realizando a integração de novos colaboradores no formato home office.
Conseguir fazer uma boa integração de novos colaboradores é importante para aumentar o nível de satisfação e já iniciar a relação de emprego de maneira mais positiva. No entanto, quando se trata do home office, o maior distanciamento pode trazer dificuldades para concluir essa tarefa. Esse modelo de trabalho se tornou mais frequente devido aos efeitos da pandemia de covid-19. Porém, ele virou tendência e é possível que permaneça em grande parte das empresas, de maneira integral ou em um regime híbrido. De todas as formas, é importante saber como otimizar a integração da equipe. Pensando nisso, listamos 6 práticas sobre como fazer a integração de novos colaboradores. Vamos lá?

1. Faça um planejamento para integração da equipe

Como em qualquer processo da empresa, é preciso ter um planejamento para identificar qual é a melhor estratégia para atingir os objetivos desejados. Por exemplo, é necessário observar o orçamento disponível, os equipamentos utilizados pela equipe, se o regime home office é apenas temporário ou definitivo, entre outros fatores. Isso pode limitar ou ampliar as possibilidades do onboarding. Afinal, se a ideia é que, no futuro, todos trabalhem alocados, provavelmente a equipe é da mesma localidade, permitindo ações presenciais. Nos demais casos, os meios digitais serão aliados fundamentais para integrar o time.

2. Seja acessível com os novos colaboradores

Ao pensar em como fazer a integração de novos colaboradores no home office, é fundamental ser acessível. Demonstre ao funcionário que ele pode contar com o suporte dos líderes e forneça canais que permitam que ele esclareça dúvidas e peça ajuda, caso precise. Lembre-se de que eles ainda não conhecem os processos e podem ter dificuldades. Contudo, caso não sintam abertura para se comunicar, podem deixar de entrar em contato, dificultando o trabalho. Como consequência, também é comum que seja criado um afastamento maior entre todos, dificultando a integração.

3. Otimize a troca de informações entre a equipe

A integração dos novos colaboradores exige que eles tenham contato com o restante do time. Então vale a pena otimizar a troca de informações entre eles. É preciso ter um sistema adequado para envio e recebimento de dados ou arquivos necessários para o trabalho. Além disso, vale a pena ter canais de comunicação que permitam que eles se conheçam e conversem. Existem aplicativos voltados para as empresas que possibilitam a criação de grupos, separação por temas e outras funcionalidades que podem ser interessantes.

4. Prepare um kit de onboarding

Os kits de onboarding são uma ótima forma de dar boas-vindas para o colaborador. Eles podem ser de diferentes tipos, mas algumas práticas que podem ser interessantes, são:
  • enviar os equipamentos necessários para o trabalho (notebook, periféricos);
  • entregar uma carta do gestor, um líder ou por um setor inteiro, por exemplo;
  • copos, canecas, agendas e outros itens personalizados;
  • cartões-presentes para que eles possam adquirir produtos ou serviços específicos.
Esses cuidados geram maior acolhimento, demonstrando preocupação da empresa com o bem-estar do colaborador. Assim, pode ficar mais fácil integrá-los no início do contrato.

5. Faça um treinamento inicial

Como uma das principais dificuldades enfrentadas pelos novos colaboradores é se inteirar dos processos da empresa, considere fazer treinamentos de integração. Eles servem para apresentar os valores e cultura da companhia, os processos internos, os líderes e outros detalhes que possam ser relevantes para o início do trabalho. Isso faz com que eles tenham mais tempo para se familiarizar com o novo ambiente, mesmo à distância. Dessa maneira, ao começar a rotina de trabalho, provavelmente eles terão mais facilidade para se integrar às operações.

6. Promova momentos de interação

Por fim, uma dica essencial é promover momentos de interação. Considerando o afastamento natural que o home office traz, a empresa pode realizar reuniões online com as equipes, mas com foco na descontração. A ideia é fugir das reuniões tradicionais e profissionais para dar espaço para uma convivência mais próxima, ainda que à distância. Aplicando essas 6 práticas para fazer a integração de novos colaboradores, a sua empresa pode conquistar melhores resultados com a equipe. E não se esqueça de trabalhar o clima organizacional e ter políticas de incentivo para que o restante do time favoreça o acolhimento dos novos funcionários. Quer mais dicas para criar um ambiente mais favorável na empresa? Então conheça as vantagens do cartão presente para a premiação de funcionários!
banner de e-book em fundo degradê azul escuro e claro, com a imagem de capa do e-book em uma das pontas e o seguinte texto "Guia sobre como presentear os colaboradores em datas comemorativas + 6 ideias de presentes. Confira os benefícios de presentear os colaboradores e saiba como escolher a opção ideal com Gift Cards!" Botão de CTA em laranja com texto em preto: "Baixar e-book agora".

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603