10 de agosto de 2021

Por que diversidade organizacional importa? Veja os benefícios

Por Patricia Barreto

Dois braços de pessoas diferentes simbolizando a diversidade organizacional que existe nas empresas
A diversidade organizacional está ganhando mais destaque no mercado. Porém, muitas empresas ainda não conhecem o conceito ou a sua importância, deixando de investir em um time plural para trabalhar no crescimento do negócio. Ela pode trazer diversos benefícios, tanto em relação ao funcionamento da empresa, quanto à sua imagem e papel social no mercado. Portanto, vale a pena entender o conceito e como ele pode ser aplicado. Para que não restem dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo completo sobre o tema. Continue a leitura e entenda os benefícios da diversidade organizacional, os seus tipos e como implementar a estratégia na sua empresa!

Quais são os benefícios da diversidade organizacional?

Primeiro, vale entender o conceito de diversidade. Ele trata da formação de equipes com pessoas que tenham qualidades distintas, englobando diferentes grupos culturais e características como gênero, etnia, estado civil, idade, deficiências, entre outros fatores. Logo, é possível perceber a sua relação com a inserção, que se traduz no primeiro benefício. A estratégia faz com que a empresa se torne mais inclusiva, fator relevante para se destacar no mercado e que é bastante valorizado pelos consumidores. Porém, existem mais vantagens. A diversidade favorece a troca de experiência entre pessoas que possuem diferentes perfis e vivências. Isso estimula a criatividade e favorece a criação de estratégias de negócio, trazendo visões diversas para a solução de problemas. Na prática, isso permite diferenciais importantes. Ademais, ao perceber um ambiente inclusivo, é comum que os colaboradores passem a ter mais engajamento e motivação. O principal motivo é a mudança na cultura e no clima organizacional, que leva a criação de espaços e relações mais saudáveis para o trabalho, com redução da rotatividade e melhores resultados. Por ser uma estratégia pautada em respeito e ética, ela colabora com as melhorias contínuas em relação à gestão e posicionamento do negócio no mercado. Há, ainda, o incentivo para que outras empresas adotem a estratégia, visando o cumprimento do papel social.

Quais são os tipos de diversidade?

Ao avaliar o conceito de diversidade, é possível perceber que existem diferentes tipos. Isso significa que a empresa deve observar uma variedade de fatores para que a inclusão realmente aconteça e o time seja diverso e mais rico. Confira quais são as principais características que podem ser consideradas:
  • idades;
  • etnias;
  • necessidades especiais;
  • religiões;
  • estado civil;
  • crenças variadas;
  • orientações sexuais;
  • classes sociais;
  • gêneros;
  • culturas;
  • origem.
Ademais, podem existir outros fatores que colaboram com a diversidade. A ideia, então, é avaliar como o time é formado, quais características estão representadas e quais pontos precisam melhorar. Essa análise trará uma visão realista sobre a composição da equipe e como a diversidade, muitas vezes, deixa de estar presente nos negócios.

Como implementar essa estratégia?

Implementar a diversidade organizacional pode parecer desafiador em um primeiro momento. Porém, existem dicas que podem ser utilizadas pelo setor de Recursos Humanos para promover essa estratégia nas contratações. Confira!

Mensure o quadro de funcionários

O primeiro passo é a realização de um diagnóstico do quadro de colaboradores da empresa, como citado no tópico anterior. Aqui, também é importante ver o que levou a cada contratação, identificando habilidades, conhecimentos, experiências e diferenciais. Isso pode abrir a mente sobre as outras possibilidades que o mercado de trabalho proporciona, permitindo ampliar as opções na hora de procurar candidatos para preencher as vagas.

Reestruture os processos seletivos

O passo seguinte é reestruturar os processos seletivos, visando a busca por candidatos que favoreçam à diversidade. Vale considerar a aplicação de treinamentos e capacitações que ajudem a suprir a falta de determinado conhecimento ou experiência, a fim de valorizar outras habilidades e vivências na contratação.

Reveja a cultura organizacional

Todo o processo deve ser acompanhado de mudanças na cultura organizacional, passando a respeitar e incentivar a diversidade, a compreensão e o respeito mútuo. Principalmente quando esse não é um fator presente na empresa, os impactos da mudança podem ser maiores, exigindo mais atenção. Infelizmente, situações de intolerância e desrespeito podem surgir. No entanto, é papel do empregador conscientizar a equipe e, até mesmo, prever penalidades para quem descumprir as boas práticas no ambiente de trabalho. Tudo isso ajudará a criar um ambiente diverso, que estimule a união e a melhor convivência entre o time. Pronto! Conhecendo os benefícios e as dicas para implementar a diversidade organizacional, a sua empresa pode se planejar para se tornar um ambiente mais inclusivo e com responsabilidade social. Que tal aprofundar os seus conhecimentos? Aproveite a oportunidade para aprender a importância da cultura organizacional e como fortalecê-la!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603