9 de maio de 2022

Experiência do colaborador: entenda o que é veja 4 dicas para melhorar na sua empresa

Por Patricia Barreto

Imagem representando a boa experiência do colaborador
Investir na experiência do colaborador é uma estratégia extremamente importante para a empresa. Afinal, ela impacta diretamente no engajamento e produtividade dos colaboradores e, consequentemente, no sucesso do negócio. Contudo, muitos gestores e líderes ainda não estão familiarizados com o assunto ou não sabem como colocar essa estratégia em prática. Assim, vale a pena entender mais sobre o assunto para desenvolver um clima organizacional mais positivo e tornar a experiência da equipe melhor. Quer aprender como adotar essa estratégia? Continue a leitura para entender mais sobre a experiência do colaborador e confira 4 dicas para investir nessa prática.

O que é experiência do colaborador?

Ao pensar em atração de clientes, é comum pensar na experiência do consumidor, considerando a jornada de compra e o que ele vivenciará a cada contato com a marca. Essa é uma estratégia bastante conhecida para a atração e fidelização do público. Porém, ela também pode ser aplicada em relação aos colaboradores. Nesse caso, o empregador foca em proporcionar uma experiência positiva para a equipe, considerando as diferentes interações que eles têm com a empresa, levando em conta o time, os líderes, o ambiente, os benefícios, entre outros. A ideia é fazer com que os colaboradores desenvolvam uma percepção positiva sobre a empresa, por meio de ações que acontecem ao longo de todo o contrato de trabalho. Na prática, investir em uma experiência positiva é essencial para o maior alinhamento da equipe. Veja os principais benefícios dessa prática:
  • aumenta a atração e retenção de talentos;
  • amplia o engajamento de colaboradores;
  • diminui o absenteísmo no trabalho;
  • aumenta a produtividade.

Como melhorar a experiência do colaborador com 4 dicas?

Ao pensar em melhorar a experiência dos colaboradores, é normal que surjam dúvidas sobre quais práticas podem ser adotadas. Para ajudar, listamos 4 dicas sobre o tema. Confira!

1. Crie um bom ambiente de trabalho

A primeira dica é criar um bom ambiente de trabalho. A estrutura da empresa (ou o suporte para o home office) devem ser adequados para o melhor desempenho do colaborador, com ferramentas apropriadas para o desenvolvimento do trabalho. No estabelecimento, é essencial pensar na ergonomia, com mesas e cadeiras confortáveis, equipamentos que ajudem na boa postura e previnam lesões ou dores. Também vale pensar em questões como climatização, disponibilização de ambientes de convivência e outros detalhes que promovam o bem-estar.

2. Invista no clima organizacional

Também é preciso pensar na questão emocional e na saúde mental do colaborador. Logo, o clima organizacional tem especial relevância e deve ser observado pela empresa. É importante pensar em uma jornada de trabalho adequada, práticas saudáveis durante a rotina e uma liderança positiva. É interessante investir na integração de colaboradores, em períodos de descanso, descontração e outras medidas que ajudem a criar um clima agradável para o trabalho. Isso faz com que todos se sintam mais confortáveis para desempenhar as suas funções.

3. Capacite os colaboradores

Uma das dificuldades mais comuns entre os funcionários se refere à adequação às expectativas da empresa. Muitas vezes, os processos passam a exigir novas habilidades ou o aprimoramento de capacidades do colaborador. Nesse cenário, uma dica importante é investir na capacitação deles. Isso porque nem sempre eles possuem recursos disponíveis ou tempo para investir nesse processo. Contudo, quando a empresa investe na capacitação, eles podem se desenvolver profissionalmente. Como resultado, é comum que os funcionários desenvolvam o sentimento de pertencimento e tenham uma experiência melhor no trabalho.

4. Crie programas de incentivo

Por fim, é interessante criar programas de incentivo. Eles promovem o reconhecimento e benefícios adicionais por diferentes conquistas — que podem ou não ter relação com resultados alcançados. O tempo de empresa, metas cumpridas, ações na companhia e outras práticas podem ser reconhecidas e incentivadas. Para tanto, você pode aproveitar os benefícios dos Gift Cards como recompensas. Eles podem melhorar a experiência do colaborador por serem versáteis e personalizados. Desse modo, os cartões podem ser usados para melhorar a motivação e produtividade dos funcionários, além de trazer mais benefícios para eles. Viu como não é tão difícil investir na experiência do colaborador? Por meio de práticas simples, é possível desenvolver um ambiente positivo e mais agradável para incentivar a equipe e aprimorar os resultados do negócio. Quer aprender mais sobre práticas para engajar a equipe? Então conheça o endomarketing e veja como essa estratégia pode auxiliar a empresa!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603