21 de novembro de 2023

Diversidade e Inclusão: como promover na sua empresa?

Por Juliana Villa

Sala de reuniões com homem negro explicando sobre como promover diversidade e inclusão para equipe com mulher jovem, mulher mais velha e um homem cadeirante.
Diversidade e inclusão são palavras que estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Afinal, promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo traz diversos benefícios tanto para os colaboradores quanto para o clima organizacional da empresa. Mas, o que significa diversidade e inclusão e por que é tão importante promover os conceitos nas empresas? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e dar algumas dicas de como promover a diversidade e inclusão na sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é diversidade e inclusão?

Diversidade refere-se a diferenças entre as pessoas, como:
  • gênero;
  • raça;
  • idade;
  • etnia;
  • orientação sexual;
  • religião.
Inclusão, por outro lado, relaciona-se com a geração de um espaço onde as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas, mesmo com suas diferenças. Ou seja, a diversidade diz respeito à presença de pessoas com diferentes características na empresa, enquanto a inclusão diz respeito à forma como essas pessoas são tratadas e integradas ao ambiente de trabalho.

Qual a importância nas empresas?

Existem diversos motivos pelos quais a diversidade e inclusão são essenciais nas empresas. Um deles é que promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo pode aumentar a criatividade e a inovação. Quando há pessoas com diferentes visões e experiências trabalhando juntas, as soluções propostas tendem a ser mais eficazes. A diversidade e inclusão também ajudam a reduzir preconceitos e estereótipos, criando um ambiente mais justo e igualitário. Além disso, a empresa tem o poder de atrair talentos de origens distintas, o que é benéfico para a cultura organizacional e até mesmo para os negócios. No entanto, apesar desses benefícios, ainda há muito a ser feito para tornar o mercado de trabalho mais diverso e inclusivo. Por exemplo, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), a participação de mulheres no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens. Ainda, os negros ocupam apenas 0,4% dos cargos de diretoria no país, segundo o levantamento da empresa Vagas.com.

Como promover a diversidade e inclusão nas empresas?

Agora que você já entendeu a importância da diversidade e inclusão, é hora de descobrir como promover na sua empresa. Abaixo, confira algumas dicas.

Avalie o quadro de colaboradores

Antes de mais nada, avalie o quadro de colaboradores da empresa e verifique se ele já é diverso. Se não for, é preciso pensar em maneiras de torná-lo mais inclusivo, seja por meio de políticas de recrutamento ou de programas de diversidade e inclusão.

Reavalie o processo de recrutamento e seleção

É importante garantir que todas as vagas sejam divulgadas de forma ampla e inclusiva, para que pessoas de diferentes perfis tenham a oportunidade de se candidatar. Além disso, é essencial que as entrevistas sejam conduzidas de forma justa e igualitária, sem viés ou preconceitos. Os candidatos também devem ser avaliados com base em suas habilidades e competências, e não em sua aparência, gênero, raça ou outras características irrelevantes para a vaga.

Crie um programa de empregabilidade e desenvolvimento

Outra forma de promover a diversidade e inclusão na empresa é por meio da criação de programas de empregabilidade e desenvolvimento. Esses programas auxiliam na atração e retenção de talentos de diferentes origens. Além disso, oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos os colaboradores.

Faça uma pesquisa com os colaboradores

Para entender melhor as necessidades e expectativas dos colaboradores em relação à diversidade e inclusão, faça uma pesquisa interna. Ela ajudará a identificar possíveis barreiras à inclusão e irá sugerir maneiras de promovê-la na empresa.

Realize treinamentos e palestras sobre o assunto

Para garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com os valores de diversidade e inclusão da empresa, ofereça treinamentos e palestras sobre o assunto. Isso pode ajudar a conscientizar os colaboradores sobre a importância da pauta, além de ensiná-los a lidar com situações de preconceito ou discriminação.

Crie um comitê de diversidade e inclusão

Por fim, uma forma eficaz de promover esse tema é por meio da criação de um comitê de diversidade e inclusão. Ele pode ser composto por colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos. A estratégia ajudará a desenvolver políticas e programas para transformações efetivas na cultura da empresa. Promover a diversidade e inclusão na organização é um processo contínuo e desafiador, por isso, é preciso que o RH e a alta gestão da empresa tomem as iniciativas em conjunto para formar uma mentalidade genuinamente inclusiva. Se você quer saber mais sobre os benefícios da diversidade organizacional, confira nosso artigo “Por que diversidade organizacional importa? Veja os benefícios” e comece a promover essa pauta na sua empresa hoje mesmo!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603