10 de maio de 2021

Entendendo a importância do salário emocional no mundo dos negócios

Por Patricia Barreto

Salário emocional: colegas de trabalho comemorando o sucesso corporativo juntos
Ter uma boa equipe na empresa é um dos segredos do sucesso. Desse modo, definir maneiras de encontrar os melhores colaboradores e mantê-los motivados com o negócio é um verdadeiro desafio. Por isso, é preciso conhecer estratégias para retenção de talentos, como o salário emocional. Você já conhece esse conceito? Quando se fala em salário, o mais comum é pensar na remuneração paga ao empregado e, consequentemente, nos custos que isso traz para o negócio. Mas nem sempre o dinheiro é o único fator avaliado pelos funcionários. Para explicar, preparamos este conteúdo sobre salário emocional, sua relevância para a empresa e as principais dicas para colocá-lo em prática. Confira!

O que é o salário emocional?

O salário emocional pode ser entendido como um complemento à remuneração do empregado. Ele abrange os benefícios não econômicos que o colaborador recebe na vigência do contrato de trabalho. Ou seja, ele tem um apelo mais sentimental, sem considerar apenas a questão financeira. Assim, ele relaciona o bem-estar, a motivação e a vontade de permanecer na empresa. Não há maneiras de mensurar esse benefício, já que ele não é monetário. No entanto, é possível verificar o retorno obtido pela empresa com a prática, como aumento da produtividade, dos lucros e a redução de turnover. Portanto, isso reduz custos com demissões e contratações.

Qual é a sua importância na empresa?

Um erro comum em muitos negócios, é deixar de valorizar a equipe de trabalho, acreditando que a substituição de colaboradores insatisfeitos é simples ou um caminho mais fácil. No entanto, além das despesas envolvidas, isso tem outros impactos na rotina, por exemplo:
  • implementação de novos processos seletivos;
  • treinamento e integração de novos colaboradores;
  • riscos de ficar períodos sem alguém ocupando a posição.
Por outro lado, quando o salário emocional está presente nas práticas da empresa, os funcionários trabalham com mais motivação. Isso faz com que eles tenham um maior compromisso com suas funções, produzam mais, com qualidade e desenvolvam uma relação mais próxima com a empresa. Ainda, é possível observar benefícios em relação ao mercado. Dessa maneira, a longo prazo, isso constrói uma imagem mais atrativa para a empresa, atraindo bons profissionais que buscam melhores condições de trabalho. Isso faz com que valha a pena investir em práticas para manutenção da equipe. Já que proporcionar um ambiente mais adequado aos colaboradores, também pode melhorar a reputação perante os consumidores. Ou seja, de maneira geral, é possível perceber um melhor desempenho do negócio em diversos aspectos.

Como aplicar essa prática na empresa?

Como vimos, o salário emocional traz vários benefícios para a organização, mas é preciso saber como desenvolver e implementar a estratégia. Para começar, é importante fazer uma avaliação do ambiente organizacional e colher feedbacks para ter ideias sobre quais benefícios são mais atrativos para os colaboradores. Também vale apresentar diferentes opções para que eles possam indicar quais geram mais valores. A empresa também deve demonstrar abertura para receber críticas e sugestões de melhoria. Entretanto, existem algumas práticas comuns que podem servir como base para a estratégia, como:
  • ter programas de premiação e reconhecimento dos funcionários;
  • criar um plano de carreira, que traga mais oportunidades aos colaboradores;
  • desenvolver um ambiente de trabalho adequado, tanto físico, quanto emocional;
  • possibilitar a melhor conciliação do trabalho com a vida pessoal — flexibilidade de horário, home office, entre outros;
  • realização de eventos de integração, promovendo interações e lazer entre a equipe;
  • incentivos à educação e à cultura.
Não se esqueça de coletar ideias e receber sugestões, ninguém melhor que o próprio time para apresentar boas práticas para o salário emocional. Sem dúvidas, a opinião deles vai ajudar você a identificar as medidas mais eficazes para ter sucesso na estratégia. Com certeza essas dicas serão úteis para o seu negócio! E para acompanhar outras novidades e tendências que podem ajudar sua empresa, siga nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603