27 de dezembro de 2021

Saiba como melhorar a cultura de trabalho virtual com estas 4 dicas

Por Patricia Barreto

Funcionária realizando um trabalho virtual com seus colegas de home office.
O trabalho virtual pode trazer benefícios para a equipe, como mais tempo disponível ao não precisar lidar com o trânsito e redução do estresse. No entanto, ele também tem desafios que podem resultar em insatisfação dos funcionários se não forem trabalhados. Por isso, é interessante que a empresa busque alternativas para melhorar a cultura do trabalho a distância, com maior aproximação entre os colaboradores e que colabore com a sensação de pertencimento. Para mostrar como fazer isso, listamos 5 dicas sobre como melhorar a cultura do trabalho remoto na empresa. Confira!

1. Otimize e organize a infraestrutura virtual

Para começar, a empresa precisa garantir uma infraestrutura segura para viabilizar o trabalho virtual. Assim, os colaboradores devem ter equipamentos de qualidade para trabalhar e uma conexão estável para realizar as suas atividades. Ao mesmo tempo, os sistemas da companhia também precisam ser bem desenvolvidos. Eles devem contar com a mobilidade necessária para que o time consiga acessá-lo a partir de qualquer lugar. Ainda, é interessante que eles tenham recursos e aplicações que ajudem na comunicação, organização de etapas e andamento do fluxo de maneira mais prática, considerando a distância entre os colaboradores.

2. Manter a câmera ligada em reuniões virtuais

As reuniões virtuais são importantes para alinhar o trabalho e proporcionar maior contato entre a empresa e os colaboradores. Nesse caso, vale a pena incentivar sempre a manutenção de câmeras ligadas por todos. Isso demonstra a participação de todo o time na reunião e ajuda a fazer com que as pessoas se familiarizem umas com as outras. Inclusive, é possível utilizar momentos no início ou no final das reuniões para promover a integração entre a equipe. Pode-se aproveitar para fazer perguntas sobre a trajetória de cada um ou dar momentos para que eles tenham conversas sem cunho profissional para que se conheçam melhor. Isso pode ajudar a ter uma cultura mais positiva.

3. Invista em suporte emocional para a equipe

O trabalho virtual pode trazer um sentimento de solidão na equipe, já que não há uma convivência tão próxima com os demais colaboradores e líderes. Nesse cenário, a empresa pode investir em meios de garantir um suporte emocional para todos. Por exemplo, criar canais de comunicação que autorizem conversas entre a equipe — existem diversos softwares que permitem organizar grupos e temas para que os colaboradores possam se comunicar com qualidade. Também é interessante que os líderes se disponibilizem para dar esse suporte. Quando a empresa oferece essa abertura, a equipe fica mais à vontade para esclarecer dúvidas, solicitar ajuda ou, até mesmo, apresentar sugestões de melhoria. Com base nos feedbacks recebidos, a empresa pode implementar melhorias no home office.

4. Adote políticas de benefícios versáteis

Se a ideia é organizar o trabalho virtual, as políticas de benefícios devem ser versáteis, permitindo o uso em qualquer lugar. Planos de saúde, vale-alimentação ou refeição, parcerias de descontos e outras vantagens têm que possibilitar o acesso pelos colaboradores que não são da mesma cidade, por exemplo. Além disso, ao adotar premiações e o envio de presentes em datas específicas, é preciso garantir que todos possam recebê-los e utilizá-los com tranquilidade. Uma dica para isso é contar com os Gifts Cards virtuais. Nesse caso, os Cartões-Presente são entregues e podem ser resgatados pelo colaborador via internet, garantindo mais praticidade. Pronto! Aplicando essas 4 dicas para melhorar a cultura de trabalho virtual na empresa, é possível garantir que a equipe se sentirá acolhida e terá condições de realizar suas atividades com mais eficiência. Quer mais dicas para desenvolver um ambiente mais positivo na empresa? Então conheça 4 formas de trabalhar a motivação dos colaboradores na pandemia!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603