1 de novembro de 2021

Benefícios corporativos: veja o que são e melhores práticas

Por Patricia Barreto

A imagem mostra um profissional realizando estudos sobre a implementação de benefícios corporativos
Os benefícios corporativos são ofertados pelas companhias aos colaboradores como uma forma de complementar o salário, promover o bem-estar e valorizar a equipe. Nesse sentido, eles podem ser fundamentais para conquistar bons resultados e manter o time motivado para o trabalho.  Logo, o investimento consegue trazer retornos por meio da maior produtividade, retenção de talentos e melhora no desempenho do negócio. Mas se você ainda não sabe quais práticas podem ser adotadas, não se preocupe. Preparamos este conteúdo com a lista das melhores práticas em relação aos benefícios corporativos. Confira!

Vale-transporte e combustível

O vale-transporte é um benefício obrigatório, e com isso, ele pode ser descontado em até 6% do salário do trabalhador. Porém, a empresa pode ir além do que está previsto na legislação para trazer mais vantagens. A quitação integral dos valores, por exemplo, pode ser mais atrativa aos colaboradores. Para quem usa veículo próprio, o auxílio-combustível também pode ser interessante, já que não há direito ao vale-transporte. Considerando que são despesas necessárias para que o empregado consiga ir ao trabalho com maior segurança, ele pode ser fundamental para aumentar a motivação e o bem-estar.

Veículo corporativo

Se a empresa tem veículos próprios para realizar demandas fora do estabelecimento, que tal deixá-los com os colaboradores para que também os utilize na ida e volta ao trabalho?  Em alguns casos, o benefício pode ser estendido, permitindo o uso para outros momentos. A ideia é simples: se a empresa mantiver os veículos parados na sede em certos horários, vale considerar a possibilidade de liberar o uso para quem os utiliza no dia a dia

Assistência médica e odontológica

Cuidar da saúde nem sempre é fácil e os planos de saúde costumam ter um custo elevado em contratos individuais. Assim, quando a empresa oferece a assistência médica e odontológica, ainda que tenha participação do empregado, o benefício tende a ser muito atrativo.  Além disso, ele incentivará a manutenção de uma rotina saudável e facilitará o acesso aos atendimentos médicos ou odontológicos, se necessário. Esse pode ser um diferencial para o bem-estar da equipe, refletindo também no seu engajamento. 

Vales refeição e alimentação

O vale-refeição é um benefício que pode ser destinado à compra de refeições prontas em restaurantes, padarias, entre outros. Já o vale-alimentação pode ser usado em compras de mercado ou estabelecimentos específicos que aceitem os vouchers. Ambos são benefícios atrativos, pois proporcionam economia em relação à alimentação. Com tantos custos mensais no orçamento facilitar, esse pode ser um diferencial importante para motivar colaboradores e reter talentos.

Participação nos lucros

A participação nos lucros acontece quando a empresa divide com os colaboradores os resultados positivos. Ou seja, quando a organização tem um bom desempenho, o funcionário é diretamente beneficiado por meio da remuneração. Com isso, é comum que isso sirva como incentivo para o aumento da produtividade e entregas com mais qualidade

Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício mensal em valor determinado pela empresa para que a equipe aproveite experiências culturais. Cinema, teatro, compra de livros, instrumentos musicais ou cursos relacionados ao tema são apenas algumas das possibilidades. Por também garantir momentos de lazer, pode ser bastante atrativo. 

Parceria com empresas de lazer a compras

Outra possibilidade é fazer parcerias com outras empresas visando garantir descontos para os colaboradores aproveitarem momentos de lazer ou compra de itens para o seu dia a dia.  Certamente, oportunidades de economizar ou aproveitar experiências diferenciadas de maneira mais acessível pode ser um diferencial interessante. 

Presentes em datas comemorativas

Aqui, não se trata de um benefício contínuo, mas de garantir presentes em momentos específicos. Premiações e reconhecimentos em datas importantes, como aniversário na empresa e outros momentos relevantes para o colaborador. Isso faz com que a empresa demonstre maior proximidade, o que pode beneficiar o relacionamento com o colaborador. Vale destacar que esses são apenas exemplos de benefícios corporativos, existindo outras alternativas. Além disso, a empresa deve avaliar questões como orçamento e necessidades dos colaboradores para escolher as opções ideais. Assim, é possível aproveitar todas as vantagens que um time mais engajado proporciona. Se você quer saber mais sobre os impactos que os benefícios podem ter no dia a dia da empresa, conheça a importância do salário emocional!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603