25 de abril de 2022

Datas comemorativas: qual a importância de celebrar na sua empresa?

Por Patricia Barreto

Colaboradores celebrando datas comemorativas
É comum que as empresas busquem formas de motivar os colaboradores e manter um clima mais agradável. Entre as estratégias que podem ser usadas, vale considerar a celebração das datas comemorativas. Essa prática consegue trazer uma série de benefícios para o ambiente de trabalho, engajando toda a equipe. No entanto, muitos gestores e líderes ainda não utilizam a estratégia por não conhecerem a sua relevância no contexto empresarial. Logo, é importante entender melhor os impactos que essas comemorações podem gerar e como adotar a estratégia. Pensando nisso, preparamos este conteúdo esclarecendo o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens de celebrar as datas comemorativas?

Antes de tudo, vale entender por que é tão importante celebrar as datas comemorativas na empresa. Muitos gestores enxergam a prática apenas como um gasto (de tempo e dinheiro). Entretanto, é preciso entender a prática como um investimento, pois ela trará retornos interessantes para o negócio. Confira os principais benefícios da estratégia:
  • maior engajamento dos colaboradores devido ao reconhecimento concedido pela empresa;
  • melhora no clima organizacional ao perceber o sentimento de pertencimento;
  • entrosamento da equipe por meio das práticas adotadas e a melhora no clima;
  • aumento da produtividade, como resultado da maior motivação do time.
Ainda, há outros benefícios relacionados, como a permanência de talentos e redução do turnover. Como consequência, também é possível visualizar uma redução de custos do negócio, ao mesmo tempo em que o faturamento aumenta devido à maior produtividade.

Como celebrar as datas comemorativas na empresa?

Se você deseja aproveitar as vantagens de celebrar as datas comemorativas para empresas, é preciso saber como colocar a estratégia em prática. A seguir, veja as principais dicas!

Defina um objetivo e o calendário de datas comemoradas

Comece estabelecendo os objetivos relacionados às comemorações e entenda quais datas entrarão na estratégia. Por exemplo, é comum incluir o Natal e os aniversários. Porém, é possível ampliar as possibilidades conforme as metas da empresa. Se há um foco maior no reconhecimento das conquistas profissionais de cada um, comemorar o dia da profissão do funcionário e os aniversários de empresa pode ser interessante. Datas como Dia dos Pais e das Mães ou Dia da Mulher também costumam ser relevantes.

Faça campanhas de divulgação da estratégia

Depois de definir o calendário de datas comemorativas, é necessário divulgar a estratégia para que a equipe fique ciente das práticas adotadas pela empresa. Em um primeiro momento, ela não precisa ser detalhada: basta comunicar a adoção da estratégia de comemorações em datas importantes. Porém, na hora de colocar cada comemoração em prática, é preciso ter uma campanha mais detalhada. Por exemplo, é possível trazer mensagens de conscientização e reconhecimento, garantir benefícios, entre outras práticas.

Organize ações e eventos para cada data comemorativa

Seguindo a lógica da dica anterior, é interessante que a empresa detalhou como serão as ações ou eventos em cada data comemorativa. Nas festas de fim de ano, é comum fazer uma confraternização com a equipe. Já em outras datas, as práticas tendem a ser mais individuais. Em todos os casos, o planejamento se torna fundamental para conseguir encaixar a demanda no calendário da empresa e no orçamento corporativo. Afinal, é preciso investir para garantir que as campanhas tenham sucesso e sejam realmente motivadoras.

Considere a entrega de brindes ou realização de sorteios

Para ajudar a ter comemorações de sucesso, vale a pena considerar a concessão de brindes e a realização de sorteios para beneficiar o time. Nesse caso, uma ótima alternativa é o uso dos Gift Cards. Eles concedem um valor de crédito para que o colaborador utilize como desejar. Dessa maneira, ele se torna flexível e versátil, além de trazer maior personalização — afinal, quem receber o brinde poderá escolher a melhor forma de gastar o valor. Assim, também é possível aumentar a motivação do time em relação às datas especiais na empresa. Pronto! Agora você já sabe que as datas comemorativas trazem oportunidades para engajar a equipe e desenvolver um clima organizacional mais positivo. Portanto, se organize para implementar essa estratégia na empresa e aproveitar todos os benefícios que ela proporciona. Quer suporte para implementar a estratégia? Então acesse a loja da Giftty e confira os nossos Gift Cards!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603