O que é e como surgiu o Dia da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data importante para refletir sobre as lutas das mulheres por igualdade, empoderamento e o fim das discriminações.
Tudo começou em 1908, quando operárias têxteis de Nova York fizeram greve exigindo melhores condições de trabalho, salários mais justos e o direito ao voto. A manifestação foi duramente reprimida, mas, no mesmo ano, o Congresso Socialista Internacional sugeriu a criação de um dia para apoiar as demandas femininas.
Em 1911, a primeira comemoração do Dia da Mulher aconteceu em países europeus, como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Com o tempo, a data se consolidou como símbolo das lutas femininas, não só por condições de trabalho melhores, mas também por direitos políticos e sociais.
No Brasil, o Dia da Mulher foi oficializado apenas em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, proclamado pela ONU. Atualmente, essa data serve para refletir tanto sobre os avanços conquistados quanto sobre os desafios que ainda existem.
É uma data marcada por manifestações, eventos e ações ao redor do mundo, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e destacar a importância da luta contra o sexismo, a violência doméstica e a discriminação.
Qual é a importância do Dia da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para destacar a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades no mercado de trabalho.
Embora avanços tenham sido feitos, ainda existem desigualdades salariais entre gêneros em muitas empresas, além da baixa presença feminina em cargos de liderança, barreiras relacionadas à maternidade e casos de assédio.
Comemorar a data é uma oportunidade para promover a conscientização sobre essas questões e reconhecer as contribuições das mulheres no ambiente de trabalho, valorizando seu papel e incentivando a mudança.
Como comemorar o Dia da Mulher na empresa? Veja 8 ações
No momento de comemorar o Dia da Mulher na empresa, é comum pensar em algumas práticas como dar flores ou chocolates. Mas é importante fugir do clichê e buscar medidas que sejam mais relevantes e atrativas. Veja 5 sugestões!1. Planeje palestras e workshops sobre mulheres no mercado de trabalho
A primeira dica para promover o Dia da Mulher na empresa é realizar palestras de conscientização sobre o tema, falando também sobre mulheres no mercado de trabalho e o seu papel. Aqui, temas comuns que podem ser abordados são saúde mental, equidade de gênero, liderança feminina, maternidade e carreira, histórico de conquistas femininas, entre outros.2. Crie um programa de desenvolvimento profissional para mulheres
Para além do Dia da Mulher na empresa, é importante criar programas com foco no desenvolvimento profissional das colaboradoras o ano todo. Assim, conceder treinamentos e capacitações, criar planos de carreira, rever as práticas salariais, promovendo a igualdade, e adotar medidas que incentivem o crescimento das colaboradoras na empresa é uma ótima forma de ter uma postura mais alinhada. Também é possível estabelecer um programa de mentoria voltado para o apoio ao desenvolvimento profissional das mulheres na organização. Esse tipo de ação pode ser fundamental para promover a igualdade de oportunidades e fortalecer o networking entre as colaboradoras.3. Realize uma ação solidária
A atuação da empresa nessa data também pode ir além das próprias colaboradoras. Por exemplo, é possível realizar uma ação solidária, apoiando organizações não governamentais (ONGs) e outros projetos sociais focados no suporte às mulheres. Existem alternativas que atuam pensando no desenvolvimento no mercado de trabalho, no suporte diante de situações de vulnerabilidade, apoio em casos de violência doméstica e diversas outras situações de grande relevância social.4. Convide colaboradoras para compartilharem suas histórias profissionais
Que tal dar a oportunidade de as colaboradoras compartilharem as próprias experiências no Dia da Mulher no trabalho? Isso pode ser feito em uma mesa redonda ou confraternização entre elas, para dar um ambiente mais acolhedor para que elas possam trocar ideias e se abrir. Também é válido organizar um período para as interessadas poderem compartilhar vivências com os demais colaboradores. Dar esse espaço de fala para as mulheres ajuda a construir um espaço mais igualitário, que dê voz às mulheres e espaços para o reconhecimento de sua atuação.5. Implemente uma plataforma de apoio à saúde mental das mulheres
Implementar programas de apoio à saúde mental, abordando questões relacionadas à ansiedade e o estresse enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho. Além disso, é importante disponibilizar terapia ou aconselhamento psicológico.
6. Ofereça benefícios que atendam às necessidades das mulheres
Revise os benefícios oferecidos pela empresa para garantir que atendam às necessidades específicas das colaboradoras. Isso pode incluir desde o apoio à maternidade, creche, até benefícios voltados para a saúde mental e física das mulheres no ambiente de trabalho.
7. Crie campanhas de conscientização e diversidade na empresa
Comemorar o Dia da Mulher na empresa também é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a diversidade e a inclusão. Uma maneira de fazer isso é por meio de campanhas de conscientização que promovam a igualdade de gênero e combatam estereótipos.
Essas campanhas podem abordar temas relacionados à importância da representatividade feminina em todos os níveis hierárquicos, o respeito à diversidade de gênero, à luta contra o preconceito e à conscientização sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.