5 de setembro de 2023

Recompensas financeiras e não financeiras: entenda a diferença e impacto no engajamento dos colaboradores

Por Juliana Villa

Time de trabalhadores felizes com suas recompensas financeiras e não financeiras
Recompensas, financeiras ou não, exercem um papel importante na hora de construir um bom clima organizacional. Você já usa essa estratégia no negócio? Ela pode trazer diversos benefícios em relação à equipe e, consequentemente, aos resultados obtidos. Para entender mais, continue a leitura deste conteúdo para aprender o que são recompensas financeiras e não financeiras e como elas afetam os colaboradores. Acompanhe!

Quais as diferenças entre recompensas financeiras e não financeiras?

Na recompensa financeira, a ideia é recompensar o trabalhador com dinheiro, como um bônus salarial, comissões, participação nos lucros, entre outros. Em geral, é comum pensar nessas alternativas para trazer reconhecimento. Já a recompensa não financeira se refere a outros benefícios, que não tem apenas o valor monetário. Aqui, ela pode envolver questões relacionadas à experiência e bem-estar: um dia de folga remunerada, o reconhecimento pelas conquistas, etc.

Como elas impactam a equipe?

As recompensas ajudam a motivar a equipe para realizar conquistas que promovam o reconhecimento pela empresa e possam resultar em premiações. Afinal, eles percebem que são mais valorizados e que os empregadores não se limitam a cumprir o que é obrigação legal: eles vão além, promovendo maior bem-estar. Como resultado, os colaboradores tendem a ficar mais engajados com a empresa e aumentar a produtividade. Essa postura da empresa ainda ajuda a atrair e reter talentos, colaborando com a criação de relacionamentos mais longos com a equipe.

Quando usar cada tipo de recompensa?

Para aproveitar todo o potencial da estratégia, é preciso saber quando adotar cada tipo de recompensa. Em geral, as recompensas monetárias são indicadas para incentivar a realização de tarefas específicas, o cumprimento de metas e outras questões semelhantes. Isso porque ela funcionará como um prêmio pela realização do colaborador. Já as recompensas não monetárias podem ser usadas para aumentar a satisfação profissional do funcionário, ao reconhecer o seu valor. Na prática, elas ajudam a construir uma relação mais sólida, sendo bastante indicadas para uma visão de médio ou longo prazo na empresa.

Quais são as principais recompensas não monetárias?

É comum ter dificuldades para pensar em formas de garantir recompensas não monetárias. A seguir, veja algumas possibilidades!

Crescimento e desenvolvimento profissional

A empresa pode oferecer mais oportunidades para o colaborador crescer, por meio de novos cargos e promoções (que também envolvem um ganho financeiro). Ainda, a oferta de cursos e outras experiências profissionais para o desenvolvimento funcionam como recompensas não monetárias.

Benefícios sociais

Aqui, o foco é a vida social do colaborador: dias de folga remunerada, incentivo ao descanso e cuidados pessoais, entre outras medidas semelhantes. Ou seja, a empresa precisa promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Envolvimento comunitário

Nesse caso, a empresa busca oportunidades para que a equipe trabalhe em projetos sociais e atue com voluntariado. Essa é uma experiência que enriquece a vida pessoal, além de beneficiar o desenvolvimento profissional e o currículo.

Incentivos ao cuidado com a saúde

Incentivar o cuidado do colaborador é importante para que ele tenha maior qualidade de vida. É possível fazer isso por meio de parcerias com médicos, farmácias, clínicas e profissionais em geral relacionados à saúde, que possam ofertar descontos, dar palestras, repassar informações, etc.

Apoio psicológico

Seguindo a ideia anterior, também vale a pena ter espaços acolhedores e oferecer suporte psicológico ou terapia à equipe. Isso colabora com a saúde mental e beneficia o desempenho deles na empresa.

Trabalho flexível

Adotar o trabalho flexível, tanto em relação ao local quanto à jornada, também é uma recompensa atrativa. Ela promove maior bem-estar e ajuda no equilíbrio da rotina do trabalhador.

Reconhecimento

Outra forma de reconhecimento é conceder benefícios e experiências. Isso pode ser feito com Gift Cards. Eles funcionam como um vale-compra, permitindo que o colaborador escolha os itens desejados, promovendo mais personalização. Agora que você já sabe o que são as recompensas financeiras e não financeiras, pode incluí-las nas práticas da empresa. Aqui, uma dica importante é manter o equilíbrio entre os dois tipos, já que ambos são beneficiais e ajudam no engajamento da equipe. Além disso, não se esqueça de ter uma boa maneira para recompensar funcionários com novas experiências — conte com a Giftty! Quer adotar as melhores estratégias de recompensa? Acesse o nosso site e veja como a Giftty pode ajudar!
banner com fundo azul escuro e os dizeres "Encontre o mix de Gift Cards ideal para a sua necessidade. Tenha à disposição o mais completo portfólio virtual de Vales Presente do mercado!" Botão de CTA em azul claro com o seguinte texto em preto"

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603