18 de abril de 2023

Millennials e geração Z: como reter colaboradores das novas gerações?

Por Juliana Villa

Millennials e geração Z tirando uma foto.
Os colaboradores das novas gerações preferem viver experiências positivas e que saiam do tradicional no ambiente de trabalho. Por esse motivo, reter colaboradores Millennials e geração Z exige que a empresa repense a experiência proporcionada aos profissionais. Ao mesmo tempo, é comum existirem pessoas de diferentes gerações trabalhando em um mesmo ambiente. Assim, a empresa precisa readaptar as estratégias de retenção de colaboradores e trabalhar as práticas para garantir um bom clima organizacional. Para auxiliar nesse processo, vale conhecer mais sobre os millennials e geração Z, entendendo o que eles buscam no mercado de trabalho. Continue a leitura!

O que são os millennials e geração Z?

Os millennials também são conhecidos como geração Y, englobando quem nasceu entre os anos 1980 e a metade da década de 1990. Já a geração Z envolve quem nasceu entre 1995 e 2015. Embora existam outras formas de classificar, as datas costumam ser bastante próximas em qualquer definição. Em relação à geração Y, ela que acompanhou o crescimento tecnológico, com computadores e celulares passando a fazer parte da rotina. Já a geração Z tem ainda mais contato com a tecnologia desde os primeiros anos da vida, com muito uso de internet e redes sociais, além de ser comum que sejam engajados politicamente.

O que eles pensam sobre o mercado de trabalho?

As grandes mudanças impulsionadas pela tecnologia ampliaram o acesso à informação, modificaram rotinas e, com isso, também apresentam desejos e metas diferenciadas. Nesse cenário, é essencial entender o que eles pensam sobre o mercado de trabalho. Veja alguns dados relevantes obtidos em um estudo global feito pelo Workmonitor:
  • cerca de 56% da geração Z e 55% dos millennials disseram que deixariam o emprego se afetassem suas vidas;
  • 32% da geração Z e 28% dos millennials relataram que estavam procuram emprego;
  • 49% dos entrevistados têm confiança de que encontrarão um novo emprego rapidamente se fossem demitidos ou saíssem dos seus atuais trabalhos;
  • 49% da geração Z e 46% dos millennials disseram que não querem trabalhar para uma empresa que não faça esforços voltados a diversidade e inclusão;
  • para 71% dos entrevistados, a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar era muito importante — mas para 53% as funções ainda não proporcionam esse benefício.
Perceba, então, que eles valorizam os benefícios e consideram os valores da empresa em suas escolhas. Ainda, não há medo em relação à perda de emprego, existindo uma grande valorização do bem-estar e da qualidade de vida. Diante disso, é fundamental que as empresas trabalhem para criar um ambiente atrativo para essas gerações, promovendo a retenção de talentos por meio da construção de uma cultura organizacional positiva.

Como proporcionar uma melhor experiência para essas gerações?

Um dos fatores sobre a adaptação para as gerações millenials e Z é que diversos pontos que eles valorizam são atrativos também para as gerações anteriores. Logo, a empresa pode se beneficiar de maneira ampla. Veja como fazer isso!

Realize ações para melhorar o clima organizacional

A primeira dica é fazer uma avaliação interna para encontrar formas de melhorar o clima organizacional. Trabalhar a integração dos profissionais de diferentes gerações, setores e funções é uma prática interessante. Além disso, garantir um ambiente adequado e trabalhar valores positivos, como valorização da diversidade, cuidados com a saúde, foco em inovação e uma cultura de feedback frequentes ajudará a ter um clima mais atrativo para toda a equipe.

Garanta melhores pacotes de benefícios

Outra dica relevante é ter bons pacotes de benefícios. Uma remuneração compatível com o mercado, certamente, é um ponto essencial. Contudo, vale pensar também nas demais vantagens que o contrato pode trazer, como plano de saúde, seguro de vida, vale-alimentação ou refeição, vale-cultura, jornada flexível, entre outros.

Ofereça experiências personalizadas para seus colaboradores

Por fim, busque formas de trazer melhores experiências para os colaboradores, sempre de forma personalizada. Isso ajudará a fazer com que eles sintam que são realmente parte da empresa, e não apenas mais um número em meio a tantos outros profissionais. Por exemplo, vale ter uma cultura de reconhecimento e premiações. Com os Gift Cards, por exemplo, é possível presentear os colaboradores em diferentes momentos, como datas especiais e conquistas, colaborando com o desenvolvimento de uma cultura mais atraente para as novas gerações. Agora que você já sabe mais sobre os millennials e geração Z, vale aplicar essas dicas para reter talentos. Assim, é possível aproveitar diversos benefícios na empresa, como redução de turnover, diminuição de custos e melhora na produtividade. Quer acompanhar outros conteúdos e informações? Aproveite para seguir as redes sociais da Giftty e conferir outras publicações. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.  

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603