28 de março de 2022

4 maneiras de motivar sua equipe de vendas da sua empresa para vender mais!

Por Patricia Barreto

Cubos de madeira com símbolos para representar equipe de vendas
Um dos segredos de sucesso de qualquer negócio é conseguir manter um bom volume de negociações e o aumento de vendas, visando um faturamento elevado e margens de lucro favoráveis. Para tanto, um dos pontos de atenção é saber como motivar a equipe de vendas — que, muitas vezes, são o “rosto da empresa”. Afinal, os colaboradores lidam diretamente com os possíveis clientes, muitas vezes sendo os responsáveis pelo primeiro contato do consumidor com a empresa, então eles podem influenciar nos resultados obtidos. Logo, se a ideia é conquistar o aumento das vendas, o alinhamento com o time pode ser fundamental. Para auxiliar nessa tarefa, preparamos este conteúdo mostrando a importância de ter uma equipe de vendas motivada e como incentivar o time com 4 dicas. Confira!

Entenda por que ter uma equipe de vendas motivada

Antes de tudo, vale ressaltar a importância de motivar a sua equipe de vendas. Na prática, isso consegue trazer diversos benefícios. Por exemplo, quando há mais motivação, os colaboradores tendem a enxergar maior valor na parceria com a empresa, o que auxilia na retenção de talentos. A medida também pode refletir na qualidade do atendimento prestado aos clientes, que percebem o maior envolvimento do funcionário com a empresa. Ainda, é comum que o colaborador tenha um interesse maior em se desenvolver e atualizar suas estratégias. Tudo isso pode refletir no aumento das vendas.

Veja como motivar a equipe de vendas com 4 dicas

Para conseguir manter a equipe de vendas motivada, a empresa precisa adotar estratégias que aumentem a integração do time e o seu engajamento com o negócio. Nesse sentido, existem algumas dicas que podem ajudar na conquista desse objetivo. Confira as 4 principais!

1. Crie um ambiente de trabalho agradável

A primeira dica é desenvolver um ambiente de trabalho que seja agradável e ter um bom clima organizacional. Para isso, é importante pensar em diversos fatores, como o conforto da equipe durante o trabalho, pensando nos móveis, equipamentos e climatização dos espaços. Também é necessário ter atenção à cultura empresarial, evitando práticas como o excesso de cobranças, pressões desnecessárias e outros fatores que criem um ambiente estressante e exaustivo. O relacionamento com os demais colaboradores e com os superiores influencia na motivação do funcionário, então é essencial ter um ambiente positivo.

2. Invista em treinamentos

Um erro comum cometido pelas empresas é acreditar que cabe apenas ao colaborador buscar melhorias em seu trabalho. Entretanto, isso envolve tempo e dinheiro, e nem sempre se encaixa na rotina da equipe. Nesse cenário, uma forma de motivar equipe de vendas é conceder treinamentos e capacitações. Quando a própria empresa disponibiliza cursos e outros meios de aprendizado, há um incentivo maior para que a equipe realize as aulas. Ademais, ao perceber o investimento do negócio em seu desenvolvimento profissional, é comum o desenvolvimento de um sentimento de pertencimento. Afinal, se a empresa investe no seu aprendizado, é possível ter maior segurança no relacionamento profissional, até mesmo para criar uma visão de longo prazo para a parceira.

3. Saiba reconhecer o colaborador

Outra dica essencial é saber reconhecer o trabalho dos colaboradores, tanto individualmente quanto de maneira coletiva. Muitas vezes, os gestores desenvolvem um olhar que foca apenas no “cumprimento da obrigação” relacionada ao contrato de trabalho. Entretanto, um colaborador realmente motivado consegue entregar mais, trazendo grandes benefícios para a empresa. Logo, os líderes precisam reconhecer esse diferencial e demonstrar que isso é notado, inclusive através de ações específicas, como concessão de promoções e outras vantagens.

4. Inclua bonificações na estratégia

Seguindo a ideia da dica anterior, vale adotar bonificações na estratégia visando o reconhecimento da equipe. Por exemplo, é possível criar campanhas de incentivo de vendas, criando metas a serem alcançadas pela equipe que, se cumpridas, garantirão acesso a benefícios específicos. Também é interessante trabalhar com comissões que sejam atrativas e, até mesmo, outros tipos de bonificações. Uma dica para personalizar a estratégia e trazer diferenciais para a equipe é dar incentivos por meio de gift cards. Os Gift Cards concedem crédito para que o colaborador compre produtos ou serviços da marca vinculada. Dessa maneira, ele terá mais liberdade para escolher o que deseja, enquanto aproveita uma experiência diferenciada. Agora você já sabe como motivar a equipe de vendas e por que essa prática é tão relevante para o negócio. O próximo passo, então, é se organizar para colocar as nossas dicas em prática e buscar a melhoria nos resultados obtidos pelo negócio. Quer mais dicas para criar um ambiente agradável e engajar o time? Então descubra a importância do salário emocional no mundo dos negócios!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603