20 de dezembro de 2021

Campanha de Incentivo de Vendas: tudo que você precisa saber para criar a sua

Por Patricia Barreto

Um botão enter de um teclado escrito bonus, simbolizando uma campanha de incentivo de vendas.
A empresa pode se valer de diferentes estratégias para aumentar o faturamento. Entre elas está o desenvolvimento de uma campanha de incentivo de vendas. Aqui, o foco é motivar a equipe para que elas consigam entregar resultados mais positivos, além dos que já são esperados no contrato. No entanto, é preciso entender a estratégia e como montá-la de maneira eficaz para que o investimento gere o retorno esperado. Quer aprender mais? Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue lendo e aprenda!

O que é uma campanha de incentivo de vendas?

Uma campanha de incentivo é uma estratégia desenvolvida pela empresa para motivar melhores resultados em relação aos colaboradores. Ela pode ser utilizada com diferentes finalidades, como buscar um aumento nas vendas. Geralmente, as campanhas voltadas às vendas preveem metas específicas, com pagamento de prêmios e comissões adicionais. Isso porque, a ideia é estimular resultados melhores — logo, é preciso ter outros benefícios, além do salário, para que a equipe fique motivada.

Você sabe a diferença entre cobrança e incentivo?

Ao pensar sobre campanhas de incentivo, é fundamental ter atenção para que ela não se torne uma cobrança. Você sabe a diferença entre esses conceitos? Como você viu, o incentivo tem relação com estímulo e motivação. Então ele traz recompensas pelos resultados. Já a cobrança costuma ter um caminho contrário: os ganhos do funcionário são utilizados pelos líderes para cobrar resultados. Em outros casos, eles se referem à inclusão de novas metas, sem uma contrapartida satisfatória, gerando uma sobrecarga e ações que, na prática, não engajam a equipe. Mas isso não significa que a empresa não possa fazer cobranças em relação aos colaboradores. Afinal, eles devem cumprir as suas funções de maneira correta, atendendo o que foi acordado no contrato de trabalho. Porém, quando há uma campanha de incentivo, há um planejamento completo por trás. Logo, esse é um caminho importante quando o objetivo é estimular o engajamento e a motivação. Além disso, uma campanha de incentivo de vendas pode trazer outras vantagens — além da possibilidade de aumentar o faturamento. Veja só:
  • atração e retenção de talentos;
  • aumento da produtividade;
  • maior integração do time;
  • ótimo custo-benefício.
Por outro lado, cobranças em excesso, especialmente com a falta de benefícios, podem trazer um resultado contrário, deixando funcionários desmotivados e prejudicando o desempenho da empresa.

Como criar uma campanha de incentivo para vendas eficiente?

Agora que você já conferiu mais detalhes sobre a campanha de incentivo de vendas, é importante saber como desenvolvê-la corretamente. Confira os principais passos

Planeje a campanha

O principal ponto de atenção é o planejamento, pois é ele que embasará a aplicação e o desenvolvimento da campanha. Nesse sentido, existem diversas práticas que podem fazer parte dessa etapa. Como:
  • definir os objetivos da campanha, com as metas ou resultados esperados;
  • desenvolver campanhas de marketing para auxiliar nas vendas;
  • criar regras e políticas para não deixar dúvidas sobre a campanha.
Vale destacar que, embora a meta mais comum seja o aumento nos resultados, essas campanhas podem ter outras finalidades específicas. Por exemplo:
  • lançar produtos;
  • conseguir mais engajamento;
  • promover a marca;
  • aumentar o mix de vendas;
  • entre outros.

Defina as premiações

O segundo passo é verificar as premiações que serão concedidas, considerando o orçamento da empresa e o perfil dos colaboradores. Aqui, tenha em mente que os prêmios devem ser atrativos para realmente despertar o interesse e a motivação da equipe. Eles podem ser um reconhecimento maior, promoção, dias de folga remunerada ou experiências específicas. Para garantir maior personalização, também é possível contar com vale-presentes de valores variados, com mais flexibilidade para quem recebe.

Divulgue e implemente a campanha

Com as etapas anteriores concluídas, é hora de divulgar a campanha para os colaboradores, garantindo que eles entendam todas as regras e benefícios envolvidos. Depois, implemente a estratégia, inclusive por meio da atração de clientes. E não se esqueça de acompanhar os resultados, com métricas que ajudem a avaliar o desempenho e implementar melhorias, se necessário. Dessa forma, a empresa conseguirá criar uma campanha de incentivo de vendas mais eficaz. Quer mais dicas para turbinar as vendas? Então vale procurar meios de reativar clientes inativos: descubra as principais dicas sobre o assunto!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603