Entenda a importância de promover a saúde mental no trabalho
Por Juliana Villa
A saúde mental no trabalho está intimamente ligada a um bom clima organizacional, fator importante para o bom desempenho do time e para que novos talentos queiram fazer parte da empresa.Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela empresa Capita mostrou que 79% dos entrevistados passaram por estresse no trabalho nos últimos meses e, ainda, 47% acham normal sentir estresse e ansiedade enquanto executam suas tarefas.Ainda, segundo a pesquisa, temos um dado mais alarmante, 53% conhecem pessoas que desistiram do trabalho devido ao estresse. Ou seja, o estresse e a ansiedade são prejudiciais tanto para os colaboradores quanto para a empresa, pois quando o ambiente não é agradável, tudo ao entorno se torna tóxico e o estresse se torna crônico entre os funcionários, prejudicando as entregas e os resultados da empresa.Neste conteúdo, vamos falar mais sobre a saúde mental no trabalho, sua importância e como criar um ambiente saudável para seus funcionários. Acompanhe!
Importância da saúde mental no trabalho
Ainda falando em dados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a cada dólar investido em estratégias e ações a favor da saúde mental no trabalho, a empresa tem retorno de quatro dólares em produtividade e saúde melhorada.Outro dado da Previdência Privada mostra que mais de 75 mil pessoas se afastaram do trabalho devido à depressão. Com isso, entendemos como a saúde mental afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa, inclusive o trabalho, em que dedicamos boa parte do nosso dia a dia.Quando os colaboradores não estão bem, a produtividade cai, os relacionamentos entre colegas esfriam, a satisfação com o trabalho diminui e podem torná-los mais resistentes a mudanças. Todos esses aspectos afetam os resultados da empresa, por isso, investir na saúde mental no trabalho é também investir em lucratividade, produtividade e melhora dos resultados do negócio.
Como a empresa pode promover a saúde mental no trabalho
Eduque as lideranças sobre o tema
Como ainda existem tabus sobre saúde mental, muitas pessoas podem considerar o estresse no trabalho como normal. Dessa forma, é fundamental conversar com as lideranças sobre o assunto para que elas estejam preparadas para lidar com a situação, tendo uma postura acolhedora.Além disso, promover treinamentos sobre como balancear a carga de estresse no trabalho, por exemplo, evitando sobrecarga, cobranças excessivas, entre outros.
Mapeie a situação
Faça uma pesquisa com os colaboradores, mas lembre-se de deixá-la em anônimo, assim, todos se sentem confortáveis para responder. Dessa forma, é possível mapear a saúde mental no trabalho e definir estratégias para promover um ambiente agradável e saudável para todos.
Incentive a cultura de work-life balance
Muitas vezes, os colaboradores têm dificuldade em balancear a vida pessoal e profissional, deixando a parte profissional interferir na pessoal e vice-versa. Isso acaba gerando estresse e irritabilidade.Por isso, as lideranças podem promover ações que visem uma cultura work-life balance, incentivando o colaborador a cuidar do próprio bem-estar a partir de atividades físicas, e definir regras claras para o horário de trabalho. Por exemplo, não incentivar o envio de mensagens fora do horário de trabalho ou a realização de horas extras frequentes.Ainda é possível oferecer programas de terapia, atividades de bem-estar e bonificações visando melhorar a saúde mental no trabalho.
Considere o trabalho flexível
O trabalho flexível nada mais é que oferecer a oportunidade de o colaborador escolher seu horário de trabalho conforme as regras acordadas com a empresa, permitir o trabalho home office ou híbrido. Esses modelos são os preferidos dos colaboradores desde a pandemia da Covid-19, que forçou a adoção de medidas de isolamento social.Nesses modelos de trabalho, o colaborador reduz o estresse que teria com o trânsito para chegar ao local de trabalho, pode escolher de onde vai trabalhar, se será em casa ou em algum coworking, otimizando a rotina, facilitando a cultura work-life balance também.
Incentivo e premiação de colaboradores
Como falamos, as bonificações são ações que podem ajudar a promover a saúde mental no trabalho. Elas servem para incentivar e engajar os colaboradores, a partir do reconhecimento do seu esforço e trabalho diário.Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando novidades e assuntos relacionados à promoção de um bom ambiente de trabalho em nossas redes sociais. Estamos no Instagram | Facebook | Linkedin