30 de agosto de 2021

Como inovar nas vendas? Conheça 5 estratégias e venda mais

Por Patricia Barreto

Uma lâmpada acesa em cima de um livro aberto simbolizando uma forma de como inovar nas vendas
Você já se perguntou como inovar nas vendas para otimizar os resultados obtidos na sua empresa? Essa é uma dúvida comum, especialmente diante de um cenário competitivo, que exige diferenciais para que o negócio se mantenha em destaque no mercado.  Com a transformação digital e a mudança nos hábitos de consumo, isso se tornou ainda mais evidente. Assim, além de buscar oferecer produtos e serviços relevantes ao consumidor, é importante saber como aplicar a inovação nas vendas, visando concretizar os resultados planejados. Quer aprender mais? Então continue com a gente e conheça 5 estratégias sobre como inovar nas vendas e melhore o desempenho da sua empresa!

1. Crie novos canais de venda

As demandas dos clientes mudam constantemente, então que tal criar canais que possam atender às diferentes necessidades? Lojas físicas e e-commerces não são as únicas possibilidades.  Também é possível utilizar marketplaces, vendas via redes sociais, comunicação, encomendas via aplicativos, entre outros. O objetivo, nesse caso, é ampliar o alcance da sua empresa e as possibilidades de vendas. 

2. Invista em opções diferentes do seu produto

Que tal inovar em seus produtos? É possível buscar novas maneiras de vender os itens ou serviços comercializados pela sua empresa visando atrair um público maior. Mudanças em cores, tamanhos, kits e outros detalhes podem incentivar a venda ao apresentar uma novidade. Outra prática que pode ser usada é a venda de gift cards. Eles são vale-presentes vinculados ao seu estabelecimento, podendo ser comprados pelos clientes para presentear outras pessoas ou vendidos para empresas, por meio de parcerias, em meio a programas de incentivo. Em todos os casos, a estratégia faz com que outras pessoas cheguem ao seu estabelecimento, trazendo oportunidades para apresentar a sua marca e tentar potencializar a venda, complementando os valores relacionados ao cartão-presente. 

3. Tenha uma boa política de remuneração dos vendedores

De nada adianta saber como inovar nas vendas, se não contar com uma equipe preparada para isso, não é? Logo, a empresa deve ter vendedores engajados, preparados para aprender e aplicar melhores práticas, além de focar no crescimento constante. Nesse cenário, uma dica importante trata da remuneração. Oferecer salários alinhados ao mercado e que realmente valorizem o serviço prestado ajuda a mantê-los focados. O pagamento de comissões, participações em lucros e outros benefícios também servem como incentivo Ainda, é possível ter benefícios que não são pagos em dinheiro, mas visam o desenvolvimento de uma relação melhor com os funcionários. Programas de reconhecimento, premiações, jornada flexível, entre outras medidas, podem tornar o ambiente mais agradável, motivando o trabalho dos vendedores.

4. Desenvolva melhor a abordagem de clientes

Um dos pontos que devem ser trabalhados quando se pensa em inovação nas vendas é a abordagem dos clientes. Certamente, o ponto de partida é focar em um bom atendimento e na melhor experiência do consumidor.  No entanto, é preciso saber como fazer abordagens corretas, que aumentem as chances de concluir a venda e, até mesmo, fidelizar o cliente. Nesse momento, vale considerar a personalização. Ouvir o cliente para entender o que ele procura, quais são as suas dores e, então, relacioná-las com as soluções de negócio pode ajudar a equipe a direcionar a abordagem de maneira mais efetiva. Ainda que existam scripts para serem seguidos, aposte na flexibilidade para que o cliente sinta esse diferencial ao se relacionar com a sua empresa. 

5. Use criatividade e novas maneiras de como inovar nas vendas

Inovar significa criar algo novo, saindo dos padrões anteriores. Logo, a inovação em vendas exige criatividade. Não basta apenas acompanhar tendências e aplicá-las ao seu negócio, seguindo o movimento de outras empresas. É preciso trazer novidades.  Para tanto, a dica é trabalhar a cultura de inovação no negócio, mostrando para toda a equipe a importância disso para o desenvolvimento da empresa e abrindo canais para que eles possam apresentar e discutir ideias. Também é necessário ter líderes preparados para recebê-las, avaliá-las e, se for o caso, viabilizar a sua implementação. Em todos os casos, ao pensar em como inovar nas vendas, é essencial ter em mente o papel dos vendedores. Afinal, eles serão os responsáveis por viabilizar as diferentes estratégias. Portanto, a empresa deve criar meios de motivar os colaboradores, criando políticas atrativas e que os incentivam a buscar um melhor desempenho. Isso refletirá na experiência do consumidor e nos resultados obtidos.  Quer conhecer mais sobre estratégias de vendas? Aprenda agora como o gifting pode ser utilizado!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603