11 de outubro de 2021

Como fazer um pós venda eficiente e reter os seus clientes?

Por Patricia Barreto

A imagem mostra funcionários de telemarketing trabalhando para realizar um pós venda eficiente.
O pós-venda, como o nome diz, é uma etapa que acontece após o fechamento de vendas na empresa. Muitas vezes, o negócio foca em boas práticas para conseguir novos contratos, mas se esquece da importância de manter um bom relacionamento ao longo do tempo. Nesse sentido, o pós-vendas traz o conjunto de técnicas aplicadas para nutrir a relação com os clientes, oferecer suporte e garantir a satisfação do consumidor. Afinal, isso ajudará a mostrar o valor da empresa e dos produtos ou serviços, além de aumentar as chances de que ele retorne em outras oportunidades ou indique o estabelecimento, promovendo a fidelização. Logo, é fundamental saber como fazer um pós-venda eficiente. Quer aprender? Então confira as nossas dicas!

Ter um suporte eficiente

O primeiro ponto que deve ser observado no pós-venda é o suporte. É fundamental ter uma equipe preparada e canais de contato abertos para que o cliente possa solicitar apoio diante de dúvidas ou defeitos relacionados ao contrato. Isso pode ser crucial para a manutenção do cliente em longo prazo. Isso porque, diante de dificuldades, se o cliente não receber o suporte esperado, provavelmente preferirá recorrer a outras empresas em novas oportunidades. Ademais, isso traz riscos para a imagem da empresa, pois ele pode fazer reclamações e avaliações negativas sobre o estabelecimento. 

Solicitar feedbacks

Aproveite os contatos posteriores à concretização da venda para solicitar feedbacks ao cliente. Vale perguntar sobre diversos fatores relevantes, como qualidade do atendimento e do produto ou serviço, nível de satisfação, probabilidade de indicação, entre outros pontos. Ainda, é interessante aproveitar a oportunidade para perguntar sobre sugestões de melhoria e dar abertura para reclamações. Isso mostrará a preocupação da empresa em otimizar o sistema e permitirá identificar pontos que devem ser trabalhados e que, até então, não tinham sido percebidos pela gestão. 

Oferecer benefícios

Uma das principais formas de induzir o cliente a retornar é fazer com que ele enxergue benefícios na manutenção desse relacionamento. Certamente, a qualidade é um ponto fundamental, mas existem outras medidas que podem ajudar, por exemplo: 
  • conceder de descontos para novas compras;
  • entrar em contato ou enviar brindes em datas especiais;
  • enviar comunicados sobre lançamentos e ofertas;
  • considerar estratégias de gifting;
  • criar programas de fidelidade (pontos, cashback, entre outros).

Enviar conteúdos relevantes

O envio de conteúdos relevantes é uma estratégia de marketing importante para a empresa. Nesse caso, ela ajuda a reforçar a autoridade da marca e demonstra ao público de que maneira o seu negócio pode auxiliar na solução de diferentes problemas. Para tanto, é possível criar conteúdos de diferentes tipos, como passo a passo para determinadas tarefas, dicas para o dia a dia, tirar dúvidas sobre assuntos relevantes para a sua persona e outros materiais que possam gerar valor. Além disso, isso pode ser feito de diversas formas, como mantendo um blog, enviando newsletters, criando materiais ricos ou por meio de perfis em redes sociais. 

Aplicar o follow-up

Entender o que o cliente está pensando é importante para criar estratégias de pós-venda mais efetivas. Aqui, o follow-up se torna um diferencial importante no processo de fidelização. A ideia é realmente aparecer para ser lembrado, enquanto também demonstra a sua preocupação para o cliente. Perguntar como está, se ele precisa de algum item ou solicitar o feedback são práticas comuns nesse processo. Isso ajudará a desenvolver uma relação mais próxima.  E não se esqueça de manter colaboradores motivados. Afinal, eles compõem o público que se relaciona com a empresa e o seu engajamento ajudará a implementar boas práticas de pós-venda, influenciando os resultados obtidos. Segundo essas dicas sobre como fazer um pós-venda eficiente, a sua empresa terá mais chances de encantar e fidelizar clientes. Desse modo, é possível conquistar melhores resultados e construir uma imagem mais atrativa para o seu negócio. Quer mais dicas para otimizar o desempenho da empresa? Então descubra se vale a pena investir no mercado de vale presente!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603