1 de março de 2021

Otimize o processo de lançamento e divulgação com o Marketing de Produto

Por Patricia Barreto

Duas pessoas usando notebook e traçando estratégia para Marketing de Produto
Um objetivo comum entre empresas de diferentes segmentos é aumentar as vendas e conseguir um bom volume de negócios todos os meses. Diante disso, a equipe precisa pesquisar as estratégias que podem ser utilizadas para conquistar esse objetivo. Você sabia que o marketing de produto pode auxiliar nessa tarefa? Esse não é um conceito recente, mas é bastante utilizado para otimizar o processo de lançamento e divulgação de produtos. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar como é possível aplicar essa estratégia. Confira!

O que é marketing de produto?

O marketing de produto é uma prática que tem como objetivo conectar pessoas e produtos da maneira certa. Assim, ele liga o item aos consumidores ideais e cria maneiras interessantes de vendê-lo. A prática pode ser utilizada em todos os momentos, mas tem ainda mais relevância nos lançamentos. Além disso, ela ajuda a definir as expectativas de resultados e as práticas que devem ser aplicadas para alcançá-los. 

Como aplicá-lo no processo de lançamento e divulgação?

Para ter sucesso na estratégia, é preciso saber como aplicar o marketing de produto para otimizar os processos de lançamento e divulgação. Por isso, listamos as principais dicas. 

Estude o mercado

Para começar, é preciso fazer um estudo de mercado para conseguir entender o valor médio dos produtos, estimativas de receita e outros fatores que influenciam nas vendas. Isso pode ser feito com pesquisas e análises de dados disponíveis, especialmente avaliando o comportamento de empresas e consumidores.  Aqui, também vale analisar a concorrência, para entender de que maneira a solução da sua empresa pode conseguir destaque. Ou seja, você deve encontrar diferenciais para apresentar aos clientes e técnicas que podem ser aplicadas em seu negócio. 

Conheça o público-alvo

Essa etapa faz parte da pesquisa de mercado, mas merece um destaque maior. No processo de lançamento e divulgação, a empresa precisa entender qual é o perfil do comprador ideal para o produto. Então, é preciso conhecer o público-alvo, suas necessidades e o que eles buscam no mercado. A partir disso ficará mais fácil concluir as próximas etapas com estratégias mais eficazes. 

Defina o posicionamento e mensagem

Nesse ponto, a empresa precisa desenvolver maneiras de se posicionar corretamente no mercado com o produto proposto. Existem 3 questões fundamentais que devem fazer parte da mensagem passada:
  • O que o produto faz?
  • Quem vai usar?
  • Quais são os diferenciais? 
A partir disso, a empresa consegue encontrar o lugar de seu produto no mercado, considerando também a concorrência, e formular o discurso que será utilizado para estimular a compra pelo público. 

Crie conteúdo e um plano de lançamento

O plano de lançamento é uma etapa essencial do marketing de produto, pois aborda todas as estratégias que serão utilizadas para divulgar a novidade do mercado. Ele pode envolver diversas práticas, como anúncios televisivos, publicações na internet, links patrocinados, entre outras. Então é necessário estudar as opções para montar um planejamento detalhado e, depois, produzir os conteúdos que serão utilizados em cada prática. Alguns pontos de atenção nesse momento são a linguagem, o tom de voz e o formato, que devem ser adaptados ao público desejado. 

Tenha um canal de vendas eficiente

Por fim, não adianta aplicar as melhores estratégias de marketing de produto, e não ter bons canais de venda. Uma dica que pode trazer diferenciais e aumentar os resultados é apostar nos Gift Cards. Eles são ótimas alternativas para atrair mais consumidores: eles servem para dar presentes e mimos para diversos perfis de pessoas, já que elas poderão utilizar o valor para comprar qualquer item da loja ou da marca. Ademais, eles também colaboram com o fluxo de caixa, já que antecipa recebíveis..  Além disso, toda a equipe deve estar preparada para o lançamento e alinhada com as estratégias. Isso inclui saber como abordar o cliente, indicar os diferenciais do produto e aplicar técnicas de upsell e cross sell para tentar otimizar os resultados.  Gostou do conteúdo? Quer investir em boas estratégias de marketing e produto? Acesse o nosso site e veja como a Giftty pode ajudar!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603