16 de agosto de 2021

O Marketing B2B pode ser útil para sua empresa! Confira algumas estratégias

Por Patricia Barreto

Uma pessoa com camisa amarela segurando um pequeno cartão escrito marketing B2B
Ao pensar em estratégias para o crescimento do negócio e o aumento das vendas, é preciso considerar o segmento. Nesse sentido, o marketing B2B se torna essencial, mas ainda é pouco explorado por diversas empresas.  Por isso, é importante entender o conceito, os benefícios que ele traz e algumas práticas que podem ser aplicadas. Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste artigo que preparamos e saiba mais sobre o marketing B2B!

O que é marketing B2B?

O marketing B2B, ou Business to Business, é aquele feito de empresa para empresa. Ele deve ser considerado pelos negócios que atuam com esse modelo porque o público tem demandas diferentes que devem ser consideradas ao desenvolver as estratégias de marketing. Por exemplo, o público costuma ser mais objetivo, focando em retorno sobre investimento e custo-benefício, além de benefícios à imagem do negócio. Dessa maneira, questões do tipo exigem maior atenção nas estratégias, em vez de questões como identificação com a marca ou popularidade de um produto — que são foco do marketing convencional. 

Quais benefícios ele proporciona?

Aplicar estratégias específicas para o B2B pode trazer diversos benefícios para a empresa. O primeiro é o melhor direcionamento dos recursos, o que aumenta a eficácia da estratégia e a otimização dos custos relacionados. Além disso, elas podem ser aplicadas visando criar relacionamentos de longo prazo com outras empresas, o que pode refletir em negócios recorrentes. Outro ponto é a geração de leads qualificados, principalmente pela atração do público corretor por meio das estratégias.  Afinal, se o foco são os demais negócios, de nada adianta que suas estratégias alcancem o consumidor pessoa física, não é?

Quais são as principais estratégias do tipo?

Na verdade, o marketing B2B traz inúmeras possibilidades e estratégias, assim como o B2C. No entanto, vale destacar algumas práticas que podem ser consideradas pela sua empresa. Conheça:

Co-marketing

O co-marketing é uma estratégia conjunta, formulada por diferentes empresas que têm um público em comum, mas que não são concorrentes diretos. Nesse caso, é comum que exista algum tipo de relação entre elas que permita a complementação entre os produtos ou serviços ofertados.  A ideia é que a união de esforços ajude a conquistar um público maior, tanto de maneira online quanto offline. A dica, aqui, é procurar parcerias que façam sentido para o seu negócio, considerando os interesses e o perfil do público. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na produção de materiais educativos, que ajudam a educar e engajar o leitor. Nesse caso, a sua empresa pode utilizá-lo visando chamar a atenção de outras empresas e pessoas-chave nas organizações, como gestores e líderes.  Um dos diferenciais da estratégia é a possibilidade de utilizar diferentes canais de comunicação, como sites, blogs, redes sociais e e-mail, além de utilizar ferramentas que ajudam no alcance orgânico. Logo, há menos custos envolvidos com anúncios online e mídia paga. 

Adesão a causas sociais

As causas sociais se relacionam com questões humanitárias e a responsabilidade social dos negócios. Porém, nem sempre elas recebem a devida atenção, o que torna a estratégia mais poderosa. Para entender o motivo, é preciso ter em mente que as relações de consumo não se limitam apenas às compras e aos preços pagos. Há uma tendência maior de que exista uma busca de identificação com a marca. Nesse sentido, demonstrar a sensibilidade para escolher e apoiar causas traz mais destaque para a empresa. Assim, outras companhias com interesses em comum podem dar preferência ao seu negócio no momento de fazer negociações. Como você viu, o marketing B2B pode trazer novas possibilidades para a sua empresa. Portanto, estude as diferentes estratégias e faça um planejamento que se alinhe ao seu negócio. Dessa forma, é possível alcançar um público maior, buscando melhores resultados nas vendas. Quer conhecer outras estratégias de marketing? Acesse o site da Giftty e descubra como os gift cards podem ajudar!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603