23 de agosto de 2021

Relacionamento entre empresas: entenda a importância das parcerias

Por Patricia Barreto

A imagem mostra várias empresas interligadas simbolizando o relacionamento B2B.
Quando se pensa em estratégias de negócio, as parcerias entre empresas (B2B) merecem destaque. Apesar de, muitas vezes, elas não serem exploradas, a verdade é que a prática pode trazer diversos benefícios para o negócio.  Isso porque as parcerias trazem novas oportunidades e permitem ampliar as soluções ofertadas para os clientes, por meio de estratégias que permitam o crescimento conjunto entre as empresas.  Porém, se você ainda não sabe a importância do relacionamento entre empresas e o papel da parceria B2B, continue a leitura deste post e se atualize sobre o assunto!

Por que é importante ter parcerias empresariais?

As parcerias podem ser usadas como estratégia de crescimento, possibilitando a atração e fidelização do cliente, enquanto também estreita o relacionamento entre empresas. Para tanto, o trabalho é desenvolvido em grupo entre diferentes players do mercado que não sejam do mesmo segmento ou não atuem como concorrentes diretos. Além disso, os seus clientes devem ter um interesse comum, de modo que os produtos e/ou serviços possam ser unidos no momento de oferecer benefícios e atrair os consumidores. Dessa maneira, é possível aproveitar diferentes benefícios, entre eles: 
  • aumento do alcance da marca no mercado;
  • melhoria na experiência dos clientes;
  • união de competências individuais das empresas e estratégias;
  • redução de custos, pois eles podem ser divididos entre as parceiras. 

Quais são os principais tipos de parcerias B2B?

Para entender melhor como as parcerias funcionam, vale conhecer alguns exemplos comuns que se formam no mercado. Veja só: 
  • redes de varejo e empresas de serviço: estabelecimentos comerciais podem ter parcerias com prestadores de serviços, como programas de pontos, visando aumentar os benefícios dos clientes;
  • venda conjunta (união de marcas): aqui, fornecedores trabalham juntos para criar kits atrativos ao consumidor em vendas que trazem benefícios, como descontos em relação à compra individual;
  • serviços conjuntos: prestadoras de serviço também podem se unir para criar ofertas atrativas. No turismo, por exemplo, hotéis, locadoras de veículos, companhias aéreas e outros negócios podem trabalhar juntos para trazer experiências diferentes;
  • venda de gift cards: por meio de parcerias que viabilizem a criação e comercialização dos vales, é possível atingir um público maior e integrar diferentes estratégias. A prática também pode ser usada como benefício empresarial para os colaboradores. 
Ainda, podem existir outros exemplos. Basta ter em mente a ideia de aproveitar segmentos ou empresas diferentes que tenham um mesmo público-alvo, mas não sejam concorrentes diretos. Dessa maneira, os produtos ou serviços podem ser usados de maneira complementar para enriquecer as estratégias de atração de fidelização de clientes.

Por que contar com uma parceira de gift cards?

Após entender a importância de ter parcerias B2B e alguns exemplos comuns no mercado, que tal saber mais sobre os benefícios de contar com uma parceira que possa comercializar seus gifts cards? Na prática, a estratégia pode ser utilizada com diferentes finalidades. Primeiro, eles podem ser usados como premiação para funcionários de diferentes empresas, visando o reconhecimento, motivação, engajamento e retenção de talentos. Isso porque eles permitem trazer experiências mais personalizadas e atrativas.  Além disso, eles podem ser usados para atrair mais clientes. Quando a empresa comercializa gift cards, eles podem ser usados como presentes ou incentivo para públicos diversos, que muitas vezes não conheciam a empresa. Assim, quem os recebe pode comparecer à loja ou acessar o e-commerce para fazer compras. Nesse caso, além de conhecer a sua marca, é possível implementar estratégias de upsell, especialmente devido às limitações de valor do vale, o que permite que o premiado compre um valor superior ao do Vale Presente.  Porém, para que a parceria B2B seja de sucesso e garanta um bom relacionamento entre empresas, é importante contar com empresas que ofereçam soluções de qualidade, alinhadas às suas estratégias e objetivos. Quer uma boa parceria para trabalhar com gift cards? Acesse o site e conheça as soluções da Giftty!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603