20 de setembro de 2022

Impulsione suas vendas com recompensas por indicação.

Por Patricia Barreto

mulher ruiva com megafone na mão recomendando giffit card
A indicação de clientes por consumidores atuais do seu negócio é uma ótima forma de aumentar as vendas, e as recompensas têm papel fundamental nisso. Essa estratégia é usada pela maioria das empresas no ambiente digital, porém é explorada de forma incorreta. Em vez de desenvolverem um programa de recompensa por indicações, que permita a divulgação da marca por bastante tempo, criam campanhas isoladas. Neste conteúdo, vamos falar sobre a recompensa por indicação e quais são as vantagens de investir nessa estratégia. Acompanhe!

Afinal, o que é a recompensa por indicação?

A recompensa por indicação é uma metodologia de marketing com intuito de atrair novos clientes e gerar mais vendas a partir da satisfação dos clientes atuais da marca, que poderão indicar a empresa a conhecidos. O sucesso da indicação de clientes remete a reação natural de comentarmos sobre algo que gostamos com pessoas próximas, criando, assim, uma rede de indicações de um produto ou serviço. Com isso, as empresas podem aproveitar essa oportunidade e transformá-la em vantagem competitiva. Não a toa, uma pesquisa desenvolvida pela Nielsen Media Research aponta que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações vindas de pessoas que conhecem. Um exemplo de estratégia de recompensa por indicação bem sucedida é o TikTok e PicPay. Chamado “Programa de Bônus”, o TikTok recompensa os usuários com pontos que podem ser convertidos em bônus, e uma das condições é a indicação de novos usuários ao Programa. Os bônus podem ser trocado por dinheiro, cupons ou recarga de celular, por exemplo. No caso do PicPay, o programa de indicação consiste em recomendar que um conhecido baixe o aplicativo e, por cada pessoa que efetuar o download e uma transação no banco, o usuário e o indicado recebem R$ 10 na conta PicPay. Confira, a seguir, as principais vantagens de investir na recompensa por indicação.

Quais são as vantagens do Programa de Indicação?

O programa de indicações traz inúmeras vantagens para empresas, considerando que os clientes tendem a buscar opiniões de pessoas que já adquiriam o produto antes de realizar a compra. Conheça, a seguir, os principais benefícios dessa estratégia e por que você deve implementá-la na sua empresa!

Atração de novos clientes

O objetivo da indicação é a captação de novos consumidores, que poderão se tornar promotores da marca, em um ciclo de divulgação e aumento de autoridade do seu negócio. Para isso, os clientes atuais precisam de incentivos. Uma pesquisa da The B2B Marketing Mentor mostrou mais de 50% dos consumidores realizam uma indicação se receberem incentivo direto, como as recompensas.

Melhora do relacionamento com clientes atuais

Enquanto conquista novos consumidores, ao usar a recompensa por indicação, a marca consegue fortalecer o relacionamento com clientes atuais. Isso porque o recebimento de mimos melhoram a experiência de compra do cliente e aumentam sua satisfação, criando conexões emocionais fortes e fazendo com que ele volte a comprar.

Fidelização de consumidores

Você sabia que um cliente indicado é 18% mais leal que um não indicado? Ainda, uma pesquisa da Harvard Business Review apontou que consumidores conquistados por indicação tendem a comprar mais 13,2% que clientes adquiridos de outra forma. Além disso, os benefícios oferecidos pelas recompensas ajudam a encantar os clientes, elevando as chances de uma recompra.

Aumento das vendas

Com a captação de novos clientes e melhora da experiência dos consumidores atuais, as vendas tendem a aumentar e o nome da marca a se fortalecer no mercado. Outra pesquisa da Nielsen mostrou que os consumidores têm probabilidade 400% vezes maior de adquirir um produto ou serviço indicado por alguém de confiança. Além disso, empresas renomadas no mercado conquistaram seus clientes pelo marketing de indicação. Uma delas é o Slack e o Uber, que captaram 97% e 95% dos seus consumidores dessa forma, respectivamente. Os dados são de um estudo da Wharton School of Business. Um das maneiras mais eficientes de recompensar os consumidores por indicação é por meio do Gift Card, cartões virtuais com créditos que podem ser usados conforme a pessoa presenteada desejar. Os Vales Presente podem ser aplicados de diversas formas no seu programa de recompensa, como cupom de desconto ou brindes. Ainda, é possível usar a criatividade, já que o Gift Card é uma opção personalizável. Gostou do conteúdo? Aproveite e saiba mais sobre o assunto no nosso artigo “Como fazer ações personalizadas para fidelizar seus clientes”.

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603