27 de junho de 2022

Saber como encantar clientes pode ampliar as vendas no seu estabelecimento. Conheça 4 dicas para adotar a estratégia!

Por Patricia Barreto

Saiba como encantar clientes e conquiste vantagem competitiva
No cenário competitivo do mercado, não basta apenas atender os consumidores e satisfazer suas necessidades. É preciso saber como encantar clientes, trazendo vantagens competitivas em relação aos concorrentes para a empresa.  Se você ainda não sabe a importância dessa estratégia ou como colocá-la em prática, não se preocupe. Neste conteúdo, esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto.  Continue a leitura e veja 4 dicas sobre como encantar o cliente!

Entenda como encantar os clientes com 4 dicas!

Primeiro, é preciso entender por que é necessário encantar clientes. As prioridades e preferências dos consumidores mudaram, o que fez com que as experiências de compra e atendimento tivessem um peso ainda maior nas negociações. Logo, se a empresa quer se desenvolver e destacar no mercado, precisa saber como adotar práticas que ajudem a encantar o consumidor. Para ajudar nessa estratégia, confira 4 dicas!

1. Entenda o perfil do cliente e a jornada de compra

A empresa deve conhecer o perfil do seu cliente e como é a sua jornada de compra. A partir disso, é mais fácil identificar suas dores e necessidades, visando traçar estratégias que sejam mais atrativas. Afinal, é preciso ter dados sólidos de modo a entregar experiências diferenciadas, mas que esteja alinhado ao que eles acham atrativo em uma empresa. Essa é a chave para surpreender o cliente e encantá-lo.

2. Alinhe a estratégia de vendas com as expectativas do consumidor

O posicionamento da marca deve considerar o perfil do cliente e a jornada de compra. Alguns fatores precisam estar alinhados às expectativas que ele apresenta, como:
  • linguagem utilizada;
  • meios de comunicação;
  • postura dos colaboradores que lidam com o consumidor.
Se o público da sua empresa tem um tom sério, por exemplo, não adianta incluir estratégias com foco em maior descontração. Elas tendem a não atingi-los como esperado e pode ser um desperdício de tempo e recursos. Logo, o alinhamento é fundamental para ter sucesso.

3. Prepare a equipe para garantir o melhor atendimento ao cliente

Uma dica fundamental quando se trata de encantar clientes é ter um atendimento de qualidade. Isso não significa seguir o cliente, ou entrar em contato diversas vezes oferecendo suporte. A ideia é apenas estar disponível pelos canais adequados e disposto a ajudar. Também é necessário cumprir as promessas feitas, dar retorno aos chamados abertos e atuar sempre com empatia, visando solucionar as dores apresentadas pelo consumidor. Tudo isso ajudará a fortalecer o relacionamento com a empresa.

4. Proporcione boas experiências e escute os seus clientes

Independentemente do segmento de atuação da empresa, é essencial trazer boas experiências. Para uma loja física, o espaço deve proporcionar ao cliente a sensação de conforto e organização. Iluminação de qualidade e som ambiente agradável também são importantes.  Já um site pode atingir um público maior e exige outras demandas, como:
  • ser fácil de usar;
  • carregar rapidamente;
  • trazer informações completas;
Ainda, é preciso escutar o que o cliente tem a dizer para aprimorar as estratégias Outra dica é adotar um programa de recompensas para presentear clientes pelo relacionamento com a empresa. Nesse caso, você pode utilizar os gift cards, que proporcionam flexibilidade e personalização para esse tipo de campanha.

Quais são as vantagens de encantar clientes?

Se você está em dúvidas sobre a adoção da estratégia, vale conhecer as vantagens de encantar clientes. Na prática, ela tende a melhorar os resultados obtidos, visto que há uma melhoria na imagem da marca e no desenvolvimento de relacionamentos com os consumidores. Ao fidelizar o cliente, existem chances de que ele se torne um defensor da marca, atraindo novos clientes para a empresa. Além disso, outras vantagens da medida são:
  • aumento das vendas;
  • aumento do Lifetime Value (LTV);
  • a diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC).
Agora que você sabe por que é necessário encantar clientes e como fazer isso, realize um planejamento para adotar essa estratégia na sua empresa! Dessa forma, conquiste resultados melhores e que colaborem com o crescimento do negócio. Quer mais dicas para atrair e fidelizar clientes? Veja como o gifting pode ajudar!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603