13 de junho de 2022

Marketing de fidelização: o que é e como usar essa estratégia para reter clientes no seu negócio?

Por Juliana Villa

Como reter clientes com marketing de fidelização
Prospectar novos clientes exige tempo e investimentos em marketing. Embora a prática seja importante, ela não é a única medida que deve ser adotada: também é preciso reter os consumidores. Nesse sentido, o marketing de fidelização pode ajudar. Essa estratégia foca nos consumidores que já efetuaram compras, dando um direcionamento diferenciado às campanhas de marketing. Assim, a empresa tem chances de buscar bons resultados e melhorar a lucratividade. Quer saber mais sobre essa possibilidade? Então continue a leitura deste post e saiba mais sobre o marketing de fidelização!

O que é marketing de fidelização?

O marketing de fidelização é uma estratégia como foco em fidelizar os clientes do negócio, buscando o desenvolvimento de uma relação mais próxima. Para tanto, é preciso adotar medidas específicas que permitam conhecer melhor as dores e necessidades do consumidor. Assim, ela serve para trazer informações relevantes para que a empresa encontre formas de se aproximar do cliente. Do mesmo modo, ele ajuda a desenvolver maior confiança e transforma o consumidor em um comprador frequente. Logo, trata-se de uma ferramenta importante para otimizar os resultados do negócio. Entre os benefícios que ela proporciona, estão:
  • aumento do marketing boca a boca, com os próprios clientes promovendo a marca;
  • aumento das vendas pelo retorno dos clientes, além da atração de consumidores;
  • otimização do retorno sobre o investimento por meio de resultados mais positivos;
  • melhora no relacionamento com o cliente.

Quais cuidados adotar?

Se você quer adotar a estratégia, precisa saber quais passos seguir. Confira os principais cuidados para aderir ao marketing de fidelização!

Coletar dados e entender o perfil do cliente

O ponto de partida é coletar dados para traçar o perfil dos clientes, visando conhecê-lo melhor. Afinal, é a partir disso que a empresa poderá direcionar as estratégias visando a fidelização do consumidor. Isso pode ser feito ao avaliar dados de vendas anteriores, históricos de contatos e solicitações, além do envio de formulários para entender mais sobre a experiência do cliente com a sua loja.

Manter canais de comunicação para interação entre cliente e marca

O marketing de fidelização busca o desenvolvimento de um relacionamento com o cliente, então a empresa precisa ter canais de comunicação disponíveis que permitam a interação dele com a marca. As redes sociais, por exemplo, são bastante utilizadas para isso. Afinal, elas permitem interagir com postagens, fazer marcações e até enviar mensagens privadas, caso seja necessário esclarecer dúvidas ou, até mesmo, apresentar reclamações. Também é possível disponibilizar um canal no site, chats via plataforma e outras funcionalidades que ajudem o consumidor a se aproximar da marca.

Oferecer o que o cliente deseja

Ao analisar os dados sobre os clientes e as interações realizadas, é possível identificar quais são as suas dores e o que eles buscam com a empresa. A partir disso, avalie as possibilidades do negócio para tentar oferecer aquilo que o cliente deseja. Ofertas personalizadas que incluam os produtos de preferência, por exemplo, podem fazer a diferença na hora de estimular a compra. O envio de mensagens personalizadas e outras ações específicas também ajudam na implementação da estratégia para fidelização dos clientes.

Monitorar o nível de satisfação do cliente

Para determinar se o marketing de fidelidade está trazendo resultados, é fundamental acompanhar o nível de satisfação do cliente. E aqui, a dica é fazer pesquisas específicas sobre isso, como a avaliação Net Promoter Score (NPS). Ela consiste em solicitar que o cliente dê uma nota para a empresa, classificando a probabilidade de ele indicar o negócio para outros consumidores. Assim, é possível identificar se o índice está adequado ou se é necessário fazer intervenções.

Proporcionar experiências diferenciadas para o cliente

Por fim, vale investir em experiências diferenciadas ao cliente, oferecendo benefícios como descontos, programas de fidelidade e outros. Uma dica nesse sentido é usar os gift cards, que podem ser concedidos como um mimo ou recompensa, ajudando-a a se sentir importante para a empresa. Agora que você já sabe o que é o marketing de fidelização e como aplicá-lo, pode incluir essa estratégia em seu negócio. Dessa forma, há chances de buscar melhores resultados, aumentar as vendas e criar uma imagem mais positiva para a empresa. Quer mais dicas para melhorar os resultados do negócio? Então conheça o marketing de experiência e saiba como aplicá-lo!

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603