O número de trabalhadores contratados como pessoa jurídica (PJ) teve alta de 20,8%, representando 2,2 milhões de profissionais nesse modelo de contrato. Entretanto, as empresas que optam por esse tipo de parceria podem ter dificuldades para incentivar o funcionário PJ.Afinal, existem diferenças relevantes em relação aos contratos regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Assim, é preciso entender mais sobre essa forma de contratação e conhecer práticas para manter esses profissionais engajados e produtivos, como oferecer gratificações e cartões presente.A seguir, veja quais cuidados adotar ao ter um funcionário PJ e confira 5 dicas para incentivar os profissionais!
Legislação sobre o contrato PJ
A contratação de pessoas jurídicas para prestar serviços é permitida pela legislação trabalhista. Entretanto, é importante ter atenção aos limites desse tipo de contrato: ele não pode ser utilizado para fraudar uma relação de emprego — a chamada pejotização —, a fim de evitar os encargos previstos na CLT.Por esse motivo, o funcionário PJ não pode ser tratado como um empregado comum, com subordinação, pessoalidade e demais requisitos do vínculo empregatício.Em geral, esses profissionais contam com mais liberdade em sua rotina, ainda que possam ter um relacionamento próximo da empresa.Vale lembrar que a pejotização, se provada judicialmente, garantirá ao profissional todos os direitos trabalhistas. Logo, a empresa pode ter custos elevados com as verbas atrasadas, juros, multas, honorários advocatícios e custas judiciais.
Importância de engajar os profissionais PJ
Um prestador de serviço costuma ter uma relação mais afastada das empresas, além de não ter benefícios trabalhistas. Nesse cenário, podem surgir dificuldades para mantê-lo engajado nas funções no longo prazo, impactando negativamente o negócio.Por outro lado, quando a empresa adota práticas de incentivo, é comum que eles fiquem mais próximos, ampliem a qualidade da entrega e, até mesmo, sejam mais produtivos. Portanto, o contrato se torna ainda mais vantajoso.
5 maneiras de incentivar funcionário PJ
Veja 5 dicas para motivar os profissionais PJ da empresa!
1. Reuniões de feedback
A primeira dica é fazer reuniões de feedback sobre os serviços prestados. Aqui, a ideia não é exercer um microgerenciamento ou dar ordens diretas, mas apontar os pontos fortes e as questões que podem ser melhoradas para garantir maior alinhamento nas entregas.Isso permitirá que o profissional entenda a qualidade das entregas e se sinta mais próximo do negócio.
2. Ganho por hora
Valorizar as horas de trabalho e dedicação é uma prática que ajuda a incentivar o funcionário. Embora seja comum o pagamento por produção, vale a pena avaliar, de fato, quantas horas precisam ser dedicadas para a tarefa no momento de calcular a remuneração. Desse modo, é possível valorizar o profissional.
3. Plano de carreira
O contrato PJ não significa que o funcionário não pode se desenvolver na carreira com a sua empresa. Portanto, vale analisar quais são as funções disponíveis e pensar em formas de viabilizar o crescimento dos parceiros contratados. Se for o caso, a evolução para um cargo CLT no futuro também pode ser atrativa.
4. Treinamentos
Treinamentos ajudam a aprimorar a qualidade das entregas dos profissionais e beneficiam a empresa nesse sentido. Além disso, quando a empresa concede as capacitações, isso demonstra a preocupação em desenvolver e apoiar o funcionário. Logo, mesmo sendo PJ, ele se sentirá valorizado como parceiro do negócio.
5. Recompensas
Por fim, a última dica é recompensar os funcionários PJ. É bastante comum adotar a prática com os colaboradores no regime CLT, que também contam com outros benefícios trabalhistas.Adotar a prática em relação aos demais profissionais ajuda a motivá-los, trazendo ganhos que vão além do definido em contrato.Para tanto, você pode recorrer aos Gift Cards. Eles funcionam como um vale-compras, permitindo que o profissional compre os produtos que desejar no estabelecimento vinculado ao cartão. Assim, você garante um prêmio que, realmente, trará vantagens ao profissional.Com esses 5 dicas, a sua empresa pode trabalhar na motivação e incentivo do funcionário PJ. Porém, não se esqueça de ter atenção à legislação trabalhista para garantir a regularidade desse modelo de contratação.Quer trabalhar com recompensas atrativas para a sua equipe? Acesse o portal da Giftty e conheça os nossos diferenciais!