3 de março de 2023

Dia Internacional da Mulher na empresa: 5 ações para comemorar a data

Por Juliana Villa

Mulheres organizando na empresa ações para o dia internacional da mulher
Você já planejou as ações para o Dia Internacional da Mulher? Essa é uma data comemorativa que deve ser trabalhada pelas organizações. O movimento surgiu como forma de reconhecer as conquistas das mulheres e conscientizar sobre a desigualdade de gênero, sendo celebrada desde 1911 em alguns países europeus. Porém, a data só passou a ser considerada oficial mundialmente após a validação da Organização das Nações Unidas (ONU), que aconteceu em 1975. Devido à importância dos temas trabalhados nesse dia, é importante que as empresas comemorem a data. Quer entender o motivo? Confira este conteúdo para saber mais e confira 5 ações para o Dia Internacional da Mulher na empresa!

Qual é a importância do Dia Internacional da Mulher?

Para entender por que a empresa deve comemorar o Dia Internacional da Mulher, vale a pena aprender mais sobre a importância da data. Ela tem relação com a luta pelos direitos das mulheres na sociedade, em busca de igualdade de condições e oportunidades em relação aos homens. Inclusive, esse é um tema bastante presente no mercado de trabalho. Diversas pesquisas demonstram que ainda existem diferenças salariais baseadas no gênero em várias empresas, fazendo com que as mulheres tenham remunerações mais baixas. A baixa presença em cargos de liderança, as barreiras geradas pela maternidade e as situações de assédio são outros exemplos das dificuldades enfrentadas pelas mulheres. Diante desse cenário, comemorar a data pode ajudar a promover a conscientização sobre o tema, além de reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres no ambiente de trabalho.

5 ações para o Dia Internacional da Mulher na empresa

No momento de comemorar o Dia Internacional da Mulher na empresa, é comum pensar em algumas práticas como dar flores ou chocolates. Mas é importante fugir do clichê e buscar medidas que sejam mais relevantes e atrativas. Veja 5 sugestões!

1. Planeje palestras sobre mulheres no mercado de trabalho

A primeira dica é promover palestras de conscientização sobre o tema, falando também sobre mulheres no mercado de trabalho e o seu papel. Aqui, temas comuns que podem ser abordados são saúde mental, equidade de gênero, liderança feminina, maternidade e carreira, histórico de conquistas femininas, entre outros.

2. Crie um programa de desenvolvimento profissional para mulheres

Outra ação relevante é criar programas com foco no desenvolvimento profissional das mulheres. Conceder treinamentos e capacitações, criar planos de carreira, rever as práticas salariais, promovendo a igualdade, e adotar medidas que incentivem o crescimento das colaboradoras na empresa é uma ótima forma de ter uma postura mais alinhada.

3. Realize uma ação solidária

A atuação da empresa nessa data também pode ir além das próprias colaboradoras. Por exemplo, é possível realizar uma ação solidária, apoiando organizações não governamentais (ONGs) e outros projetos sociais focados no suporte às mulheres. Existem alternativas que atuam pensando no desenvolvimento no mercado de trabalho, no suporte diante de situações de vulnerabilidade, apoio em casos de violência doméstica e diversas outras situações de grande relevância social.

4. Convide colaboradoras para compartilharem suas histórias profissionais

Que tal dar a oportunidade de as colaboradoras compartilharem as próprias experiências? Isso pode ser feito em uma mesa redonda ou confraternização entre elas, para dar um ambiente mais acolhedor para que elas possam trocar ideias e se abrir. Também é válido organizar um período para as interessadas poderem compartilhar vivências com os demais colaboradores. Dar esse espaço de fala para as mulheres ajuda a construir um espaço mais igualitário, que dê voz às mulheres e espaços para o reconhecimento de sua atuação.

5. Presenteie as colaboradoras

Presentear é bastante comum nas datas comemorativas — e a empresa também pode adotar essa estratégia. Aqui, vale fugir do comum e buscar opções personalizadas, que considerem os gostos de cada colaboradora e sejam realmente úteis. Para tanto, a nossa dica é contar com os Gift Cards. É possível encontrar cartões vinculados a diferentes marcas e lojas, com várias faixas de valores. Assim, a empresa consegue adotar a estratégia conforme o perfil da equipe e o orçamento disponível para a data. Pronto! Agora que você já conhece essas 5 ações para o Dia Internacional da Mulher, organize-se para adotar essas estratégias. Dessa maneira, a empresa ajudará a construir um ambiente consciente a respeito da luta das mulheres e ajude a promover os seus direitos. Quer presentear a sua equipe? Aproveite para conferir a página de portfólio da Giftty!
banner de e-book em laranja com o seguinte texto em branco: "Calendário com dicas para RH a respeito das datas comemorativas de 2022. Acesse nosso manual e planeje um calendário comemorativo completo para aumentar a produtividade na sua empresa!" Botão de CRA em azul com o seguinte texto em branco: "Baixar meu e-book"

Preencha o formulário e
entre em contato conosco

    Para prosseguir, você precisa concordar em receber comunicações.

    Precisa de auxílio agora mesmo?
    Ligue para o número (11) 2135-5603